Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
03-02-2012, 02:13
Mensagem: #21
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
A mim ensinaram-me o seguinte:

Queres saber programar?
> Andas de FIAT.

Queres ser Engenheiro?
> Andas de Rover.

:-)

Eu ando de Peugeot....
:-)

Meus caros, a mim ensinaram-me que Engenharia = resolução de Problema.
Seja qual for a resolução.....

Quem é Eng. Informática ou Eng. Software, tem de ser humilde, e aprender com as outras engenharias....
A engenharia de software ou informatica tem 30 anos, a engenharia mecanica tem cento e tal anos... a engenharia civil tem milhares de anos...

Para mim, opinião pessoal,... ser engenheiro resume-se ao seguinte:
Resolver problemas... seja ele qual for....
E na minha opiniao, qualquer solução é a melhor quanto mais barata seja...
É a realidade desde a muito tempo.... Se há N soluções para o problema, a mais barata é a melhor. PONTO FINAL.
Se 100.000 pessoas precisam todos os dias atravesar um rio para ir trabalhar, e é preciso uma solução para esse problema. A melhor solução é a mais barata... Se for mais barato ter barcos diariamente a fazer a travessia por barcos durante 100 anos, o Eng. que sugerir essa solução é melhor Eng. que aquele suguerir uma ponte com "Prazo de validade de 100 anos" mas que seja mais caro....
Nada é eterno... Leis da Fisica... ( a entropia aumenta com o tempo... )
Para mim, sem querer diminuir os tecnicos, porque na realidade os eng. informaticos em Portugal são programadores e programam ( em qualquer linguagem ) a solução proposta por alguem que bebe cervejas com o chefe) , a unica diferença entre tecnicos e eng. é que os eng. têm bases cientificas para INVENTAR novas soluções para os problemas, enquanto os técnicos não têm bases para procura novas soluções, e procuram soluções ja existentes para o mesmo problema....
Muitas vezes, e por experiência pessoal, o inventar é sinonimo de "maluco"
Mas explicar a alguem que um determinado tipo de software, por requisitos da area de negócio, deve ter mais ou igual igual performance que um jogo de computador é impossivel....
Já alguem pensou se o software de um avião tivesse o mesma performance de uma página do Web do PeopleWare....
Sem querer diminuir os tecnicos, esta é a diferença entre tecnicos e eng.
E acho, NA MINHA OPINIÃO, que mais de 90% dos eng deste país fazem trabalho de técnicos...incluindo eu... programo aquilo que outros decidem que é melhor sem conhecerem os requisitos do "negócio", mas em compensação bebem cerveja com chefes....
CADA PROBLEMA SUA SOLUÇÃO.... E UMA SOLUÇÃO QUE SERVE MUITOS PROBLEMAS NÃO É BOA SOLUÇÃO.....

Desculpem este desabafo....
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-08-2012, 00:10
Mensagem: #22
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Eng. Informático != Técnico de Informática

As competências que um Eng. Informático pode ter, que se sobrepõem a um técnico, são geralmente adquiridas por curiosidade, nunca são adquiridas no curso.

Quando me vêm com a conversa de "ai, como sabes essas coisas, andas em informática não é?" eu passo-me. Tento explicar às pessoas que aquilo que eu sei, está à distância de um clique de de bater com a cabeça nas paredes. Não é aquilo que se faz em Eng. Informática! Explicar isto à minha família é ainda mais difícil... devem achas que eu ando a arranjar PCs e a trabalhar no Office. Montar cabos e instalar Internet.

Eng. Informática trata-se de uma engenharia, como tal, a capacidade de resolver problemas algoritmicamente é comum a qualquer outra engenharia. Só que é virada para a Informática. Engenharia Informática é, na sua maioria, SOFTWARE e nunca hardware (isso fica para os eng. robóticos, eng. electrotécnicos e afins).

A Eng. Informática em Portugal assemelha-se ao Computer Science nos EUA. Tem a parte da Eng. e depois a parte científica.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)