Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
EXCEL -
25-05-2012, 21:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-05-2012 21:16 por dwickie.)
Mensagem: #1
Windows EXCEL -
Boas!

Preciso de ajuda com um ficheiro de Excel, com que trabalho regularmente.
Tenho aprendido sozinha aos poucos e com ajuda de colegas a orientar-me no Excel mas esta questão tenho de colocar porque nem sequer sei se será possível fazer aquilo que pretendo.

Ora bem, tenho de proceder a pagamentos com base em actos diferentes, que estão codificados.

Para exemplificar:
ECI00045 220.00 € 35%
ECI00046 330.00 € 25%
EC0001 35.00 € 25%
EC0001 35.00 € 25%
PROF0015 770.00 € 25%
PROF0015 770.00 € 25%
PROF0015 770.00 € 25%
PROF013 - € 0%
PROF014 - € 0%
ECI0046 50.00 € 40%
ECI00047 60.00 € 25%

ou seja, cada acto tem o seu valor específico e é pago a uma percentagem diferente (ou nem sequer é valorizado)
A minha questão é... será possível carregar uma tabela com todos os actos (serão cerca de 80 a 100 actos diferentes), respectivos valores e percentagens a pagar num separador, de forma a que assim que se introduza o código, as células seguintes assumam os valores e percentagens desse código respectivo?
Não sei se me fiz entender... não consigo anexar o ficheiro, talvez entendessem melhor a dificuldade. Até agora a solução tem sido filtrar código a código, para introduzir manualmente os valores e percentagens, mas costumo lidar com cerca de 200 a 500 registos, o que leva um tempo considerável.

Basicamente a questão é... é possível? Como fazer?

Obrigada!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2012, 00:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-05-2012 14:23 por trigoana.)
Mensagem: #2
RE: EXCEL -
Olá, dwickie

Penso que é mais ao menos isto que vais querer, à falta do teu ficheiro criei uma estrutura modelo.
A ideia passa por ter os valores todos organizados numa tabela (ex: Tabela com os valores a pesquisar), convém ordenares a tabela de A>Z, para depois não termos problemas com a consulta nas funções que vamos usar.
Agora, vamos supor que tens um formulário que ao preencher o campo acto, automaticamente complete os restantes campos, que serão para o valor euros e a percentagem.
Na célula onde quero inserir o acto (célula D19), posso usar uma selecção em lista, onde basicamente estão listados todos os actos que existem na minha tabela.

Passo então a explicar, no excel 2007 que é o que estou a usar:
1º campo do acto - clica na célula onde queres ter essa lista (ex:D19), depois vais ao separador DADOS escolhes a opção "validação de dados" e depois em critério de avaliação, pões Lista, e em origem, clicas no botão para selecionar o intervalo com o nome dos actos ( intervalo de J4 a J14).
Já tens a tua listagem, agora sempre que clicares na célula D19 vais ter uma seta para escolheres o valor do acto.

2º campo dos euros e da percentagem - Agora queremos que sempre que se escolhe um acto as restantes células alterem para o valor correspondente. Vamos então usar a função Procv.
A função tem a seguinte leitura: PROCV(valor_proc; matriz_tabela; núm_índice_lin; procurar_intervalo), basicamente diz que;
valor_proc é o valor que pesquisa (actos), por isso faço referência à célula D19, a matriz_tabela é a tua tabela de consulta, onde vai procurar por esse valor e o núm_índice_lin, devolve-te o valor na linha, sendo que o valor do acto corresponde à coluna 1 o valor que queres que t devolvado preço está na coluna 2; daí termos colocado o 2.
Por isso a função para devolver o preço correspondente fica =PROCV(D19;J4:L14;2)
E a função para devolver o valor da % fica =PROCV(D19;J4:L14;3), formata esta última célula para apresentar o valor em percentagem, senão sai o valor decimal (ex, 30% aparece-te 0,3).

Olha só, se não quiseres que se veja a tabela com os valores a pesquisar podes ocultar essas linhas, para isso seleccionas as linhas que apanham a tabela, clicas com o botão direito em cima da barra numerada (linhas) e escolhes ocultar, o operação contrária é mostrar Wink

Espero que sirva para ajudar no teu trabalho. Seguem as imagens dos passos e o ficheiro excel para testares aqui.

Inté Wink



[Imagem: 11965236_Diapositivo1.JPG] [Imagem: 11965237_Diapositivo2.JPG] [Imagem: 11965238_Diapositivo3.JPG] [Imagem: 11965240_Diapositivo4.JPG] [Imagem: 11965241_Diapositivo5.JPG]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2012, 08:00
Mensagem: #3
RE: EXCEL -
Eh pá!... Muito bom!!!

Claro, eu trabalho com o Excel 2010... mas não será muito diferente disto!
Óptima explicação, vamos ver se lá consigo chegar sozinha.

Vou tentar encontrar algum tutorial em video no youtube para o 2010, pelo menos agora sei que é possível!

Um pormenor... e usando as imagens como referência... teria de seleccionar na célula D19 da lista? Pois isso seria um trabalho herculiano, seleccionar mais de 200 opções.
[i][i]Era óptimo se eu conseguisse enviar o ficheiro[/i][/i], para teres uma ideia do que falo. Os actos são gerados num query que rodo numa aplicação (AS400) que não tem compatibilidade com o Windows, ou seja, demora cerca de 20min a gerar um query, que depois tenho de fazer copy paste (ecrâ a ecrã) e passar para o Excel.
Ou seja... a lista dos actos é copiada em bloco, não dá para ir célula a célula escolher da listagem de actos, pois é extensivo como disse, normalmente cada médico tem entre 200 a 500 actos realizados.

