Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Teorias FACEBOOK!!!
03-07-2012, 10:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-07-2012 10:59 por rodrigl.)
Mensagem: #21
RE: Teorias FACEBOOK!!!
(27-06-2012 12:07)Progster Escreveu:  Penso que ainda não percebeste onde quero chegar.
Como vês uns mais, outros menos, seja ou não no mundo da informática não é só no facebook que isso acontece, logo de uma maneira ou de outra somos todos "ratinhos"...

Já tinha concordado com isso. Somos todos e por todo o lado.
Mas como dizes tb, há maneira e maneiras. Há quem o faça de maneira mais assustadora que outros. E o facebook é o mais manipulador.
(29-06-2012 16:35)brunoantunes Escreveu:  @rodrigl
Onde estas a ir buscar a tua informacao??

Alguma em particular? Pus lá atrás alguns links, de resto basta ver as coisas que eles dizem e que nunca ninguém lê
http://www.facebook.com/help/cookies
http://www.facebook.com/full_data_use_policy

É certo que eles fazem mais que isto, mas isto é o que eles assumem no próprio site:

Recebemos dados sobre ti sempre que interages com o Facebook, por exemplo, quando visitas a cronologia de outra pessoa, envias ou recebes uma mensagem, procuras um amigo ou uma Página, clicas, vês ou interages com coisas, utilizas uma aplicação móvel do Facebook, compras Créditos do Facebook ou fazes outras compras através do Facebook.

Quando publicas coisas como fotos ou vídeos no Facebook, podemos receber dados relacionados adicionais (ou metadados), tais como a hora, a data e o local onde tiraste a foto ou vídeo.

Recebemos dados do computador, do telemóvel ou de outro dispositivo que utilizas para aceder ao Facebook, incluindo quando vários utilizadores iniciam sessão a partir do mesmo dispositivo. Podem incluir o teu endereço IP e outras informações sobre as coisas que gostas como o teu serviço de Internet, a localização, o tipo (incluindo os identificadores) do browser que utilizas ou as páginas que visitas. Por exemplo, podemos obter informações do teu GPS ou outras informações de localização para que te possamos informar se alguns dos teus amigos se encontram nas proximidades.

Recebemos dados sempre que visitas um jogo, uma aplicação ou um site que utiliza a Plataforma do Facebook ou quando visitas um site com uma funcionalidade do Facebook (como um plugin social), por vezes, através de cookies. Estas informações podem incluir a data e a hora em que visitas o site; o endereço da web ou URL onde te encontras; as informações técnicas sobre o endereço IP, o browser e o sistema operativo que utilizas; e, se tiveres sessão iniciada no Facebook, a tua ID de Utilizador.

Por vezes, recebemos dados dos nossos parceiros, clientes e outros terceiros publicitários que nos ajudam (ou a eles) a fornecer anúncios, a compreender a atividade online e a melhorar no geral o Facebook. Por exemplo, um anunciante pode fornecer-nos informações sobre ti (como por exemplo, como reagiste a um anúncio no Facebook ou noutro site) para medirmos a eficácia dos anúncios e melhorarmos a sua qualidade.

Também recolhemos dados a partir das informações que já temos sobre ti e os teus amigos. Por exemplo, podemos recolher dados sobre ti para determinar quais os amigos que devemos mostrar-te no feed de notícias, ou para sugerirmos identificações nas fotos que publicas. Podemos determinar a tua cidade atual com informações do GPS e outras informações de localização que temos sobre ti para, por exemplo, te informarmos, assim como aos teus amigos, sobre pessoas ou eventos nas proximidades, ou para te oferecermos oportunidades que te poderão interessar. Também poderemos recolher dados sobre ti para te fornecermos anúncios que poderão ser mais relevantes para ti.

Quando obtemos a tua localização GPS, juntámo-la a outras informações de localização que temos sobre ti (como a tua cidade atual). Porém, conservamos estas informações apenas até deixarem de ser úteis para o fornecimento de serviços, como manter as tuas últimas coordenadas de GPS para te enviar notificações relevantes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-07-2012, 11:54
Mensagem: #22
RE: Teorias FACEBOOK!!!
(03-07-2012 10:55)rodrigl Escreveu:  
(27-06-2012 12:07)Progster Escreveu:  Penso que ainda não percebeste onde quero chegar.
Como vês uns mais, outros menos, seja ou não no mundo da informática não é só no facebook que isso acontece, logo de uma maneira ou de outra somos todos "ratinhos"...

Já tinha concordado com isso. Somos todos e por todo o lado.
Mas como dizes tb, há maneira e maneiras. Há quem o faça de maneira mais assustadora que outros. E o facebook é o mais manipulador.

