Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Novo PC para simulação de redes
13-05-2012, 17:47
Mensagem: #1
Novo PC para simulação de redes
Boa tarde,

Tenho seguido com bastante interesse o vosso blogue ao longo dos tempos, e hoje decidi inscrever-me no forum, por forma a puder expôr uma dúvida.

É o seguinte. Estou a estudar redes informáticas, e como estou a precisar e precisarei de um novo computador, pois o portátil que tenho até é de um familiar, estou a pesquisar sobre componentes, e qual a melhor opção para conseguir um bom computador, escolhendo os componentes.

O computador será primeiramente para simulação de redes; usar programas como VMWare Workstation, GNS3, etc.

Estive a pesquisar um pouco sobre o GNS3, e deparei-me com alguns comentários no fórum do próprio programa sobre algum "feedback" dado a outras pessoas com o mesmo tipo de dúvida que eu, e computadores com CPU quad-core e mesmo uns 4 a 8 GB de memória iam a baixo, quando começavam a adicionar mais do que 4 routers/encaminhadores no GNS3, por exemplo.

Uma outra pessoa mencionou que no seu computador de 8 núcleos (Mac Pro) e com já alguma capacidade de memória corria às mil maravilhas.

Tenho em conta que pretendo um computador que dure por grande tempo, eu estava a pensar numa primeira fase, apenas obter a base do que será o sistema futuramente, e estaria a pensar que, por exmeplo, a placa mãe EVGA Classified SR-X (-http://www.evga.com/products/moreInfo.asp?pn=270-SE-W888-KR&family=Motherboard%20Family&series=All%20Motherboards&sw=5), que suporta dois Intel Xeon e5 seria uma boa aquisição. É um pouco carote, lá isso é. Mas, com o passar dos meses quando mais lojas a venderem, poderá diminuir o preço... Também é pena ter tantos slots PCI para as gráficas. Acho que não usarei tanto... A não ser que algum familiar pretenda ajudar e puder jogar alguns jogos. Wink Não sou grande viciado em jogos. lol

Bem, de qualquer das formas, isto não é definitivo, é apenas um pensamento por alto.

O que sei, é que pretendo um novo computador, que será melhorado ao longo do tempo, que dure por muito e bom tempo, e que me permita o que pretendo, sem quaisquer dores de cabeça, tal como "crashes" devido a requesitos insuficientes.

Inicialmente optaria apenas por colocar um CPU, e não dois; apenas bem mais tarde precisarei de mais "poder". Mas, tal como disse, não pretendo gastar dinheiro num "mais ou menos", e ter que acabar por gastar bem mais, por um melhor quando chegar a altura.

Gostaria imenso de "ouvir" as vossa criticas construtivas. Criticar por criticar não, por favor, pois não ajudará em nada.

Como sou novo neste tipo de coisa, os comentários que li no fórum do GNS3 assustou-me um pouco, sobre se um Quad-core seria suficiente. Não quero arrepender-me mais tarde, pois não "nado" em dinheiro.

Enfim, é um investimento que pretendo fazer, e num sistema "base", que possa evoluir com o tempo, conforme as minhas necessidades, sem ter que andar a comprar mais computadores mais tarde.

Se gostarem de ajudar com o resto dos componentes agradeceria, mas pretendo comprar teclado+rato e monitor, se possível, em segunda mão...

Placa de som... nada. A da placa mãe será mais que suficiente. Portanto, caso a vossa opinião seja que um sistema de 8 núcleos é a solução, e que esta placa mãe é uma boa opção, então a caixa do computador já tenho em mente, e será da Cooler Master.

Se puderem dar dicas sobre módulos de memória, PSU...

Muito obrigado pela vossa atenção
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2012, 08:33
Mensagem: #2
RE: Novo PC para simulação de redes
Bom dia,

Estou a ver que este tópico já teve 85 visitas, mas nenhum comentário/dica. Não me levem a mal, mas geralmente, quando eu leio um determinado tópico, é porque à partida eu percebo sobre o assunto, e essa é a razão pela qual eu leio o mesmo.

Tudo bem que outras pessoas até provavelmente estariam interessadas em saber o mesmo que eu, mas certamente que tal dúvida não se atribui a todas as pessoas que leram o tópico.

