Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
22-08-2012, 15:35
Mensagem: #1
Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
A polémica sobre os custos dos pagamentos eletrónicos está instalada depois do Grupo Jerónimo Martins ter ontem confirmado ao Público que só vai aceitar pagamentos com cartões para valores a partir dos 20 euros. O sector da restauração e hotelaria está também a preparar um contra-ataque contra as comissões dos cartões de crédito e débito e tem em marcha um projeto que envolve o pagamento com telemóveis, adianta hoje o Diário Económico.

A iniciativa, que recebeu o nome AHRESP Wallet, está a ser preparada com a parceria da Portugal Telecom e pode chegar ao terreno ainda em 2013, usando o telemóvel como meio de pagamento, em substituição dos cartões de crédito ou débito.

José Manuel Esteves, secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), confirmou ao Diário Económico que o setor está a desenvolver este projeto como alternativa e contabiliza em 85 milhões de euros o valor pago anualmente em taxas de serviço pelos restaurantes e hotéis.

A associação já terá avançado com queixas sobre as taxas cobradas pelas transações eletrónicas à Autoridade da Concorrência, mas na ausência de pareceres favoráveis admite que são necessárias alternativas operacionais aos sistemas existentes.

Perante a ausência de pareceres favoráveis da Autoridade da Concorrência às queixas apresentadas pelos sectores da restauração e da distribuição, o secretário-geral da AHRESP conclui que "temos de encontrar alternativas operacionais ao que existe hoje, pôr a funcionar outras formas de pagamento como a que estamos a preparar com a PT".

O jornal não refere qual o sistema que está a ser testado, mas tudo indica que possa ser semelhante ao utilizado pela PT numa experiência interna, o TMN Wallet, sobre o qual o TeK já escreveu e que combina a tecnologia NFC com o SMS, USSD e QRCodes para garantir a universalidade de utilização com qualquer telemóvel.

As consultoras e analistas prevêm que os pagamentos através dos telemóveis vão disparar nos próximos meses, tornando-se num dos sistemas dominantes em pouco tempo. A Gartner prevê que ainda este ano 212 milhões de utilizadores recorram aos telemóveis para fazer pagamentos enquanto a Forrester prevê que na Europa Ocidental estes sistemas gerem receitas de 19,2 mil milhões de euros em 2017.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/tel...64444.html

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 02:21
Mensagem: #2
Re: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
Aceitar pagamentos só a partir dos 20€ para cartões é algo completamente absurdo , a mim faz-me confusão como é q a jeronimo martins tem uma medida destas quando fatura milhões e milhões e vem tomar uma medida destas. Isto serve para quê ? Cortar despesas? Inacreditável
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 05:21
Mensagem: #3
iPhone RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
(23-08-2012 02:21)cpatai Escreveu:  Aceitar pagamentos só a partir dos 20€ para cartões é algo completamente absurdo , a mim faz-me confusão como é q a jeronimo martins tem uma medida destas quando fatura milhões e milhões e vem tomar uma medida destas. Isto serve para quê ? Cortar despesas? Inacreditável

Isso é a tua visão, mas repara que eu já vi pessoas a pagarem um saco de pão, isto para ai 60 70 cêntimos, e a pagarem com cartão.
Vi isto N vezes.

Isto dá prejuízo à empresa, a taxa cobrada é bem mais alta.

E outra coisa, Portugal é o país que mais usa cartões, e com isto está a facilitar a criação de empresas deste ramo e criar um monopólio.
Ora isto é uma forma de também evitar tal coisa.

Com a experiência que tenho, acho uma boa medida.
Os supermercados têm MB, portanto não custa nada ir levantar 10 ou 20€ e pagar.

Eu raramente pago com cartão, normalmente levanto dinheiro e pago, ainda no outro dia tive de fazer um pagamento assim para o elevado e podia ter pago com cartão, mas fui ao MB e levantei o dinheiro para pagar.

