Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linux mint MATE vrs Cinnamon
20-07-2012, 17:33
Mensagem: #1
Linux mint MATE vrs Cinnamon
Boa tarde,

Estou indeciso em instalar linux mint mate ou Cinnamon, quais diferenças e vantagens e desvantagens. Alguém me pode fornecer essa informação? Gostava de ter esta informação, pois gostaria de fugir do ubuntu e o fedora 17 está muito "pipi".

P.s não sou grande fan de KDE hehe
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-07-2012, 11:20
Mensagem: #2
RE: Linux mint MATE vrs Cinnamon
Afaik, a principal diferença está no Gnome. O Mate é baseado em Gnome 2 enquanto o Cinnamon é baseado em Gnome 3. No fundo, é uma questão de gosto pessoal e não perdes nada em testar os dois e ver qual deles preferes e funciona melhor para ti.

Particularmente, eu uso o Mate e gosto dele apesar de estar a considerar muito sinceramente mudar para o xfce por preferências pessoais.

O Cinnamon, se não me engano, precisa de aceleração 3D o que pode vir a ser ser um problema se usares placas NVidia já que o nouveau driver não funciona como deve ser (sicks) e está a dar muita dor de cabeça para por os drivers proprietários para funcionar (any tips are welcomed).

O Mate é mais estável mas também é mais antigo.

No fundo, é como disse, depende das tuas preferências pessoais. Instala o Mint com o mate por questões de compatibilidades e depois instala também o Cinnamon para comparar os dois que não perdes nada com isso.

Pus aqui alguns links sobre o assunto. Podes ler com mais detalhes e tirar mais conclusões:

- http://www.linuxmint.com/rel_maya_whatsnew.php
- http://www.linuxbsdos.com/2012/06/02/mate-vs-cinnamon
- http://www.linuxbsdos.com/2012/06/09/lin...mon-review
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-07-2012, 11:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-07-2012 11:46 por Lopesmaio.)
Mensagem: #3
RE: Linux mint MATE vrs Cinnamon
Pois, isto é mesmo uma questão de preferência... eu prefiro o Mate porque adorava o GNOME 2 (que foi o ambiente que me deu as "boas-vindas" ao Linux, no meu caso com o Ubuntu 9.10, que tinha acabado de ser lançado) e sinto-me muito "em casa" com ele. Com o Mate, foi só fazer uns poucos ajustes (ou seja, criar mais uma barra, mudar umas coisas de sítio e adicionar e mover uns poucos elementos nas barras) e já tinha um ambiente igual ao que estava habituado Tongue Na minha opinião, a única desvantagem de momento é a falta de suporte ao GTK+ 3 (mas que ainda assim não é problema para mim), mas creio que a equipa do Mate já tem os seus planos para o implementar (talvez até já estejam mesmo a trabalhar nisto, segundo me parece).

Quanto ao Cinnamon; eu já o experimentei mas não gostei muito, principalmente porque não é tão personalizável (ou pelo menos a personalização não está tão acessível como no Mate) e o desempenho, que também fica bem atrás do Mate (na minha máquina atual não sofro desse problema, mas de certeza que se o vier experimentar no meu computador mais velho, o Mate quase voa (o Gnome 2 também voava xD) e o Cinnamon podia ficar um pouco mais lento).

Vou só explicar mais uma coisa; o Mate é um "fork" do Gnome 2, portanto é praticamente o mesmo, e é como se o Gnome 2 ainda estivesse "vivo" e a ser desenvolvido. Ou seja, enquanto que o Gnome 2 foi descontinuado e já não receberá mais atualizações, o Mate, como é o seu "fork", continuará a ser desenvolvido independentemente do Gnome. Conhece o caso do OpenOffice e do LibreOffice? É essencialmente o mesmo. Basicamente, é disto que se trata um "fork".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-07-2012, 11:11
Mensagem: #4
Re: Linux mint MATE vrs Cinnamon
Como já foi dito nos comentários anteriores, é uma questão de preferência. Na minha opinião, o melhor que tens a fazer é instalar ambos no ubuntu para ter uma idéia das diferenças, antes de mudares para o fedora.. Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-07-2012, 15:02
Mensagem: #5
RE: Linux mint MATE vrs Cinnamon
Debian or Redhat based, that's the question ;-)
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)