Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
04-09-2012, 11:38
Mensagem: #1
Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
Quem utiliza o seu computador em espaços públicos e tem de se ausentar por alguns momentos já pode “ficar de olho” nele através do telemóvel, graças a uma aplicação informática criada por três jovens empreendedores de Braga.

Afonso Arriaga, um dos criadores de “Keep an eye”, disse hoje à Lusa que esta semana será lançada a versão Android daquela aplicação.

“Até aqui, a aplicação estava apenas disponível para iPhone, mas esta semana sai a versão Android”, referiu.

A plataforma tem um custo de 79 cêntimos e foi lançada em maio.

“Estamos a vender muito bem em Portugal e agora vamos apostar na divulgação a nível internacional, para conquistarmos outros mercados, como o norte-americano”, disse ainda Afonso Arriaga.

Pensada para prevenir o furto de computadores em espaços públicos, como cafés ou bibliotecas, quando o proprietário o abandona para, por exemplo, ir à casa de banho, a aplicação gera um aviso instantâneo no telemóvel se alguém mexer ou operar no computador.

Basta uma tecla ser pressionada ou um qualquer movimento do rato para o proprietário ser imediatamente alertado.

Segundo Miguel Martins de Almeida, outro dos “inventores” do “Keep an eye”, esta aplicação é “extremamente fácil de utilizar” e funciona com qualquer computador, sem ser necessária qualquer instalação nem configuração.

“Abrir uma página e apontar a câmara do telefone para o computador é a única coisa que é necessário fazer. A partir desse momento, tudo o que nele acontecer é instantaneamente alertado no telemóvel”, explica.

Garante que “o mais ínfimo movimento” é identificado pelo “Keep an eye”, tirando-se proveito dos sensores de movimento (acelerómetros) disponíveis nos computadores modernos.

Para além desta inovação, os jovens também lançaram o projeto “Café Com Net”, que propõe o fornecimento de Internet sem fios gratuita em cafés e bares, um serviço já utilizado por milhares de estudantes da Universidade do Minho.

A empresa que criaram participou igualmente no projeto dos painéis comparativos de preços de combustíveis, instalados nas autoestradas portuguesas.

Fonte:http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/arti..._4724.html

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-09-2012, 12:00
Mensagem: #2
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
Nada que um botão de POWER e uma pernas rápidas não resolvam. Conhecendo a "arquitectura" dos PC's em termos de segurança, não me parece que que isto vá impedir os roubos.

Para ninguém mexer neles, WINDOWS+L e pass na conta chega perfeitamente.

Já alguém usou esta app para ver o que realmente ela faz?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-09-2012, 14:49
Mensagem: #3
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
Creio que tenhas entendido mal a ideia...

O Alarme no carro não impede o seu roubo, no entanto alerta o dono e não só de que algo está a acontecer...
Neste caso, o dono do computador é alertado se alguém mexer na máquina.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-09-2012, 18:19
Mensagem: #4
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
Eu entendi bem a ideia. Mas não vejo utilidade prática na mesma e o exemplo do alarme não é o melhor, pois um alarme num carro, como é sonoro, tanto alerta o dono mas também toda a gente para o facto, sendo um factor que pode "deter" o ladrão.

Neste caso, apenas o dono do PC em questão é alertado mas que pode ele fazer, estando longe do mesmo? Sai, por exemplo do WC, com as calças em baixo ver se o seu PC ainda está na mesa do café?

Sinceramente, é uma boa ideia, mas continuo a não ver uma real utilidade prática para a mesma.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-09-2012, 12:43
Mensagem: #5
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
Primeiro ponto a ter em atenção é que me faz uma certa confusão algumas ideias, nomeadamente a de ir a um café e deixar o computador em cima da mesa enquanto se vai ao WC.
Uma coisa é deixar em cima da mesa enquanto vamos ao pé do balcão a 2 metros de nós para pedir algo, outra é ir para outra divisão do salão isolada...
Acho que é a mesma coisa que chamar alguém para mexer ou roubar o equipamento...mas isto sou eu a dizer que numa situação dessas não deixaria a máquina em cima da mesa.