Mas vou "brincar" com o ficheiro, agora que conheço melhor a terminologia e procurar algum tutorial.

Muito obrigada pela resposta elaborada!!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2012, 15:13
Mensagem: #4
RE: EXCEL -
Wink Olá dwickie. Tive muito gosto em ajudar!

Sim, com o 2010 tens exactamente os mesmos passos.

Aqui o Vasco Marques (português Smile ) explica bem como inserires a função procv e usares a validação de dados... além de mais umas coisitas, tb muito bem explicadinhas:
http://www.youtube.com/watch?v=Hq9Hrw4J4Rw

Notas: Se vais usar a função procv o valor a procurar tem que estar na primeira coluna da tua tabela e essa mesma coluna tem que estar ordenada.
Quanto à lista, com a opção de validação de dados, vais ter mesmo que procurar na lista, porque o autopreenchimento (aquilo que acontece quando colocas a primeira letra e o excel tenta completar com o texto correspondente da lista) não funciona, alias se escreveres um texto que não aparece na lista, recebes um aviso.


Ok, parece que o ficheiro que partilhei pelo google docs não foi com a célula D19 com a validação de dados aplicada, o googledocs não tem suporte para listas... só agora é que me apercebi. Bom, mas actualizei o link e tens aqui o ficheiro partilhado pelo dropbox, já podes descarregar e abrir no teu pc.

Hum! Tb ainda não perguntei porque não consigo partilhar ficheiros directamente pelos anexos do fórum...será por ainda ser membro júnior?... bom dá-se a volta e partilha-se com o link. Tens aqui como, através do DropBox - http://www.youtube.com/watch?v=S2lAi1y0zgo

Eu não conheço essa aplicação AS400, mas deduzo que será muito por comandos. Provavelmente à semelhança do MS-Dos, há-de haver um para exportares a tua listagem para um ficheiro que depois possas abrir com o bloco de notas e até com o excel.

Mas já lá vamos! Vai "brincando" mais um bocadinho, que a brincar tb se aprende Wink Hehe.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2012, 15:21
Mensagem: #5
RE: EXCEL -
Mas não dá para exportar para ficheiro de texto simples? Um ficheiro Txt?
É que a partir daí podes IMPORTAR para o excel em vez de fazeres copy paste página a página.
Em todo o caso, mesmo que não dê...
Podes sempre fazer o tal copy paste para um ficheiro de texto e depois importar para o excel.
Assim sempre vais ter cada dado na sua célula e já podes aplicar as fórmulas.

Quanto a teres que seleccionar da lista... não precisas seleccionar. A solução apontada só pretende simplificar-te a vida, mas compreendo que 200 valores sejam chatos de pesquisar. Mas podes usar uma célula normal e inserir o valor que pretendes... desde que o saibas de cor. Wink

Se precisares de ajuda diz. Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2012, 20:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-05-2012 20:45 por dwickie.)
Mensagem: #6
RE: EXCEL -
Obrigada pelas respostas!

Ora finalmente lá consegui fazer um print screen (estava difícil), o meu Excel está em inglês, portanto PROCV = HLOOKUP, mas devo estar a fazer algo de errado pois não está a retornar os valores.
Deve ser algo básico mas a verdade é que aparentemente a fórmula está correcta, simplesmente dá-me a resposta N/A nos campos!

Ora cá vai o screenshot para quem quiser tentar perceber o prob!

[Imagem: EXCEL1.jpg]

[Imagem: 11972895_EXCEL1.jpg]

Em relação ao COPY PASTE do AS400... neste momento já estou um bocado habituada a fazer, talvez por isso nem levante mtas questões.
O ter de filtrar código a código, introduzir manualmente o respectivo valor e percentagem, isso sim, estava a incomodar-me, não só pelo trabalho que dava, mas também porque se trata de pagamento de honorários médicos e os valores não são tão baixos quanto isso, e queria ter alguma segurança!!

O ficheiro com que trabalho, não foi da minha autoria, mas acho que usando o PROCV, isto funcionaria muito melhor!

Vou tentar anexá-lo a este post, para que percebam mais ou menos o layout da coisa.

Desde já obrigada!

Pagam. Estomatologia e Implantologia
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2012, 22:58
Mensagem: #7
RE: EXCEL -
Ok, consegui descobrir o problema!!

Estava a usar a formula HLOOKUP (PROCH) em vez de VLOOKUP (PROCV)!
Um olhar mais atento do marido e deu logo com o erro!

Agora "só" tenho de carregar uma tabela de mais de 100 códigos, mas é trabalho que só faço uma vez e depois é só ver o Excel em acção!

Obrigada!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-05-2012, 01:15
Mensagem: #8
RE: EXCEL -
Olá.

Exacto Procv é Vlookup em inglês.

Mais uma nota, não te esqueças de ordenar ascendentemente a primeira coluna da tua tabela. No teu caso a coluna código. Isso por uma questão lógica, a função pode parar de procurar se o valor que procurar a seguir for menor que o anterior, e dá-te o valor errado. São as tais limitações da função Wink

Bom trabalho...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)