Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Questão acerca da velocidade da internet
15-07-2012, 04:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 04:43 por Windows7User.)
Mensagem: #1
Questão acerca da velocidade da internet
A velocidade da internet (que é medida em bits) inclui a velocidade de download, de carregamento de páginas, ou outra coisa? Por exemplo, quando se diz que alguém tem uma internet de 100 mbps/s, o que se quer dizer? Porque é que a minha internet não atinge a velocidade suposta (a do ISP)? A velocidade do download e do upload é medida em bits ou bytes? Isto é, megabits (como a velocidade de internet) ou megabytes? A velocidade de internet pode ser afectada pela distância a que me encontro do meu ISP, pelo ambiente onde me encontro ou até pelo número de vizinhos que a estiverem a usar (mesmo que eu use fibra óptica), entre outros factores (se sim, quais)?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 08:53
Mensagem: #2
RE: Questão acerca da velocidade da internet
Eu sei que não gostas muito da Wikipedia, mas aqui fica um artigo que te explica o conceito de "bit" [Link]

Tu basicamente respondes as tuas 1ªs perguntas com outras perguntas, embora tenhas dúvidas e faltam-te certezas.

A velocidade de internet contratada é medida em bits, razões concretas não te as sei dar, não tenho esses conhecimentos históricos. Sabe-se sim, que o bit é a unidade mais baixa na área informática e provavelmente foi a que "pegou" e ficou. A informação pode-te chegar de imensas maneiras (MEGA, kpbs, Mbps) mas tem sempre por base o "bit".


Algumas noções que deves apreender para entender melhor:

- Kbps ou Kilobits/s é a quantidade de bits transferidas a cada segundo
1 Kbps = 1.000 bits/s

- Mbps ou Megabits/s é a quantidade de megabits transferidas a cada segundo
1 Mbps = 1.000 kilobits/s

Por exemplo, se a tua net for de 100 MEGAS como está muito em voga agora, significa que a velocidade é de 100.000kbps, pois se 1 Mbps = 1000 kbps então 100 Mbps = 100.000 kbps.

Agora para converter para unidades mais conhecidas, como o MEGABYTE, terás de ter em atenção o seguinte (como no artigo da Wikipedia que te deixei, repara nos "B" maiusculos e minusculos):

- 1 byte (1 B) = 8 bits
- 1 Kilobyte (1 KB) = 1.024 bytes
- 1 Megabyte (1 MB) = 1.024 Kilobytes

Para calcular a velocidade em Megabytes, como exemplo:

100 Mbps = 100.000kbps = 100.000kbps / 8 = 12500 KBps
12500 KBps / 1024 = 12,207 MBps

Teoricamente, a velocidade máxima que terás numa ligação de 100 MEGAS (bits) será de sensivelmente 12 Megabytes por segundo. Será sensivelmente a velocidade máxima a que poderás fazer download. Teoricamente, pois há imensas variantes numa ligação de rede (número de users, distância do servidor, qualidade da cablagem, etc). Para o upload, é só fazeres a conversão da mesma maneira.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 12:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 12:58 por Windows7User.)
Mensagem: #3
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 08:53)LoRDByRon Escreveu:  Eu sei que não gostas muito da Wikipedia, mas aqui fica um artigo que te explica o conceito de "bit" [Link]

Tu basicamente respondes as tuas 1ªs perguntas com outras perguntas, embora tenhas dúvidas e faltam-te certezas.

A velocidade de internet contratada é medida em bits, razões concretas não te as sei dar, não tenho esses conhecimentos históricos. Sabe-se sim, que o bit é a unidade mais baixa na área informática e provavelmente foi a que "pegou" e ficou. A informação pode-te chegar de imensas maneiras (MEGA, kpbs, Mbps) mas tem sempre por base o "bit".


Algumas noções que deves apreender para entender melhor:

- Kbps ou Kilobits/s é a quantidade de bits transferidas a cada segundo
1 Kbps = 1.000 bits/s

- Mbps ou Megabits/s é a quantidade de megabits transferidas a cada segundo
1 Mbps = 1.000 kilobits/s

Por exemplo, se a tua net for de 100 MEGAS como está muito em voga agora, significa que a velocidade é de 100.000kbps, pois se 1 Mbps = 1000 kbps então 100 Mbps = 100.000 kbps.

Agora para converter para unidades mais conhecidas, como o MEGABYTE, terás de ter em atenção o seguinte (como no artigo da Wikipedia que te deixei, repara nos "B" maiusculos e minusculos):

- 1 byte (1 B) = 8 bits
- 1 Kilobyte (1 KB) = 1.024 bytes
- 1 Megabyte (1 MB) = 1.024 Kilobytes

Para calcular a velocidade em Megabytes, como exemplo:

100 Mbps = 100.000kbps = 100.000kbps / 8 = 12500 KBps
12500 KBps / 1024 = 12,207 MBps

Teoricamente, a velocidade máxima que terás numa ligação de 100 MEGAS (bits) será de sensivelmente 12 Megabytes por segundo. Será sensivelmente a velocidade máxima a que poderás fazer download. Teoricamente, pois há imensas variantes numa ligação de rede (número de users, distância do servidor, qualidade da cablagem, etc). Para o upload, é só fazeres a conversão da mesma maneira.

