Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Raramente currículo profissional encurta licenciatura
05-07-2012, 13:58
Mensagem: #1
Raramente currículo profissional encurta licenciatura
Está previsto na lei que se possa reconhecer o currículo de um aluno e dar-lhe créditos que diminuam o número de cadeiras que tem de frequentar. Cabe a cada instituição de ensino superior gerir este assunto, mas universidades explicam que é um caso raro ou inexistente.

Várias instituições de ensino superior, questionadas pelo Jornal Público, referem que casos semelhantes ao do Ministro Miguel Relvas são raros ou inexistentes, sendo que, nos casos que tiveram lugar, existia um limite de créditos a atribuir pelo reconhecimento do currículo do aluno.

Na Universidade do Porto, por exemplo, o máximo que se pode descontar dos 180 créditos necessários para obter a licenciatura são 60 créditos. Segundo o assessor de comunicação, o número de casos registados foi mínimo.

Já na Universidade Técnica de Lisboa, o reitor António Cruz Serra garantiu ao diário que "ninguém aqui alguma fez uma licenciatura de três anos num ano”.

Na universidade Autónoma, que está integrada no ensino privado, não chegaram a dez os pedidos dos últimos seis anos. Também aqui o máximo de créditos atribuídos são 60.

Enquanto na Universidade Lusíada não se acede a este tipo de pedidos, na Portucalense os alunos são sempre obrigados a fazer 25% do curso.

Miguel Relvas foi um dos alunos que viu reconhecido o seu percurso profissional. No caso do ministro, isto permitiu-lhe concluir a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona em apenas um ano.

Um caso que Narana Coissoró, histórico dirigente do CDS e professor no curso que Relvas tirou, caracterizou, em entrevista à TSF, como sendo "absolutamente excecional".

Fonte:http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/..._4207.html

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2012, 01:14
Mensagem: #2
RE: Raramente currículo profissional encurta licenciatura
http://forum.pplware.com/showthread.php?...6#pid91046

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2012, 10:09
Mensagem: #3
RE: Raramente currículo profissional encurta licenciatura
Onze alunos fazem curso em 6 meses

A licenciatura do ministro Miguel Relvas, obtida no ano lectivo 2006/2007, na Universidade Lusófona, não foi a que menos tempo demorou a ser concluída. Segundo o relatório da Inspecção-Geral do Ensino e Ciência (IGEC) à instituição, onze estudantes obtiveram as respectivas licenciaturas em menos de seis meses, três dos quais em 20 dias.

Analisando a data de matrícula e a de conclusão do curso, a inspecção detectou um estudante que concluiu a licenciatura em Engenharia do Ambiente num dia. Em menos de um ano foram encontrados 36 alunos.

Entre os anos lectivos 2006/2007 e 2011/2012, período sobre o qual incidiu a inspecção à Universidade Lusófona, foi identificado um total de 385 alunos que conseguiram a atribuição de créditos. Destes, 150 concluíram o curso.

Sem referir nomes, lê-se no documento casos que levantaram dúvidas. Uma dessas situações é a de uma aluna, de 2009, que obteve créditos com base em duas cópias de certificados de formação profissional. Segundo a IGEC, os mesmos não eram coincidentes no nome da aluna, na filiação e na data de conclusão da formação profissional. Um outro aluno, de 2008, obteve um certificado no qual a data de conclusão do curso é anterior à da última nota lançada no seu histórico.

O relatório deu origem a uma "advertência formal" do Ministério da Educação à Universidade Lusófona, a quem foi concedido um prazo de 60 dias para "rever todos os processos de creditação de competências".

A universidade já garantiu que irá proceder ao levantamento. Os estudantes que concluíram os seus cursos nessas condições – Miguel Relvas incluído – poderão ver as respectivas licenciaturas anuladas, caso se encontrem ilegalidades.

Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notici...em-6-meses

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)