Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
01-08-2008, 22:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-08-2008 22:51 por Sheik.)
Mensagem: #1
Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
CryInstalei o Ubuntu 8.04 Hardy Heron juntamente com o Windows Vista Home utilizando o WUBI Installer, tudo funciona bem
excepto o facto de não encontrar o disco C:. Tenho dois discos o C: e o F: o qual o Ubuntu reconhece, mas não consigo localizar o disco C: nem nada do que lá está dentro, quando trabalho com o Ubuntu. Alguma ajuda seria bem vinda. Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2008, 23:26
Mensagem: #2
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
A drive C está formatada com que sistema de ficheiros do Windows Vista (GPT), que impossibilita que consigas aceder á partição sem ser com versões 64Bits do XP ou Vista.

Isso aconteceu-me ontem, mas foi ao tentar aceder á partição a partir do Windows XP.

Citar:Aconteceu-me uma boa que gostaria de partilhar convosco, caso vos aconteça o mesmo.
Ora bem, tinha o Windows Vista instalado no pc de casa. Acrescentei um disco de 160GB para servir de backup e formatei-o com NTFS no Windows Vista.

À três dias, formatei a partição que tinha o Windows Vista, coloquei o XP e não é que não consigo agora sequer aceder ao disco de backup?

Isto é devido ao facto do Windows Vista utilizar um novo formato para a criação de partições, que o restrige a utilização com o Windows Vista: GPT. O GPT vem a substituir o antigo formato MBR, já existente desde o MS-DOS.

O GPT já era usado pelo MacOS, desde a saida do Leopard, devido aos 64Bits e a norma EFI para antipirataria do sistema operativo. Segundo averiguei, a própria Microsoft também está a aderir á norma, sendo que o próximo Windows provavelmente irá seguir a mesma estratégia de EFI, deixando de ser necessário colocarmos uma serial-key na instalação do sistema operativo, sendo esta chave original guardada na própria BIOS da motherboard (o que acontece nos MacBook, mas não é serial-key).

Desesperado, procurei na net maneiras de colocar o XP a ler discos GPT e claro está, a própria Microsoft aconselha o Vista para podermos aceder, sendo apenas permitido versões 64bits dos SO's Microsoft para o efeito.

Encontrei uma alternativa, mas era paga, o GPT Mounter, que fazia a montagem do disco para o podermos aceder, mas não podiamos alterar nada.

Como não queria pagar nada, experimentei Linux para aceder ao disco, mas nada feito, não é suportado pelo Ubuntu nem o Fedora (desisti de testar com estes).

Hoje, resolvi tentar aceder ao disco utilizando o MacOS, visto que este também suporta GPT e lá consegui aceder aos ficheiros.

http://www.madtech.com.pt/forum/showthread.php?p=33064
Discuti isso na MadTech hoje, á 1 da matina...

[Imagem: assinatura.php?nick=Zeon&bg=3399...txt=ffffff]
Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5
Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL
Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2008, 23:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-08-2008 23:48 por racoq.)
Mensagem: #3
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Zeon Escreveu:A drive C está formatada com que sistema de ficheiros do Windows Vista (GPT), que impossibilita que consigas aceder á partição sem ser com versões 64Bits do XP ou Vista.

Isso aconteceu-me ontem, mas foi ao tentar aceder á partição a partir do Windows XP.

http://www.madtech.com.pt/forum/showthread.php?p=33064
Discuti isso na MadTech hoje, á 1 da matina...


Com o devido respeito não me parece que seja disso, recentemente a minha namorada adquiriu um portatil toshiba que vinha com o windows vista premium, e através do wubi conseguia sem problemas montar a drive C: do vista.

Graziano, já tentaste usar o gestor de actualizações para actualizar a tua instalação do ubuntu? Certifica-te que em sistema > administração > Fontes de aplicação, nos separador transferiveis de internet tens os repositorios todos selecionados, assegura-te que também, no separador actualizações na secção "actualizações de Ubuntu" tens tudo selecionado. Depois de seleccionares isso tudo irá-te aparecer uam mensagem a dizer "A informação acerca de software disponível está desactualizada", fazes reler para a lista de pacotes e actualizações ser refrescada. Depois disto vai a sistema > administração > gestor de actualizações, e instala tudo o que este gestor te aconselhar, carregando em "Instalar Actualizações". O que eu desconfio é que seja algum bug no pacote de ntfs-3g para leitura de drives ntfs, dado que o suporte no ubuntu é relativamente recente, e o suporte ainda não é muito maduro.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2008, 23:52
Mensagem: #4
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Nunca tive problemas em aceder aos discos NTFS no Ubuntu, desde a versão 7.10... A não ser que o desligasse sem desmontar no Windows.

