Home Server para virtualização
|
06-08-2012, 23:57
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Home Server para virtualização
Vou expor a minha duvida, em busca de ajuda:
Sou estudante de eng. informática e tenho na minha pequena rede em casa 1 computador que serve de File Server. Corre FreeNAS e tem 4 discos, sendo que 2 são "mirror" dos outros 2. Não tenho raid's nem ZFS's e faço o mirror com o software do FreeNAS (o Rsync). Assim tenho os discos independentes e se alguma coisa falhar posso sempre ligar o disco a outro pc e ler de lá os dados (apesar do sistema de ficheiros UFS). Acontece que a minha busca pelo conhecimento levou-me a adquirir um servidor HP Proliant N40L no qual pretendo ter o meu File Server e várias máquinas virtuais (substituindo o virtualbox que tenho usado no meu pc). Para as máquinas virtuais tenho várias opções: - Win Server 2008 R2 com Hyper-V - Ubuntu Server com KVM - Proxmox v2.1 - Citrix Xen Server - VMWare ESXi A minha questão é: se eu virtualizar o FreeNAS consigo gerir/usar os meus actuais 4 discos formatados em UFS, da forma como eles estão, ou tenho de ter os discos formatados à "moda" do SO que escolher para o servidor e depois usar discos "virtuais"? Já andei a pesquisar mas não fiquei esclarecido sobre a forma como os discos são geridos em setup's virtualizados. A minha intenção era ter 4 discos exclusivos para dados, a funcionar como um NAS, e depois um 5º disco para as máquinas virtuais. E queria tudo no mesmo PC por questões de consumo energético. Espero que alguém me possa ajudar. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)