Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Freedoom Dictionary já ultrapassou as mil palavras
15-02-2012, 23:07
Mensagem: #1
Freedoom Dictionary já ultrapassou as mil palavras
O Freedom Dictionary, o dicionário online de homenagem à Primavera Árabe, que nasceu em Portugal, ultrapassou as primeiras mil entradas. "Prisioneiro” foi a primeira palavra a ser “libertada”, disse hoje à Lusa Pedro Patrício, um dos organizadores do projeto.

A iniciativa, que foi lançada na sexta-feira pela secção portuguesa da Amnistia Internacional, pretende a elaboração através de uma página na internet de um dicionário com 155 mil entradas, em inglês, e partiu da ideia de elementos das agências portuguesas de publicidade e tecnologia digital WIZ Interactive e TORKE.

“É engraçado que têm surgido muitos apoios. Isto tem-se propagado bastante desde sexta-feira através da Internet, o que significa que se formos ao Facebook vemos que há muitas pessoas a passar o link e a coisa está a funcionar bastante bem” disse, hoje, Pedro Patrício.

De acordo com o mesmo coordenador, da agência digital WIZ, “as pessoas estão a gostar porque, essencialmente, é uma forma pacífica de apoiar o que se está a passar neste momento no Médio Oriente”.

Primeiras palavras

“Prisioner” (prisioneiro em inglês) foi a primeira palavra a ser "libertada" no dicionário que até ao momento conta com 1.194 palavras.

Trata-se da construção, até ao dia 3 de Maio, dia da Liberdade de Imprensa, de um "dicionário clássico" com capacidade para 155 mil entradas, em inglês, a que as pessoas em todo o mundo podem aderir através da internet.

"O que temos é um livro em branco que se vai construindo à medida que vamos libertando as palavras. A nossa ideia é criar uma base de dados, um dicionário com formato clássico online”, explica Pedro Patrício, acrescentando que todo o trabalho vai ser impresso em papel.

"No dia 3 de Maio o site vai dar origem a um dicionário real. Vão ser impressos 11 dicionários com as palavras que tenham sido libertadas (...), que vão ser enviados para bibliotecas onde as revoluções ainda estão a decorrer: Argélia, Bahrein, Egipto, Arábia Saudita, Iémen, Marrocos...".

Fonte:http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/arti..._2583.html

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)