Não há ninguém que possa partilhar experiências com este tipo de uso, VMware Workstation, GNS3, etc? É com tristeza que vejo que o fórum não está ao mesmo nível do blogue. Sad
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2012, 11:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-05-2012 11:31 por brunoantunes.)
Mensagem: #3
RE: Novo PC para simulação de redes
Reca, é preciso que percebas que nao ha assim tanta gente com experiencia em redes e muito menos em GNS3..

O que tu pretendes é que desenhem uma máquina mas nao foste capaz de indicar as tuas limitacoes, isto é, queres um pc para uma máquina virtual e dois/tres routers/switchs ou queres uma máquina para montares varios SO virtuais e/ou 20/30 routers/switchs???Quais sao as tuas condicoes monetarias?Para a maquina fisica pretendes linux/windows/mac? e para as máquinas virtuais que versoes de SO vais usar de inicio?Que emuladores vai usar para o GNS3 (os routers tem diferentes caracteristicas dependendo das versoes que usas)?

Percebe que tu é que deves escolher os componentes mediante as tuas necessidades e que poderás pedir é segundas opinioes.

Já leste a documentacao sobre GNS3? Tem la muita informacao que pode ajudar. O feedback é algo tambem importante mas tem sempre em atencao um detalhe...O feedback negativo pode nao ser falha no programa em si mas na sua configuracao OU no hardware onde está a ser montado.
O ponto por onde te deves guiar, a nivel de hardware, é no CPU e na memória, tudo o resto é secundário.
Outro ponto que acho que deves ter em consideracao é que na informatica a evolucao é muito rápida e quando te referes que "...apenas bem mais tarde precisarei de mais "poder"..." poderá significar que quando necessites de mais "poder" necessites tambem de outra máquina.
Que evolucao vais ter tu a nivel de estudo? Isto é, onde achas tu que vais estar dentro de 6 meses, 1 ano...achas que vais estar a estudar MPLS, seguranca informatica?Estaras tu a estudar CCNA/CCNP?Talvez MCITP em windows server...

Bom, resumindo:

- Faz um apanhado do que vais comecar a estudar, Sistemas Operativos ou routers (talvez ambos);
- Verifica que requisitos sao necessarios para cada virtualizacao;
- Junta todos esses requisitos para teres uma nocao do minimo que precisas;
- Coloca um valor máximo para o orcamento da máquina/software.;
- Escolhe os componentes que TU achas que precisas;
- Pede opinioes.

Espero que esta critica te ajude no que precisas.

Obs: Eu só trabalho para os outros quando ganho algo em troca mas estou sempre disponivel para ajudar. Se tu fizeres a tua parte, eu farei a minha.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2012, 11:36 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-05-2012 11:37 por MegaDevoMan.)
Mensagem: #4
RE: Novo PC para simulação de redes
(16-05-2012 08:33)reca Escreveu:  Bom dia,

Estou a ver que este tópico já teve 85 visitas, mas nenhum comentário/dica. Não me levem a mal, mas geralmente, quando eu leio um determinado tópico, é porque à partida eu percebo sobre o assunto, e essa é a razão pela qual eu leio o mesmo.

Tudo bem que outras pessoas até provavelmente estariam interessadas em saber o mesmo que eu, mas certamente que tal dúvida não se atribui a todas as pessoas que leram o tópico.

Não há ninguém que possa partilhar experiências com este tipo de uso, VMware Workstation, GNS3, etc? É com tristeza que vejo que o fórum não está ao mesmo nível do blogue. Sad

Infelizmente eu não percebo nada do que pedes mas como li o teu tópico peço desculpa então por o ter lido... Shy
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2012, 11:59
Mensagem: #5
RE: Novo PC para simulação de redes
(16-05-2012 08:33)reca Escreveu:  Bom dia,

Estou a ver que este tópico já teve 85 visitas, mas nenhum comentário/dica. Não me levem a mal, mas geralmente, quando eu leio um determinado tópico, é porque à partida eu percebo sobre o assunto, e essa é a razão pela qual eu leio o mesmo.

EEK! Olha outro...
Haja paciência. Big Grin

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)