Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fibra ótica
28-01-2012, 03:50
Mensagem: #1
Fibra ótica
Olá,

Gostaria de saber se existem nomes "técnicos" que devem ser dados aos componentes que compoêm uma fibra ótica.

Eu sei que uma fibra ótica é composta por um núcleo (este sei que é o termo correto!) por onde a luz é transmitida. O núcleo está revestido por um material ótico que tem um indice de refração inferior ao indice de refração do núcleo, fazendo com que a luz seja refletida para o núcleo. A isto chama-se reflexão interna total.

A questão é a seguinte: Qual o nome? Em Inglês eu sei que é "cladding". "Cladding" em Português significa "revestimento exterior". Já via várias fontes mencionarem "Revistimento da fibra", outras "Bainha". Enfim, dependendo da fonte, o termo muda.

Existe um termo mais correto? É isso que pretendo saber.

Também sei que este tal "revistimento ótico" vai estar ele próprio revestido por um outro revestimento, aquilo que podemos chamar de encapsulamento externo.

Existe também um termo correto?

(Sei que, provavelmente não todas, mas algumas fibras óticas também têm um revisto em Kevlar (aramida). Há dois tipos de fibra : multimodo e monomodo)

Podiam dizer algo sobre isto? Quais os termos corretos? Ou é à vontade do freguês, desde que faça sentido? lol
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-01-2012, 04:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-01-2012 04:05 por BladeRunner.)
Mensagem: #2
RE: Fibra ótica
Optical Fiber

És capaz de encontrar algo...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-01-2012, 19:38
Mensagem: #3
RE: Fibra ótica
Agradeço o teu feedback. Contudo, o que eu pretendia era mesmo artigos em Português e com informação correta sobre, entre outras coisas, os nomes que se dão ao revistimento ótico que rodeia o núcleo do cabo de fibra ótica, e por aí fora. Os nomes mudam de fonte para fonte, em tudo o quanto eu vi em Português do Brasil/Europeu. Em Inglês está tudo de acordo; todas as fontes referem-se aos componentes pelos mesmos nomes. Em Português, para variar, parece ser à vontade do freguês. É de de doidos. lol

Outro assunto para o qual existe muita desinformação, é precisamente sobre multimodo e monomodo. Os cabos de fibra ótica multimodo percorrem menos distâncias, mas parece que estas mesmas distâncias diferem de fonte para fonte. Já vi mencionarem 550m, outros 4Km. Afinal, qual a distância máxima que um cabo de fibra ótica multimodo consegue percorrer?

Existe alguma fonte segura - com informação correta - que mencione todos estes aspetos sobre a fibra ótica?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-01-2012, 20:02
Mensagem: #4
RE: Fibra ótica
FiberOpticsInfo

Fibra Optica: Multimodo vs Monomodo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 01:15
Mensagem: #5
RE: Fibra ótica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 01:37
Mensagem: #6
RE: Fibra ótica
(29-01-2012 01:15)Serra_sx Escreveu:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica

Através desse link ele não encontra informação que pediu!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 02:23
Mensagem: #7
RE: Fibra ótica
(28-01-2012 20:02)BladeRunner Escreveu:  FiberOpticsInfo

Fibra Optica: Multimodo vs Monomodo

Muito boa informação, devo dizer. Também lá encontrei mais alguma informação, que guardei no "cofre" dos favoritos do navegador, que já "transborda". Confused Mr Green

Também já consegui encontrar informação oficial sobre quais os termos que devem ser usados em Português. Em verdade digo que era o que devia ter feito - Procurei nos Manuais ITED e ITUR, disponibilizados pela ANACOM.

No manual ITUR é mencionado o termo bainha quer para a parte que rodeia o núcleo quer para a cobertura externa.

Muito boa informação mesmo!


Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)