Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
04-06-2012, 16:23
Mensagem: #1
Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
Olá pessoal, gostava de tirar uma dúvida.

Tenho que criar três maquinas virtuais e para isso criei no Virtual Box, mas agora preciso de fazer um backup simultâneo dessas três maquinas virtuais. Alguém me poderá dizer como fazer e o programa mais indicado para fazer o backup?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-06-2012, 18:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-07-2012 19:39 por MokaS.)
Mensagem: #2
RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
Tenta ir à pasta onde colocas-te o "disco rígido" das maquinas virtuais e copia para uma pen. Talvez funcione; nunca tentei, é só uma ideia
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-06-2012, 12:07
Mensagem: #3
RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
Se o que queres é o backup integral da máquina virtual, basta copiar o disco virtual como foi sugerido.

Procura pelo ficheiro *.VHD
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-08-2012, 14:07
Mensagem: #4
RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
Eu costumo fazer backup recorrendo à ferramenta exportar do virtualbox.
É criado um ficheiro *.ova que guarda tudo sobre essa maq. Virtual.
Depois é só fazer importar no novo pc.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-08-2012, 13:22
Mensagem: #5
RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
(16-08-2012 14:07)Seemog Escreveu:  Eu costumo fazer backup recorrendo à ferramenta exportar do virtualbox.
É criado um ficheiro *.ova que guarda tudo sobre essa maq. Virtual.
Depois é só fazer importar no novo pc.

Essa opcao faz um backup do disco virtual (.VHD) e tambem das caracteristicas da máquina virtual (memória, placas de rede, etc e tal..), bem visto Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-08-2012, 14:09
Mensagem: #6
RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
(17-08-2012 13:22)brunoantunes Escreveu:  Essa opcao faz um backup do disco virtual (.VHD) e tambem das caracteristicas da máquina virtual (memória, placas de rede, etc e tal..), bem visto Smile

Sim, de facto acho que é a melhor maneira.
Se guardarmos apenas o disco, depois num outro PC ao criar uma máquina virtual nova, como o disco tem um "número de serie" (não sei bem como chamar a este pormenor) às vezes dá erro na importação.
Assim com os ficheiros *.ova corre sempre bem.


Chamo a atenção para a questão dos discos dinamicos.
Se tivermos uma MV (máq. virtual) com discos dinâmicos (crescem à medida das necessidades), ao fazer o backup temos de os "encolher" porque nos discos virtuais o simples facto de apagar algo não "liberta o espaço dinâmico".

Existe uma ferramenta que é o CloneVDI. Com ela clono o disco virtual (e este processo elimina o espaço vazio) fazendo-o ocupar menos GB.
Depois na MV, troco o disco original pelo clone e depois crio o ficheiro de backup *.ova.

Fica a dica Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-08-2012, 16:48
Mensagem: #7
RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais)
(17-08-2012 14:09)Seemog Escreveu:  Se guardarmos apenas o disco, depois num outro PC ao criar uma máquina virtual nova, como o disco tem um "número de serie" (não sei bem como chamar a este pormenor) às vezes dá erro na importação.
Assim com os ficheiros *.ova corre sempre bem.

Apenas uma "side note", se copiares apenas o VHD (disco virtual), na máquina virtual nova nao vais fazer uma importacao. Após criares (ou na altura em que estás a criar) uma nova MV basta que apontes para a cópia.

De resto concordo com o que falaste.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)