Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Português desenvolve algoritmo que identifica origem de informação em rede
12-08-2012, 14:12
Mensagem: #1
Português desenvolve algoritmo que identifica origem de informação em rede
O investigador português Pedro Pinto, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu um sistema matemático que permite identificar a origem de informações que circulem em rede, como um atentado.
O cientista, que trabalha no Laboratório de Comunicações Audiovisuais da EPFL com outros dois investigadores, Patrick Thyran e Martin Vetterli, descobriu um sistema «que poderia ser um aliado valioso» para os que conduzem inquéritos criminais ou que procuram a origem de uma informação.

«Graças ao nosso método, conseguimos chegar à fonte de todos os tipos de informação que circulam em rede, ouvindo apenas um número limitado de elementos dessa rede», explicou Pedro Pinto, em declarações à agência France Presse.

A título de exemplo, o investigador afirma que é possível identificar o autor de um rumor que circule numa determinada rede, observando as mensagens de apenas 15 a 20 contactos.

«O nosso algoritmo é capaz de percorrer o caminho inverso feito pela informação e de chegar à fonte», acrescentou o investigador português.

Pedro Pinto também testou este sistema para encontrar a origem de uma doença infecciosa na África do Sul: «Modelizando as redes de circulação de água, ribeiros ou transportes humanos, conseguimos encontrar o local onde foram declarados os primeiros casos», explicou.

O cientista aplicou ainda o modelo às comunicações telefónicas relacionadas com os preparativos dos atentados do 11 de Setembro de 2011, concluindo que, «reconstruindo a rede destes terroristas unicamente tendo como base as informações avançadas pela imprensa, o sistema identificou três potenciais suspeitos, um dos quais era o líder comprovado dos ataques, de acordo com o inquérito oficial».

Os detalhes deste algoritmo foram hoje publicados na revista Physical Review Letters.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=56629

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)