Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
02-04-2012, 18:50
Mensagem: #1
Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
Uma proposta do Governo do Reino Unido que prevê a monitorização da Internet e das comunicações electrónicas dos britânicos está a causar polémica
Em causa está uma proposta de legislação do Governo britânico justificada com o combate ao terrorismo e à criminalidade.

No centro da polémica está a possibilidade de as autoridades poderem monitorizar as comunicações dos britânicos, incluindo chamadas, e-mails e mensagens de texto, assim como os sites visitados.

De acordo com informação avançada pela BBC, no âmbito da proposta, que deverá ser apresentada em breve, os operadores de serviços de telecomunicações serão obrigados a disponibilizar estes dados em tempo real, sempre que sejam requisitados por uma agência de inteligência.

A proposta substituirá a legislação actual, que obriga os operadores a guardarem este tipo de informação durante 12 meses, para o caso de ser pedida pelas autoridades.

Citado pela estação britânica um deputado conservador, David Davis, considera que esta é «uma extensão desnecessária da possibilidade do estado espreitar o cidadão comum».

Um porta-voz do executivo britânico sublinha contudo que esta proposta não irá incidir no conteúdo das comunicações, mas apenas em pormenores sobre, por exemplo, quem fez uma chamada, quem a recebeu e quando.

Também Nick Clegg, companheiro da coligação governamental liderada de David Cameron, já rejeitou as críticas ao afirmar ser «totalmente contra a ideia de ter um governo a ler os e-mails das pessoas à vontade ou capaz de criar uma nova base de dados governamental», realçando que não iria apoiar uma iniciativa desse tipo.

O mesmo responsável acrescenta que «tudo o que estamos a fazer é a actualizar as regras actualmente aplicadas às chamadas de telemóvel, para permitir à polícia e aos serviços de segurança irem atrás dos terroristas e criminosos e actualizamo-as para poderem ser aplicadas a tecnologias como o Skype que são cada vez mais utilizadas por pessoas que querem fazer essas chamadas e enviar esses e-mails».

Em declarações à BBC um activista dos direitos da privacidade, Nick Pickles, considera que esta proposta «é um passo sem precedentes que verá o Reino Unido a adoptar o mesmo tipo de vigilância que vemos na China ou no Irão».

Posição semelhante tem outro activista, Shami Chakrabarti, que define os planos de Londres como «um passo trágico para a democracia».

A apresentação da proposta está prevista para o próximo mês de Maio, antes de ser discutida no Parlamento britânico, onde se prevê que também venha a enfrentar uma dura oposição dentro dos principais partidos, incluindo os que apoiam a coligação governamental.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=45686

E pronto..., ai vem mais uma.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2012, 15:22
Mensagem: #2
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
Citar:...Um porta-voz do executivo britânico sublinha contudo que esta proposta não irá incidir no conteúdo das comunicações, mas apenas em pormenores sobre, por exemplo, quem fez uma chamada, quem a recebeu e quando...

Qual é o mal de saberem com quem/quando eu falo?
Nao é para todos os casos nem para qualquer agente policial..

Só reclama quem tem medo..quem tem medo esconde algo...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2012, 16:11
Mensagem: #3
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
(03-04-2012 15:22)brunoantunes Escreveu:  
Citar:...Um porta-voz do executivo britânico sublinha contudo que esta proposta não irá incidir no conteúdo das comunicações, mas apenas em pormenores sobre, por exemplo, quem fez uma chamada, quem a recebeu e quando...

Qual é o mal de saberem com quem/quando eu falo?
Nao é para todos os casos nem para qualquer agente policial..

Só reclama quem tem medo..quem tem medo esconde algo...

Discordo completamente...
Primeiro não é "reclamar", e muito menos é "medo". São questões óbvias de privacidade, ainda não à muito tempos falamos de algo semelhante. Wink

Segundo, duvido imenso de que a agências de que falam não disponham já dos meios e tecnologias para fazer algo semelhante, as tantas querem é legalizar a "coisa".

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2012, 16:16
Mensagem: #4
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
(03-04-2012 16:11)Progster Escreveu:  Segundo, duvido imenso de que a agências de que falam não disponham já dos meios e tecnologias para fazer algo semelhante, as tantas querem é legalizar a "coisa".

Referes às questões de quando é necessário de puxar essa informação por parte de agentes do Estado com autorizarão dos tribunais?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2012, 16:17
Mensagem: #5
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
E não só...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-04-2012, 20:22
Mensagem: #6
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
Sendo no's de informatica, julgo sermos ingenuos se acreditarmos que ja nao nos espiam, por outro lado se tiverem a nossa autorizacao ja nao se torna taboo.

Mas convem tambem termos em atencao que, com tanto terrorismo que anda neste mundo, incomoda-vos assim tanto que saibam com quem voces falam (nao me refiro ao assunto, apenas ao intervenientes)?