E para que conste, há empresas que cobrem aos clientes a taxa cobrada a eles, por exemplo a Zara faz isso.

A longo prazo irão ver que é uma boa medida.

[Imagem: mLvbVUs.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 09:57
Mensagem: #4
RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
Toda a gente reclama pelo comodismo de não ter de levar dinheiro no bolso...
Não estou a ver qual é o stress...

Há locais onde nem sequer há multibanco...

As taxas cobradas por cada transação são absurdas...infelizmente mais uma vez só conseguem olhar para o próprio umbigo...

Fizessem todos o mesmo para ver se mudavam.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 10:07
Mensagem: #5
RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
Até porque, usar dinheiro vivo, é uma das formas mais eficazes de se controlar o que se gasta ...

Isto acaba por ser uma falso problema.

Vão-me dizer que não andam com 20€ no bolso por causa dos assaltos?
Está assim tão mau?
Opá, moro na zona de sintra, tenho o cacém, amadora, damaia, mercês e tudo isso aqui ao pé e não tenho qualquer questão com isso.

São falsos problemas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 11:52
Mensagem: #6
RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
Também não vejo qual é o problema, e acho muito bem este tipo de medidas, pois enquanto existem para serem tomadas, não andam a malhar nos trabalhadores. Se têm onde cortas nas despesas sem andarem constantemente a "bater na mesma tecla", então é avançar com estas medidas.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 12:30
Mensagem: #7
RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
O pessoal gosta é de reclamar Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 12:38
Mensagem: #8
RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
Se estao preocupados com o pagamento das taxas entao cobrem-nas aos consumidores. Deixem estes decidirem como querem pagar sobre o que compram.

Eu nao tenho carteira (possuo um porta-cartoes com apenas 3 cartoes) para nao andar com lixo atras e agora querem obrigar o pessoal a andar com os trocos nos bolsos? Tenho uma caixa em casa que a cada 6 meses tenho de ir ao banco para depositar as moedas (isto para mim é um movimento desnecessário).

JPedrosa Escreveu:Até porque, usar dinheiro vivo, é uma das formas mais eficazes de se controlar o que se gasta ...

Nao concordo. Isso é tao ilusório como o uso do plafond. É com os trocos nos bolsos que se gasta mais. Ora veja-se os cafés, os rebucados para as criancas, a barra de chocolate porque está ali a mao. 10cent aqui, 20cent ali..No final do dia vao 5€ e ninguem da conta disso. Pior, ninguem fica com recibo por uma pastilha/cafe Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 12:43
Mensagem: #9
Re: RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
(23-08-2012 12:30)RaCcOn Escreveu:  O pessoal gosta é de reclamar Smile

Não se trata de reclamar ou deixar de reclamar , se existe mb para alguma coisa é eu não sou obrigado a concordar com essa decisão lá porque tu achas q está correta ou sou?
Na minha opinião deixavam como estava e subiao a compra mínima para os 5€ que e como na maioria dos sítios .
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2012, 13:05
Mensagem: #10
RE: Telemóvel pode ser alternativa de pagamento em restaurantes e hotéis
@Brunoantunes,
E como fazes para pagar nos locais onde não te aceitam multibanco?Eu muito sinceramente não vejo qualquer problema, como disse o JPedrosa, quem é que não anda com 20€ no bolso?
Quais são as compras que fazes que não passam dos 20€?
Como já foi dito, prefiro que metam o patamar nos 20€ e consigam poupar e manter funcionários a trabalhar do que se metam a despedir malta a maluca por causa de um luxo que os clientes acham que querem...
E como deves imaginar não é viável cobrar essas taxas aos clientes uma vez que estes iriam reclamar com razão, é um serviço prestado ao pingo doce não ao cliente.

@cpatai,
Então vamos obrigar todos os locais a aceitarem pagamento por Multibanco, CTT e serviços públicos...
Se existe Multibanco é por alguma razão...
Não?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)