Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema com Board PC/104
14-03-2012, 16:15
Mensagem: #1
Problema com Board PC/104
Boas!

Malta, não sei se aqui alguém tem experiência neste tipo de coisas mas de qualquer forma, aqui vai:

Estou a trabalhar com uma board PC/104 (PM-US15W) a correr Lubuntu 10.10, montada com uma placa de expansão USB/FireWire, montada num robô humanóide.
Tem um processor Atom Z530, 2GB de RAM e um disco InnoDisk de 44 pinos SSD IDE de 4GB.

Este sistema já tem bastantes horas de trabalho por outras pessoas, e nunca deu problemas.

Acontece que agora o sistema pára completamente após um minutito de fazer boot.
Funciona tudo normalmente, faz boot, log in e entro no Lubuntu. Faça o que fizer, ele fica "freezed" e a única solução é reiniciar pela alimentação.

Já experimentei de tudo ao nível do hardware, modificar "jumpers", retirar a placa de expansão, mudar cabos, adaptadores, etc. Nada feito, continua na mesma.

Já experimentei fazer boot de uma pen com outras distros Linux, e nada feito. Inclusive retirando o SSD.

Já fiz testes à memória, e também não detectei erros.

Estou a dar em doido com isto...

Se alguém por aí tiver algum tipo de dica, agradecia imenso.

Keep up the good work!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-03-2012, 11:44
Mensagem: #2
RE: Problema com Board PC/104
Já consideraste se é problema de temperatura?

O que queres dizer com "nada feito" quando tentaste com outras distros?

Testes ao HD já foi feito?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-03-2012, 12:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2012 12:18 por Voncrux.)
Mensagem: #3
RE: Problema com Board PC/104
Obrigado pela resposta, brunoantunes!

Citar:Já consideraste se é problema de temperatura?

Sim, foi a minha primeira "iteração". A board tem um dissipador de 8mm de origem, e pensei logo que seria insuficiente. Contactei pessoas que já tinham trabalhado com ele e disseram-me que ele nunca parava, apenas começava a arrastar-se... Então retirei um pequeno ventilador de outro equipamento e conectei-o à fonte de alimentação. Verifiquei que a temperatura desceu um pouco (+- 10 graus). Com recurso a um termómetro verifiquei que a temperatura média é de +-40 graus (o sensor da BIOS dá-me sensivelmente a mesma coisa). O problema persiste e desisti dessa ideia.

Citar:O que queres dizer com "nada feito" quando tentaste com outras distros?

Testes ao HD já foi feito?

Fiz boot com ubuntu(s), várias versões, pensado que poderia haver algum conflito kernel/hardware, mas os "freezes" continuam lá. Li algures que "freezes" em linux ocorrem com muita frequência em períodos de inactividade, por isso tentei de novo mas arrancando logo de início uns joguitos e outras aplicações, para tentar meter processos a trabalhar. Não funcionou.

Depois tentei tudo de novo, mas retirando o disco SSD. Também não quis a palha... Penso que o problema não esteja aí. (Tivemos o cuidado de não usar partição de SWAP, pelo abuso de acesso ao disco)



Isto de facto é um problema que me está a assombrar. Não queria reinstalar o SO para depois verificar que o problema ainda la está.

Caso haja para aí alguma sugestão a fervilhar, fariam de mim uma pessoa muito agradecida... Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2012, 16:08
Mensagem: #4
RE: Problema com Board PC/104
Nao me parece que seja problema de SO visto que acontece o mesmo com Ubuntu (live CD?).

Poderá ser algum problema de memória..alocacao de memória..Quantos pentes de memória possuis? Tens forma de testar com outra memória ou pelo menos noutro slot?

Reset a BIOS/CMOS já testaste?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2012, 16:48
Mensagem: #5
RE: Problema com Board PC/104
Sim, a memória também fazia parte dos suspeitos do costume.

Já foi descartada essa hipótese realizando testes à memória original, e que não deram erros. Foi testada também uma outra bastante mais velha e usada e o problema dos "freezes" continua.

A board só possui um slot SO-DIMM, o que é uma pena, pois o problema poderá bem ser a board em si...

Já testei também a BIOS (e a respectiva pilha), e não é esse o problema.

Agradeço a tua paciência com o meu problema.
A escolha de uma board destas prendia-se pelo factor de forma vs potência de cálculo, juntamente com a benesse de 4 portas RS-232 mais 1 RS-422/485.

Já recebi uma ordem superior para enviar a board ao fabricante (iEi), para ver que coelho tiram eles da cartola...

Por agora o meu querido HP nx9420 vai ter de servir... Tongue

Obrigado por tudo.
Bom fim de semana!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)