Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sistema de Arrefecimento
19-06-2012, 23:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-06-2012 23:29 por MokaS.)
Mensagem: #1
Windows Sistema de Arrefecimento
Como já referi neste tópico neste tópico o meu pc sofre problemas de aquecimento. Pelo que vi, o meu portátil tem um sistema de arrefecimento fraco e estou a pensar em substitui-lo por um mais potente, gostaria que me recomendassem alguns sistemas de arrefecimento compatíveis com o pc e que me dissessem os preços.


Especificações do PC:

COMPAQ CQ60 200ep

Processador: Intel Pentium Dual CPU T3400 @ 2,16GHz
Memória RAM: 3GB DDR2
Placa Gráfica: NVidia GeForce 9200M GE (256 MB dedicados)
Disco Rígido: 250 GB (5400 rpm)


Muito Obrigado

MokaS

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: 2486451649.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2012, 02:02
Mensagem: #2
RE: Sistema de Arrefecimento
para um portátil a melhor solução será um cooling pad... não há muito mais que isso...

Kazzar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2012, 02:47
Mensagem: #3
RE: Sistema de Arrefecimento
Já agora... a(s) ventoinha(s) fica(m) de que lado?
Por baixo, de lado (qual)...

Se for por baixo é normal aquecer bastante, o fluxo de saída de ar é baixa, logo o arrefecimento será muito lenta.

Tal como o Kazzar disse, compras um cooling pad, há uns bastante fixes e não são caros.

Se a saída de ar for de lado, tens de ver se encontras algum cooling pad que dê para mudar a posição da ventoinha.

[Imagem: mLvbVUs.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2012, 14:37
Mensagem: #4
RE: Sistema de Arrefecimento
Tive um portátil da mesma linha que o teu (o meu era um CQ60-155EP e o teu é um 200, a versão do e-escola).

Eles têm, de facto, um grande problema de sobreaquecimento. A HP - na altura que tinha o meu em garantia - disponibilizou-se a trocar-me o sistema de arrefecimento sem levantar quaisquer questões pois o problema de design já estava nos known issues deles. Foi e veio (depois de ter queimado o CPU AMD original uma vez) numa semana e o problema ficou praticamente resolvido (ainda aquece, mas o máximo que atinge é 75/80ºC, quando se esta a jogar).

O que podes fazer neste momento (visto que está fora da garantia) é usar um compressor para remover o lixo de dentro do cooler. Não é a solução ideal mas resolve por uns tempos. Certifica-te primeiro que o compressor não expele água (devido à condensação etc) e de seguida limpa o cooler.

Importante: Começa por apontar o jato de ar à entrada de ar do portátil (aquela ventoinha que está debaixo dele, junto da saída de ar) e só depois é que apontas o jato para a saída de ar (a que está na traseira do pc, por baixo do ecrã), desta forma evitas que o lixo se acumule na parte de dentro do cooler e fique bloqueado pela ventoinha.

Também importante: não uses a pressão máxima do compressor... pois podes partir qualquer coisa lá dentro.

Se estiver muito sujo é possível que vejas uma pequena nuvem de pó (como me aconteceu). Aproveita e limpa o teclado etc.

Caso vejas que não resolve, podes levar a uma loja de informática (certifica-te que é algo fidedigno...) e pede um orçamento da limpeza do cooler (também podes pedir um da substituição do mesmo por algo mais potente, mas não sei se é possível).

Espero ter ajudado Smile

Emannxx
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2012, 19:45
Mensagem: #5
RE: Sistema de Arrefecimento
OK, obrigado a todos pelas respostas.
As ventoinhas sao por baixo.
Vou então mandar limpar numa loja que conheço e arranjar um cooling pad.

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: 2486451649.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2015, 17:11
Mensagem: #6
RE: Sistema de Arrefecimento
Boas.

o problema do arrefecimento deve-se a dois possíveis factores:
1º se o computador estiver com pó (especialmente no dissipador ou na saída do ar).
2º A pasta térmica pode já estar ressequida!

Para resolver esse problema será indicado levá-lo a um técnico que abra o portátil, e o limpe bem, assim como desmonte a ventoinha para retirar todo o pó e para verificar se a ventoinha está laça, porque com o tempo a ventoinha desgasta e a junção com o motor da ventoinha pode relaxar e faz com que a ventoinha faça menos rotações e um pouco mais de ruído.
Para colocar pasta térmica deve ser tudo bem limpo (especialmente com álcool isopropilico) e usar uma pasta térmica razoável.

Contudo pode acontecer que com o tempo o processador consuma mais para conseguir igualar o antigo desempenho e que como tal pode provocar um aumento significativo da temperatura!

Esses computadores têm uma entrada de ar por baixo pequena, que provoca pouca renovação do ar.


Aconselho a levar o pc a uma loja ou técnico de informática para que se possa resolver a situação!


Cumprimentos!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)