Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
24-05-2012, 20:14
Mensagem: #1
Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
Boa tarde.

Peço desculpa por abrir mais um post sobre o assunto, mas tentei procurar aqui sobre algum problema idêntico e não encontrei.

Tenho um disco externo Iomega 3,5'' (alumínio) e sem querer liguei o transformador do pc no disco externo (19v em vez dos 12v), o que fez sair um fumo do disco. Agora ao colocar o transformador correcto, nem acende a luz.

Não sendo a minha especialidade, apenas sou curioso, abri a caixa do disco, e parece-me que o problema não seja dos controladores da caixa (na primeira foto, a parte da esquerda), pois, separado do disco a luz desse controlador acende (a visível fora da caixa).

Pergunto a vocês, qual a melhor maneira para resolver o problema, comprar outro disco igual e trocar peças, ou a unica solução será mesmo ir a uma loja da especialidade? : Rolleyes:: : Eek:

[Imagem: iomega.jpg]

[Imagem: 2012-05-24193833.jpg]

[Imagem: 2012-05-24193712.jpg]

O componente que digo que deve ter queimado é este:
[Imagem: 2012-05-24194757.jpg]

Já tentei procurar só esta parte no ebay, mas apareceram-me muitas parecidas e não sei se resultará.

Toda a ajuda é bem vinda.

Obrigado.

Um abraço,
VC.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-05-2012, 21:23
Mensagem: #2
RE: Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
Liga o disco internamente ao PC!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-05-2012, 22:25
Mensagem: #3
RE: Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
(24-05-2012 21:23)MegaDevoMan Escreveu:  Liga o disco internamente ao PC!
Obrigado pela resposta.

O meu irmão já tentou isso e não deu, eu já não uso towers Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-05-2012, 23:14
Mensagem: #4
RE: Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
Viva,

Quando dizes que nao deu, consegues ser mais especifico? a BIOS detecta o disco?
Nao ha forma de saber o que esta queimado se nao souberes o que estas a ver..A peca que dizes estar queimada diz respeito a ligacao SATA. No ebay quando estiveres a ver os detalhes, confirmar primeiro se coincidem com o que tens na placa.

Caso nao pretendas correr o risco, teras de trocar o disco (ou ir a uma loja). Sugiro-te que testes outro disco, se possivel, para teres a certeza que a caixa tambem nao foi a vida.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2012, 00:05
Mensagem: #5
RE: Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
(24-05-2012 23:14)brunoantunes Escreveu:  Viva,

Quando dizes que nao deu, consegues ser mais especifico? a BIOS detecta o disco?
Nao ha forma de saber o que esta queimado se nao souberes o que estas a ver..A peca que dizes estar queimada diz respeito a ligacao SATA. No ebay quando estiveres a ver os detalhes, confirmar primeiro se coincidem com o que tens na placa.

Caso nao pretendas correr o risco, teras de trocar o disco (ou ir a uma loja). Sugiro-te que testes outro disco, se possivel, para teres a certeza que a caixa tambem nao foi a vida.
Olá Bruno, muito obrigado pela resposta.

Quem fez esses testes foi o meu irmão e ele é informático, vejam a resposta dele:


Para despistar problemas de ligação da caixa usb, desmontei a mesma, retirei o disco e efectuei a ligação através de um conversor SATA/IDE para USB, com o qual o Sistema Operativo (SO) não conseguiu detectar o disco.

Uma vez mais para despistar algum problema com o SO, reiniciei o pc e com o disco ligado pelo conversor e após colocação do boot order na BIOS para USB como 1º dispositivo, verifiquei na bios e o disco não foi igualmente reconhecido.

Efectuando uma análise muito leviana sobre este caso, como o disco não efectua qualquer ruido que possa induzir que seja um problema mecânico, sugeri tentar arranjar um disco igual para que se troque a board de circuitos do disco, podendo ser esse a origem do problema, pois com a sobrecarga que o disco levou, possa ter queimado algum circuito e que esteja a fazer com que o disco não arranque.


Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2012, 00:13
Mensagem: #6
RE: Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
Viva,
o despiste pelo teu irmão, foi bem feito.

Os 19V ... logo em primeiro lugar, deviam ter mandado o controlador da caixa para o galheiro.
E pelo menos os condensadores deviam ter queimado, o que é estranho é que pela foto têm bom aspecto.

Trocar a parte electrónica do disco, pode resolver, mas para isso tens que arranjar um disco igual, e de preferência, com a mesma versão de firmware e tudo.

Mas ... o disco ligado ao pc, faz pelo menos "spin up"?
ou seja o gajo roda?
É que o motor do spindle também se pode ter despedido deste mundo e sem isso, os pratos não rodam, não te adianta trocar a parte electrónica que isso não vai dar nada.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2012, 00:33
Mensagem: #7
RE: Disco Externo Iomega 1,5Tb - MORREU - Voltagem a mais (19v, em vez de 12v) AJUDA
(25-05-2012 00:13)JPedrosa Escreveu:  Mas ... o disco ligado ao pc, faz pelo menos "spin up"?
ou seja o gajo roda?
É que o motor do spindle também se pode ter despedido deste mundo e sem isso, os pratos não rodam, não te adianta trocar a parte electrónica que isso não vai dar nada.
Olá Pedrosa, obrigado pela resposta, em relação à tua questão, terei de voltar a perguntar a ele, mas penso que não mexeu.

Eu recordo-me de ele dizer na altura que fez os testes, que o disco até deitou fumo ou cheirou um pouco a queimado, será que aquilo por dentro está tudo marado?

Em relação ao controlador, com ele ligado ao disco, a luz nem acende, mas retirando o disco das ligações a luz do controlador já acende.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)