Eu estou disposto em autorizar essa intrusao se isso me vier proteger contra atentados..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-04-2012, 20:44
Mensagem: #7
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
Viva,
mesmo sendo de informático, sou completamente contra a monitorização na forma como se anda a falar.

A questão do terrorismo, crime violento, etc, é de forma geral, uma falsa questão.
Para monitorizar pessoas identificadas, existem já mecanismos legais para permitirem essa monitorização, escutas, mails, contas bancárias, e por aí fora.

Não podem, com essa desculpa, começar a monitorizar tudo "caso seja útil no futuro", colocam-se questões de privacidade muito graves.

Esse volume de informação tem que estar algures, tem que ser tratado por alguém. E aí estão logo duas questões que me incomodam, o "algures" não é inviolável, e o "alguém" pode ter agenda própria.

Incomoda-me, saber que, no auge de uma crise financeira, ou por um motivo grave, tipo desemprego, uma pessoa possa mandar um mail a dizer "gostava era que o primeiro ministro morresse" ou algo desse calibre, e por isso só, passasse a ser monitorizado, a ter "ficha" ... a vocês não?

Vocês vivem confortáveis com o conceito americano? Com o 11 de Setembro como desculpa, suspenderam a constituição, e quando alguém do FBI ou polícia aborda alguém, essa pessoa não tem direitos, enquanto quiserem, e acharem que és uma ameaça, estás preso, sem apelo possível e entregue aos bichos ... isso é o quê?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-04-2012, 21:08
Mensagem: #8
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
(04-04-2012 20:44)JPedrosa Escreveu:  Viva,
mesmo sendo de informático, sou completamente contra a monitorização na forma como se anda a falar.

A questão do terrorismo, crime violento, etc, é de forma geral, uma falsa questão.
Para monitorizar pessoas identificadas, existem já mecanismos legais para permitirem essa monitorização, escutas, mails, contas bancárias, e por aí fora.

Não podem, com essa desculpa, começar a monitorizar tudo "caso seja útil no futuro", colocam-se questões de privacidade muito graves.

Esse volume de informação tem que estar algures, tem que ser tratado por alguém. E aí estão logo duas questões que me incomodam, o "algures" não é inviolável, e o "alguém" pode ter agenda própria.

Incomoda-me, saber que, no auge de uma crise financeira, ou por um motivo grave, tipo desemprego, uma pessoa possa mandar um mail a dizer "gostava era que o primeiro ministro morresse" ou algo desse calibre, e por isso só, passasse a ser monitorizado, a ter "ficha" ... a vocês não?

Vocês vivem confortáveis com o conceito americano? Com o 11 de Setembro como desculpa, suspenderam a constituição, e quando alguém do FBI ou polícia aborda alguém, essa pessoa não tem direitos, enquanto quiserem, e acharem que és uma ameaça, estás preso, sem apelo possível e entregue aos bichos ... isso é o quê?

Partilho a mesma opinião.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-04-2012, 14:32
Mensagem: #9
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
Se tivesses vivido nos EUA na altura do 11 de Setembro se calhar já nao pensavas dessa forma..

Anyway..a mim incomoda-me o facto de poderem usar o que disse contra mim proprio mas o que estamos aqui a discutir é o meio das conversas que temos..nao o assunto em si..

Nao vivemos mais com a PIDE. Actualmente temos liberdade de expressao. O facto de dizeres que desejas mal a alguem nao tem de fazer de ti um terrorista, nem tao pouco deveras ser preso.

Pedrosa, por ventura es ingenuo ao ponto de acreditar que as escutas ja nao existem?
Todos nos ja vivemos num BigBrother.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-04-2012, 15:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-04-2012 15:41 por progster.)
Mensagem: #10
RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
(05-04-2012 14:32)brunoantunes Escreveu:  Se tivesses vivido nos EUA na altura do 11 de Setembro se calhar já nao pensavas dessa forma..

Porque não??? E tu viveste lá? Wink ...

(05-04-2012 14:32)brunoantunes Escreveu:  Anyway..a mim incomoda-me o facto de poderem usar o que disse contra mim proprio mas o que estamos aqui a discutir é o meio das conversas que temos..nao o assunto em si..

E tu achas mesmo que com a proposta devidamente legalizada se iriam ficar por "quem faz e recebe chamadas"?....
Não me parece.

(05-04-2012 14:32)brunoantunes Escreveu:  Nao vivemos mais com a PIDE. Actualmente temos liberdade de expressao. O facto de dizeres que desejas mal a alguem nao tem de fazer de ti um terrorista, nem tao pouco deveras ser preso.

Parece-me que não foi isso que o @JPedrosa comentou.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)