De maneira ou de outra é tudo igual...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-08-2012, 18:37
Mensagem: #23
Re: Teorias FACEBOOK!!!
Ao ler isto fico com saudades do mIRc e do fotoaki lolol ao menos a invasão de propriedade era muito menor (acho eu) :-D
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2012, 11:13
Mensagem: #24
RE: Teorias FACEBOOK!!!
Já tinha esta ideia do Google, mas por acaso do Facebook tinha-me passado ao lado, agora pelo menos fiquei informado.

http://ptanime.com/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2012, 11:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2012 11:39 por JPedrosa.)
Mensagem: #25
RE: Teorias FACEBOOK!!!
(15-08-2012 18:37)cpatai Escreveu:  Ao ler isto fico com saudades do mIRc e do fotoaki lolol ao menos a invasão de propriedade era muito menor (acho eu) :-D

Na altura a invasão de privacidade, era a cópia de logs das conversas que se partilhavam, e os perfis falsos que a malta fazia para sacar info Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2012, 14:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-08-2012 15:04 por brunoantunes.)
Mensagem: #26
RE: Teorias FACEBOOK!!!
Tinha-me esquecido deste tópico Surprised

@rodrigl
Continuo a nao perceber porque reclamas tanto. De um lado tens um negócio e como qualquer negócio pretendes é lucros. Do outro lado tens informacoes dadas pelos próprios utilizadores.
Porque nao conciliar essas informacoes para trazer mais dinheiro para a companhia?

A politica do Facebook apenas vem mostrar o que qualquer companhia o faz. Ou achas que a Microsoft tambem nao o faz? Quando registas o Windows tambem estas a enviar os teus dados. Quando envias um relatório de erro tambem envias dados sobre a tua máquina. Sabes la tu agora o que é que eles fazem depois disso...

Quando acedes a um site tambem das a conhecer certas informacoes da tua máquina.


Quando tiras fotos nao é o facebook que adiciona a tua localizacao, data/hora, etc.. Se depois fizeres o upload dessa foto para um local publico, toda a gente vai ter acesso a esses dados. Porque nao tratar esses dados para permitir uma melhor navegacao do utilizador e, simultaneamente, trazer mais negócio?


Existe tanta preocupacao que o facebook invade a privacidade dos utilizadores, no entanto, sao estes que dao a conhecer a sua casa. E porque ninguem reclama do hi5, myspace, foruns, blogs, wordpress, enfim, redes sociais. Porque é que é sempre o Facebook o alvo a abater? Porque é o unico que tem 700 milhoes de utilizadores..Porque é a moda...Porque toda a gente gostava de estar na pele dele ne (ah pois, que a dor de cotovelo tambem doi Wink)?

Se eu tiver um supermercado e fizer um questionário a todos os meus clientes e 90% dizer que prefere beber sumo em vez de agua, o que achas que eu vou colocar mais a vista?

O facebook nao é o teu pai, ou a tua mae, ou a tua avó ou qualquer outra pessoa responsavel sobre a tua educacao. O facebook é uma empresa que visa ao lucro PONTO Smile

Se a empresa está a cometer ilegalidades ao dizer que apaga os dados, e vai-se confirmar e afinal ainda la estao, entao aí sim deve-se pedir justificacoes e agir em conformidade.

Já dizem os antigos "nao gostas nao comes" Wink

EDIT:
Vi agora os links que colocaste anteriormente, um estudo realizado pelo facebook para saber o seu nivel de atencao relativamente ao seu proprio servico. Qual é o problema aqui? É a forma como foram analisadas as respostas? É mais facil mentir pela boca do que pelos teus pensamentos. O facebook está interessado na veracidade das tuas respostas só isso, nao deixa de ser um estudo.
A evolucao para a inteligencia artificial tambem tem o mesmo tipo de estudo Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2012, 16:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-08-2012 16:15 por JPedrosa.)
Mensagem: #27
RE: Teorias FACEBOOK!!!
@brunoantunes,
tudo isso é muito bonito, mas, estás a esquecer-te se é legal ou não.

Dizes coisas como
"Quando acedes a um site tambem das a conhecer certas informacoes da tua máquina."
Sabes por exemplo, qual o nível de tratamento que é possível fazer a esses dados... dentro da legalidade?
Tens alguma noção?

Mesmo os sites, podem usar esses dados, para melhorar o aspecto do site, podem usar os dados para contagens e NADA MAIS.
Legalmente esses dados, não podem sequer sair do servidor que esteja a fazer de webserver e respectiva DB, ao sairem daí estão automaticamente ilegais.

Isto, só para teres uma noção.

Eu trabalho com dados, e só para teres uma ideia, como um dos nossos processamentos é feito num servidor localizado nos USA ... mesmo que os dados sejam europeus e para utilização exclusivamente europeia, tivemos que enviar uma carta a TODOS os elementos presentes nessa DB, a pedir autorização para os dados irem aos estados unidos. E quem não aceitou, não pode mesmo ser enviado.
Não posso divulgar o número que users em causa ... mas posso-te dizer que é algo gigantesco.

Ao nível dos dados, existem também o conceito de Lista de Robinson, e por cima disto, ainda existem leis cruzadas como a dos estados unidos.

uma coisa é dizer que "epá já temos os dados, deixa lá ver isto ou aquilo", outra coisa muito diferente, é fazê-lo dentro da legalidade.