Segundo, na questão alarme do carro, funciona exatamente da mesma forma, alguém mexe o alarme toca neste caso desencadeia um processo para alertar o dono do equipamento de alguma forma.
O mesmo pode acontecer com o alarme do carro em que não toca mas alerta o dono do carro através do telefone ou qualquer outra coisa.

Terceiro, efetivamente não vejo utilidade principalmente pela razão que indiquei acima no primeiro ponto Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-09-2012, 14:01
Mensagem: #6
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
(05-09-2012 12:43)RaCcOn Escreveu:  Primeiro ponto a ter em atenção é que me faz uma certa confusão algumas ideias, nomeadamente a de ir a um café e deixar o computador em cima da mesa enquanto se vai ao WC.
Uma coisa é deixar em cima da mesa enquanto vamos ao pé do balcão a 2 metros de nós para pedir algo, outra é ir para outra divisão do salão isolada...
Acho que é a mesma coisa que chamar alguém para mexer ou roubar o equipamento...mas isto sou eu a dizer que numa situação dessas não deixaria a máquina em cima da mesa.

Partilho a mesma opinião.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-09-2012, 18:25
Mensagem: #7
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
(05-09-2012 12:43)RaCcOn Escreveu:  Primeiro ponto a ter em atenção é que me faz uma certa confusão algumas ideias, nomeadamente a de ir a um café e deixar o computador em cima da mesa enquanto se vai ao WC.
Uma coisa é deixar em cima da mesa enquanto vamos ao pé do balcão a 2 metros de nós para pedir algo, outra é ir para outra divisão do salão isolada...
Acho que é a mesma coisa que chamar alguém para mexer ou roubar o equipamento...mas isto sou eu a dizer que numa situação dessas não deixaria a máquina em cima da mesa.

Muito simples: estás num café com net, num grupo de amigos, estás a trabalhar lá por exemplo, a receber e responder mails, a navegar no Facebook, o que seja. De repente, dá uma vontade enorme de "arrear um calhau". Que fazes? Levas o PC para o WC?

Podes também estar sozinho num café habitual, conheces bem o dono e dá-te novamente vontade de "mandar um fax". Vais levar o PC para o WC?


São apenas 2 exemplos, outros poderiam ser dados, mas acontecem muitas vezes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2012, 01:49
Mensagem: #8
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
Muito sinceramente nunca me aconteceu, até porque não tenho o hábito de ir trabalhar para um café no entanto se algum dia me acontecer uma façanha dessas obviamente que irei levar o equipamento comigo.
Tão simples quanto fechar o equipamento, meter debaixo do braço e lá vou eu a minha vida.

Sinceramente não consigo entender qual é a dificuldade ou dúvida acerca disso, parece que estamos a falar de um equipamento com 2m por 2m e que pesa 30kg...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2012, 13:39
Mensagem: #9
RE: Telemóvel previne furto de computadores em espaços públicos
(06-09-2012 01:49)RaCcOn Escreveu:  Muito sinceramente nunca me aconteceu, até porque não tenho o hábito de ir trabalhar para um café no entanto se algum dia me acontecer uma façanha dessas obviamente que irei levar o equipamento comigo.
Tão simples quanto fechar o equipamento, meter debaixo do braço e lá vou eu a minha vida.

Sinceramente não consigo entender qual é a dificuldade ou dúvida acerca disso, parece que estamos a falar de um equipamento com 2m por 2m e que pesa 30kg...

Por acaso acontece-me, pois costumo ir a um café de malta amiga e levo o portátil não para trabalhar, mas para o lazer. Mas também quando saio da mesa, não o levo comigo.

Por enquanto, ainda ninguém deu uma razão prática para o dito programa. Vamos aguardar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)