Obrigado, mas isso eu já sabia. Gostava que me respondessem o que se quer dizer com velocidade de internet, como esta pode ser afectada, etc. Então pelo que percebi, a velocidade de download e upload também é baseada em bits tal como a vlocidade de internet (a única coisa que eu não tinha a certeza)!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 13:13
Mensagem: #4
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 12:58)Windows7User Escreveu:  Obrigado, mas isso eu já sabia. Gostava que me respondessem o que se quer dizer com velocidade de internet, como esta pode ser afectada, etc. Então pelo que percebi, a velocidade de download e upload também é baseada em bits tal como a vlocidade de internet (a única coisa que eu não tinha a certeza)!

Se já sabias porque perguntas tanta coisa a volta do mesmo?!

Respondendo a tua pergunta, então uma simples analogia: Na estrada tens kilometros por hora. Na internet tens kilobits por segundo, megabits por segundo. É basicamente as unidades de medida em termos informáticos. Entendes?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 14:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 16:21 por Windows7User.)
Mensagem: #5
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 13:13)LoRDByRon Escreveu:  
(15-07-2012 12:58)Windows7User Escreveu:  Obrigado, mas isso eu já sabia. Gostava que me respondessem o que se quer dizer com velocidade de internet, como esta pode ser afectada, etc. Então pelo que percebi, a velocidade de download e upload também é baseada em bits tal como a vlocidade de internet (a única coisa que eu não tinha a certeza)!

Se já sabias porque perguntas tanta coisa a volta do mesmo?!

Respondendo a tua pergunta, então uma simples analogia: Na estrada tens kilometros por hora. Na internet tens kilobits por segundo, megabits por segundo. É basicamente as unidades de medida em termos informáticos. Entendes?

Lol, desta vez percebi, na outra parece que não. Esquece, já entendi, lol. Obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 16:21
Mensagem: #6
RE: Questão acerca da velocidade da internet
Mas porque é que eu assino um contrato de velocidade de 100 mbps, por exemplo, e nunca chego a ter essa velocidade? A velocidade de internet pode ser afectada pela distância a que me encontro do meu ISP, pelo ambiente onde me encontro ou até pelo número de vizinhos que a estiverem a usar (mesmo que eu use fibra óptica), entre outros factores (se sim, quais)?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 17:00
Mensagem: #7
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 16:21)Windows7User Escreveu:  Mas porque é que eu assino um contrato de velocidade de 100 mbps, por exemplo, e nunca chego a ter essa velocidade? A velocidade de internet pode ser afectada pela distância a que me encontro do meu ISP, pelo ambiente onde me encontro ou até pelo número de vizinhos que a estiverem a usar (mesmo que eu use fibra óptica), entre outros factores (se sim, quais)?

Nem vou comentar isto, já se está a tornar um abuso da boa vontade das pessoas aqui. Olha, podes fazer essa pergunta aqui. De certeza que terás muitas respostas e podes repetir as vezes que achares necessário.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 17:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 17:48 por Windows7User.)
Mensagem: #8
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 17:00)LoRDByRon Escreveu:  
(15-07-2012 16:21)Windows7User Escreveu:  Mas porque é que eu assino um contrato de velocidade de 100 mbps, por exemplo, e nunca chego a ter essa velocidade? A velocidade de internet pode ser afectada pela distância a que me encontro do meu ISP, pelo ambiente onde me encontro ou até pelo número de vizinhos que a estiverem a usar (mesmo que eu use fibra óptica), entre outros factores (se sim, quais)?

Nem vou comentar isto, já se está a tornar um abuso da boa vontade das pessoas aqui. Olha, podes fazer essa pergunta aqui. De certeza que terás muitas respostas e podes repetir as vezes que achares necessário.

Porquê? Lol, nem chegaram a responder a essas questões... Simplesmente falaste-me em bits e bytes (isso eu já sabia, até). Não disseste o que podia afectar a velocidade... Para que é que servem estes sites se dizem para irmos à Wikipedia e ao Google?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 17:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 17:25 por LoRDByRon.)
Mensagem: #9
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 17:19)Windows7User Escreveu:  Porquê? Lol, nem chegaram a responder a essas questões... Simplesmente falaste-me em bits e bytes (isso eu já sabia, até). Não disseste o que podia afectar a velocidade...

Não?! Repara bem no post dos "bits e dos bytes". Lê todo, até ao fim..

EDIT:

E se vires bem, esse POST que te disse não está editado, por isso não fui lá acrescentar nada.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
15-07-2012, 17:29
Mensagem: #10
RE: Questão acerca da velocidade da internet
(15-07-2012 17:24)LoRDByRon Escreveu:  
(15-07-2012 17:19)Windows7User Escreveu:  Porquê? Lol, nem chegaram a responder a essas questões... Simplesmente falaste-me em bits e bytes (isso eu já sabia, até). Não disseste o que podia afectar a velocidade...

Não?! Repara bem no post dos "bits e dos bytes". Lê todo, até ao fim..

EDIT:

E se vires bem, esse POST que te disse não está editado, por isso não fui lá acrescentar nada.

Tens razão, falaste nalguns, mas não em todos os que eu perguntei! Não acrescentaste nesse, mas acrescentaste noutros... Lol, já não se pode acrescentar, é?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)