Por exemplo,
mencionas também isto:
"Quando tiras fotos nao é o facebook que adiciona a tua localizacao, data/hora, etc.. Se depois fizeres o upload dessa foto para um local publico, toda a gente vai ter acesso a esses dados. Porque nao tratar esses dados para permitir uma melhor navegacao do utilizador e, simultaneamente, trazer mais negócio?"

A resposta é simples ... PORQUE NÃO!
Os metadados de uma foto, são privados.
O FACEBOOK não pode ler os metadados e processar. É simplesmente ilegal.
Se por serem grandes os vão "morder" ou não, é outra história, que não vou discutir.

Mas, os metadados nem sequer estão disponíveis, as máquina fotográficas muitas vezes nem mencionam que os gravam, a maioria dos utilizadores não têm sequer a noção que existem.
E por isso mesmo, são considerados privados.

Tudo o que é serviço, devia, ao receber o upload dessas imagens, remover em absoluto esses dados.

O motivo da carta pelos dados irem a um server nos estados unidos, é este: International Safe Harbor Privacy Principles
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2012, 17:08
Mensagem: #28
RE: Teorias FACEBOOK!!!
A ignorancia nao é resposta para tudo. Só porque os utilizadores nao sabem o que é que estao a fazer nem tao pouco se preocupam com isso, nao ha-de ser a empresa que os vai educar.

A entidade que referiste tem os seguintes 7 principios:
Citar:Notice - Individuals must be informed that their data is being collected and about how it will be used.
Choice - Individuals must have the ability to opt out of the collection and forward transfer of the data to third parties.
Onward Transfer - Transfers of data to third parties may only occur to other organizations that follow adequate data protection principles.
Security - Reasonable efforts must be made to prevent loss of collected information.
Data Integrity - Data must be relevant and reliable for the purpose it was collected for.
Access - Individuals must be able to access information held about them, and correct or delete it if it is inaccurate.
Enforcement - There must be effective means of enforcing these rules.


Saliento o primeiro ponto:

Citar:Notice - Individuals must be informed that their data is being collected and about how it will be used.

Agora diz-me onde é que a empresa nao se está a guiar por estes principios?

A lista de Robinson tambem tem uma falha:
Citar:Although the purpose of such a list is to reduce unwanted marketing, the principle that "data is only private until someone decides it isn't" indicates it can also generate unwanted marketing.

Quando crias um conta tens la mencionado as suas politicas de uso (isto é valido para qualquer empresa prestadora de servicos). Se a unica coisa que tu fazes é 'next', 'next', 'opt-in', 'finish', entao o problema é meu que te avisei do que ia acontecer ou é teu porque nao leste as regras? Volto a dizer, só aceita quem quer.

Existem regras? Existem sim senhor. Existe aqui erro humano? Acredito que sim. Existe aqui falta de ética? Nem vou responder a esta questao.

Toda e qualquer empresa deveria respeitar os seus clientes. Concordo com isto. Ética é importante, mas quem é que liga a isso? A verdade é que legalmente nao se está a fazer nada de errado.
Contudo, existem excepcoes claro e, quando se detecta que alguém está a cometer uma ilegalidade (repara, trata-se de uma ilegalidade e nao de falta de ética) deverao ser punidos por tal.

A lei pune ilegalidades, vamos mostrar que o facebook está a cometer crimes e destruir o bixo Smile Tambem concordo com isto Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2012, 17:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-08-2012 17:15 por JPedrosa.)
Mensagem: #29
RE: Teorias FACEBOOK!!!
Diz-me onde é que o FACEBOOK informa que processa os metadados das tuas fotos.

EDIT: Eu posso querer ter lá conta, aceitar que processem por exemplo os posts que eu escrevo, mas não querer que nada referente à geo-localização, seja processado.

A empresa em causa, não é ética.
Esconde-se por trás de frases vazias, e genéricas.

Dizer "Podemos eventualmente processar a sua informação", não é informar os clientes do que se faz.
É ocultar dentro do possível de dar detalhes que permitam ao cliente tomar uma decisão em consciência.

EDIT": Por isso é que, que me lembre, não tenho lá uma informação minha que seja ... verdade Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2012, 17:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-08-2012 17:16 por brunoantunes.)
Mensagem: #30
RE: Teorias FACEBOOK!!!
Citar:Quando publicas coisas como fotos ou vídeos no Facebook, podemos receber dados relacionados adicionais (ou metadados), tais como a hora, a data e o local onde tiraste a foto ou vídeo.

É vaga a informacao, tambem vejo isso mas..está lá...

EDIT:
Aqui ó
Citar:Podemos determinar a tua cidade atual com informações do GPS e outras informações de localização que temos sobre ti para, por exemplo, te informarmos, assim como aos teus amigos, sobre pessoas ou eventos nas proximidades, ou para te oferecermos oportunidades que te poderão interessar.

O Facebook a pensar no bem estar das pessoas Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)