Só consegui aceder á partição GPT usando o MacOSX (DVD do iatkos v4i).
Por isso é que estava a perguntar em que sistema de ficheiros é que ele tem o C: Smile

A titulo de curiosidade, experimenta fazer o boot do Ubuntu usando o CD e usa a versão Live a ver se ele monta o disco C.

[Imagem: assinatura.php?nick=Zeon&bg=3399...txt=ffffff]
Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5
Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL
Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2008, 23:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 00:01 por racoq.)
Mensagem: #5
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Zeon Escreveu:Nunca tive problemas em aceder aos discos NTFS no Ubuntu, desde a versão 7.10... A não ser que o desligasse sem desmontar no Windows.

Computadores diferentes Big Grin, experiencias diferentes Big Grin no meu pc com xubuntu, ele não me detecta o meu disco externo formatado em ntfs, vou ao portatil ao ubuntu (mesma coisa so muda o DE, e o hardware) e detecta-me bem Big Grin.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 02:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 02:39 por Nuno A..)
Mensagem: #6
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
O que se passa é o seguinte: o drive que escolhes para instalares o ubuntu deixa de estar disponível quando inicias sessão pelo ubuntu. Quero com isto dizer que se tiveres 2 drivers: (por exemplo) C: e F: se instalares o ubuntu no C: quando iniciares sessão só te reconhece o F: , se instalares no F: quando iniciares sessão só te reconhece o C:

Conhecimento a posteriori, não me perguntem por que É assim, mas É assim!

:-)

It's a basic truth of the human condition that everybody lies.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 08:46
Mensagem: #7
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Se percebi bem o problema, então devo dizer que a drive para onde o Ubuntu foi instalado não é "montada" no mesmo sitio das outras. Para a encontrarem basta irem a /host/ Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 15:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 15:36 por racoq.)
Mensagem: #8
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Nuno A. Escreveu:O que se passa é o seguinte: o drive que escolhes para instalares o ubuntu deixa de estar disponível quando inicias sessão pelo ubuntu. Quero com isto dizer que se tiveres 2 drivers: (por exemplo) C: e F: se instalares o ubuntu no C: quando iniciares sessão só te reconhece o F: , se instalares no F: quando iniciares sessão só te reconhece o C:

Conhecimento a posteriori, não me perguntem por que É assim, mas É assim!

:-)

Isto não é verdade, se te aconteceu foi pura coincidência, mas não é regra geral, a minha namorada tinha antes de decidir instalar o ubuntu nativamente, o wubi e tinha-o instalado na partição do Vista ( C: ), e conseguia ver e copiar ficheiros para a mesma, como já disse e repito só pode ser 2 coisas :
- problema no package de ntfs (Bug)
- incompatibildade do disco com a implementação NTFS do ubuntu


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 16:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 17:00 por DingoMD.)
Mensagem: #9
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
racoq Escreveu:Isto não é verdade, se te aconteceu foi pura coincidência, mas não é regra geral, a minha namorada tinha antes de decidir instalar o ubuntu nativamente, o wubi e tinha-o instalado na partição do Vista ( C: ), e conseguia ver e copiar ficheiros para a mesma, como já disse e repito só pode ser 2 coisas :
- problema no package de ntfs (Bug)
- incompatibildade do disco com a implementação NTFS do ubuntu

Pelo menos até à versão 7.10 (não testei com o 8.04), a drive para onde o sistema foi instalado não aparece nem na pasta "/media", nem no menu "Locais", o que leva as pessoas a pensar que não está a ser montada. Ora, uma vez que o Linux está a ser ligado a partir de um ficheiro dessa mesma partição é seguro dizer que está tudo a funcionar em condições. Isto leva-me a pensar que as pessoas não verificaram a pasta "/host", que é onde o disco que contém o Ubuntu é montado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-08-2008, 08:44
Mensagem: #10
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Problema resolvido com a dica do DingoMD. Estava realmente tudo em /host/. Tão simples que até mete impressão. Obrigado a todos pelo vosso esforço e bem hajam pela vossa disponibilidade.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)