Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como garantir que o seu currículo é lido
25-08-2012, 22:48
Mensagem: #1
Como garantir que o seu currículo é lido
Saber o que pode ser resumido e o que deve ser esmiuçado é a chave para chamar a atenção dos recrutadores.

Com o volume de correspondência que os recrutadores recebem mensalmente, nenhum será capaz de ler detalhadamente cada uma das apresentações. O segredo é conseguir prender a atenção para o seu currículo. Saiba como:
1 – Um currículo não é uma estrutura molecular
Evite os textos longos. Os candidatos devem ser directos ao ponto de prenderem a atenção dos recrutadores. Se não for qualificado, não terá quaisquer hipóteses. Se é capaz, não deve querer que desistam de si porque o seu texto é muito denso. Não é preciso listar cada medalha de ouro que recebeu na vida. Simplifique citando algumas das contribuições mais significativas que deu nalguns dos seus anteriores empregos. Diga o que fez e por que razão isso foi relevante. O que for mais importante deve vir sempre em primeiro lugar. Se tiver artigos publicados, é bom deixá-los separados do currículo de negócios ou pode optar por apenas os citar, algo como “publicou mais de 30 artigos em revistas especializadas em engenharia química”.
2 – Foque-se nas capacidades que trarão benefícios ao negócio
A vantagem de um carro em relação a outro está na sua velocidade, potência, economia. O seu currículo deve destacar o mesmo e, para tanto, é preciso citar alguns números. Relate quantos funcionários já estiveram sob a sua supervisão, quanto conseguiu economizar num determinado projecto, por que orçamento era responsável, etc. Isto pode ajudar a criar oportunidades. Se o cargo a que se candidata for mais técnico do que de gestão, deve realçar porque pode ajudar ao negócio. Se tiver experiência em áreas “quentes”, como outsourcing, Web 2.0 ou offshore, certifique-se de que isto recebe o merecido destaque.
3 – Diga onde trabalhou
Descreva, rapidamente, numa ou duas linhas, a relevância da empresa em que trabalhou. Mesmo o recrutador mais conceituado não conhece todas as empresas do mundo. Relate o que cada uma faz, qual o seu tamanho, etc. Não precisa de “colar” o relatório anual, mas não custa nada dar os dados fundamentais.
4 – Evite acrónimos
Alguns executivos de TI adoram usar siglas e termos bastante técnicos no dia-a-dia. Mas não cai bem colocar no currículo ERP, SaaS, MEMS ou HPLC. Nem todos são obrigados a saber o significado de tudo.
5 – Mantenha a simplicidade
A maioria dos recrutamentos é feita electronicamente. O seu currículo entra nalgum tipo de base de dados e, se tiver um formato extravagante, é muito maior a hipótese de ser ignorado. Não use tabelas e fotografias. O que agrada no papel pode desagradar nos sistemas.
6 – Resista ao perfil breve
Muitos começam o currículo com um pequeno perfil com as suas aptidões e o tipo de posição que procuram. A questão é que muitos recrutadores nem terminam de ler quando se deparam com isso porque sabem que não encontrarão ali o que procuram. Para se apresentar a colegas, o perfil é válido. No entanto, para posições específicas, é dispensável. Como recrutador, não é interessante começar por dizer que fulano “liderou 100 pessoas e implantou em seis meses um modelo de terceirização de sucesso” porque nada foi dito em que empresa isso ocorreu. Dependendo do tamanho, isto pode ou não ser importante.
7 – Não minta
Fabricar ou exagerar nas informações são “o beijo da morte”. Um bom recrutador identifica facilmente mentiras ou se o candidato exagerou. Os períodos de paragem entre um emprego e outro, quando não superiores a três meses, são perfeitamente aceitáveis. Muitos trabalhadores também fazem mudanças de carreira múltiplas num período curto de tempo e isto também é compreensível. Claro que não é preciso destacar estes dados, mas tentar escondê-los é sempre pior. Uma das primeiras coisas que um recrutador observa é se as datas do currículo batem certo, se são humanamente possíveis.

Fonte:http://www.computerworld.com.pt/2012/08/...lo-e-lido/

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)