Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Processador ou CPU
27-04-2012, 23:44
Mensagem: #1
Processador ou CPU
A unidade central de processamento (CPU - Central Processing Unit) é o chip mais importante de qualquer computador. É aqui que são processados os dados de acordo com as instruções do software. É o equivalente ao cérebro da máquina.

Há diferentes arquiteturas, mas na computação pessoal é o x86 que lidera destacada. Esta arquitetura foi desenvolvida originalmente pela Intel, mas que já foi aplicada por outros, com destaque especial para a AMD. A arquitetura define, em linhas gerais, a compatibilidade do software. Deste modo é possível garantir que as aplicações, como o sistema operativo, podem correr em processadores de diferentes tipos e diferentes marcas.

Os processadores juntam atualmente muitos milhões de transístores, os elementos básicos usados para linguagem binária (0 e 1), a base da informação digital. É partir de operações lógicas (0 e 1, falso ou verdadeiro) que se criam todas as operações aritméticas onde assenta a execução de todo o software.

Há várias características que definem o desempenho de um processador, como a frequência (MHz, milhões de ciclos por segundo), o número de núcleos (cada núcleo funciona como um processador independente) e a memória cache. No entanto, o desempenho das aplicações em determinada CPU depende muito das otimizações feitas na programação. Por outras palavras, a análise real do desempenho de um processador tem de considerar muitos fatores diferentes. Não é, portanto, correto concluir que a CPU A é melhor do que a B só porque tem mais núcleos ou funciona a uma frequência superior.

video.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/videos/v...z1tHdDM3rN

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2012, 12:35
Mensagem: #2
RE: Processador ou CPU
Ainda se pode chamar cpu ao processador?
Desde o nascimento do primeiro processador moderno até à bem pouco tempo foi-se retirando funções de processamento para as pôr na placa mãe, além de haver cada vez mais funções de processamento novas que são são feitas n´outros componentes como os gpu e phisix...
Só há pouco tempo é que esta tendência se começou a inverter...
E daí a minha pergunta, o processamento ainda é central? para podermos chamar de cpu...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2012, 15:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-04-2012 15:42 por progster.)
Mensagem: #3
RE: Processador ou CPU
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as intruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados[1]. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador[2]. O termo vem sendo usado desde o início de 1960.[3] A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o eu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_cen...cessamento

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-04-2012, 14:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-04-2012 14:09 por progster.)
Mensagem: #4
RE: Processador ou CPU
Motherboard

Motherboard, placa-mãe, placa base, mainboard e placa principal. Todos estes termos representam o mesmo componente no âmbito do computador pessoal.

A placa-mãe é tem uma importância fundamental, já que é aqui que assentam os restantes componentes principais, como o processador, a memória RAM e a placa gráfica.

As motherboards recorrem a diferentes standards para garantir a compatibilidade com os restantes componentes. Esta é, aliás, uma das prinicipais razões do sucesso dos PCs

video.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/videos/v...z1tQzddkbg

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-05-2012, 12:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-05-2012 01:15 por progster.)
Mensagem: #5
RE: Processador ou CPU
3D

Tem a certeza de que sabe tudo sobre 3D? Veja o mais recente episódio da Videopédia e tire todas as dúvidas.

No cinema, na televisão e nos videojogos os fimes estereocópicos têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A revolução 3D teve o primeiro impulso no final do século 19, mas só agora começa a ser encarada como uma alternativa ao 2D.

Será que um dia todos os filmes, séries de TV ou jogos terão versões que tiram partido do fenómeno conhecido como paralaxe? Ou será que o 3D ficará confinado às grandes produções de Hollywood? As questões mantêm-se em aberto apesar da invasão do 3D dos nossos dias.

video

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/videos/v...z1vJRlWGjl

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2012, 01:15
Mensagem: #6
RE: Processador ou CPU
Disco rígido

O disco rígido (HDD - Hard Disk Drive) é onde a maioria dos computadores armazenam os ficheiros, desde as aplicações até aos documentos dos utilizadores.

O disco rígido tem uma importância fundamental nos PCs porque é neste componente que, regra geral, é gravada toda a informação digital. Ou seja, os ficheiros onde estão os dados do software instalado e dos documentos criados pelos utilziadores - textos, folhas de cálculo, fotos, vídeos, etc.

Os discos rígidos são constituídos por pratos cobertos por elementos magnéticos onde os dados são gravados. Estes dispositivos têm vindo a ser substituídos por unidades SSD (Solid State Drive) em alguns computadores, já que esta tecnologia permite maior desempenho e maior fiabilidade. No entanto, os discos rígidos ainda têm uma grande vantagem: menor custo por capacidade.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/videos/v...z1vYL7qYlb

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-05-2012, 15:25
Mensagem: #7
RE: Processador ou CPU
Router

O router redistribui um acesso à Net por vários dispositivos eletrónicos de uma casa ou de uma empresa. Descubra neste vídeo como funciona o rei da conectividade.

Pode conectar-se a redes ADSL, cabo ou 3G; distribui acessos a uma rede através de cabos ou Wi-fi - e é hoje um dispositivo indispensável para criação de redes. Dá pelo nome de router e desde o final dos anos 60 até à atualidade não parou de evoluir.

No vídeo que se encontra inserido nesta página pode descobrir tudo o que precisa de saber sobre os routers.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/videos/v...z1wAsHezfJ

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)