Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
23-09-2012, 12:34
Mensagem: #1
Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Boas,

Tenho um disco rigido da WD de 1,5 Tb externo, com 9 meses, ainda na garantia. Ficou com bad sectores. Nunca levou pancadas nem caiu no chão. Levei-o à Worten, onde o comprei para ir a reparar. Já passou mais de 2 meses. Como o disco não tem reparação, eles têm que me devolver outro igual ou equivalente. Mas este disco de 1,5Tb já foi descontinuado, então eles estão a tentar dar-me o dinheiro, que foi 64€. Acontece que com este dinheiro não posso comprar outro disco, porque um de 1Tb custa cerca de 100€.
A marca ou a loja não é obrigada a devolver outro igual ou equivalente? Neste caso dávam-me um de 1Tb ou de 2Tb? Que direitos tenho e o que devo fazer?

Obrigado,

ZiLOG
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-09-2012, 12:51
Mensagem: #2
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Como não te entregaram o artigo no prazo de 30 dias tens direito a um igual ou a devolução do dinheiro...como o disco em questão já não é comercializado e trata-se de um descontinuado só te resta o dinheiro ou adquirir um outro disco e pagar a respectiva diferença de preços.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2012, 22:42
Mensagem: #3
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Mas a garantia é da marca. De certeza que eles (Western Digital) têm outro em stock. Tive um GPS TomTom que avariou, também não teve reparação e a marca devolveu outro para a loja. Tenho que "apertar" com eles.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-09-2012, 23:19
Mensagem: #4
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
(24-09-2012 22:42)zilog Escreveu:  Mas a garantia é da marca. De certeza que eles (Western Digital) têm outro em stock. Tive um GPS TomTom que avariou, também não teve reparação e a marca devolveu outro para a loja. Tenho que "apertar" com eles.

A garantia e' da marca?Nao.

A garantia e' um direito do consumidor para sua propria proteccao.
Por outro lado, as empresas tambem tem direitos. Dado que o produto foi dado como descontinuado e ja passaram mais de 30 dias para a sua reparacao, a loja ve-se obrigada, por lei, a devolver o valor total (na altura da compra) do equipamento.

Podes vencer o trabalhador de cansaço por apertares demasiado com ele.
Por outro lado, eles tambem podem chamar a policia por agressividade moral Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-10-2012, 00:14
Mensagem: #5
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
(24-09-2012 23:19)brunoantunes Escreveu:  A garantia e' da marca?Nao.

A garantia e' um direito do consumidor para sua propria proteccao.
Por outro lado, as empresas tambem tem direitos. Dado que o produto foi dado como descontinuado e ja passaram mais de 30 dias para a sua reparacao, a loja ve-se obrigada, por lei, a devolver o valor total (na altura da compra) do equipamento.

Podes vencer o trabalhador de cansaço por apertares demasiado com ele.
Por outro lado, eles tambem podem chamar a policia por agressividade moral Smile

Mas no papel que eles entregaram quando eu entreguei o disco para reparação, está lá a dizer que eles (Worten) têm 30 dias para repararem o disco. Passando esse tempo o cliente (eu) tenho direito e exigir a devolução do valor. Mas também está a dizer que se eles não conseguirem reparar o produto, podem devolver outro igual ou equivalente. Como já não há igual têm que devolver um equivalente. Certo?
Outra coisa... pedi para eles me devolverem o meu disco avariado e dizem que não o pedem fazer. Não podem devolver um produto que eu entreguei para reparação dentro da garantia.

Mas quem dá a garantia? A marca ou a loja?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2012, 00:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-10-2012 01:02 por brunoantunes.)
Mensagem: #6
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Viva,

Entao, isso foi o que eu mencionei. Os 30 dias sao estipulados por lei e o prazo de garantia de 2 anos tambem.

Tens direito a exigir a devolucao do dinheiro caso nao haja nenhum outro equipamento em stock. A loja pode recomendar-te um dispositivo com melhor especificacoes mas nao te podem obrigar a compra-lo. Receber um voucher tambem nao e' opcao.

Resumindo, 2 opcoes, ou o dinheiro ou um equipamento novo.

EDIT: Essa de nao te devolverem o disco nao e' etico mas e' legal.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2012, 12:32
Mensagem: #7
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Ora vejamos...
O processo de envio do equipamento para garantia é o seguinte.

1 - Cliente deixa artigo na loja para reparação
2 - Loja abre RMA no fabricante e envia o equipamento
3 - Fabricante repara/substitui o equipamento e envia para a loja novamente
4 - Cliente levanta equipamento reparado/novo na loja


Se a loja ou o fabricante se atrasarem no processo de envio/reparação/substituição, e demorarem no total mais de 30 dias a disponibilizar o equipamento ao cliente estes serão obrigados a solucionar o problema em questão e apresentar uma solução viável ao cliente neste dia.

Ora, as soluções viáveis previstas são:
- Resolução do contrato de compra e venda, que implica a devolução do valor pago no acto da compra
- Substituição do equipamento avariado por novo
- Substituição do equipamento avariado por tecnicamente igual ou superior.

Neste caso não há igual visto ser um artigo descontinuado, apenas nos resta a substituição ou resolução do contrato.
Como o artigo que existe que é igual ou superior é mais caro, naturalmente que a única opção que existe é a resolução do contrato, ou seja a consequente devolução do dinheiro.


Na questão ética da devolução do artigo mesmo que não reparado, não se coloca em questão pois o mesmo poderá não ter sido reparado pelas mais variadas razões, desde o facto de o reparador se ter atrasado ou mesmo pelo facto de o artigo se ter extraviado.
Logo não é viável que o artigo seja devolvido a loja, nem faz sentido o cliente exigir um artigo em garantia o qual lhe estão a devolver o dinheiro pago, o qual está avariado e inutilizado.



Nesta situação em especifico estás a reclamar porque com o dinheiro que pagas-te na altura hoje não consegues comprar um disco igual, mas imagina agora que que um disco de 2Tb hoje custava metade do que o que tu pagas-te e a loja no dia 30, te entregava um para substituir o teu...irias ficar contente por te entregarem um disco hoje, que valia metade do que o que tu adquiriste?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2012, 20:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-10-2012 20:30 por zilog.)
Mensagem: #8
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Já tenho um disco WD de 1,5Tb novo. Conseguiram arranjar que ainda havia noutra loja ou em stock na Worten. Problema resolvido.

Mas fiquei com uma má ideia de como as coisas funcionam cá em Portugal. Não foi preciso ir à DECO pedir ajuda. Mas demorou alguns meses até ter um disco igual.

Agora ficam as questôes:

- Se não conseguissem arranjar um disco igual, mesma marca e capacidade, penso que eu teria direito a um equivalente: Mesma capacidade mas de outra marca.
Como disse o RaCcOn:
"Substituição do equipamento avariado por tecnicamente igual ou superior."

- Eu pedi que me devolvessem o meu disco avariado, mas não pedi o dinheiro, foi só o disco. O disco é meu, e como não tem reparação tenho esse direito. Fiz este pedido ao senhor da loja, porque ele disse que o disco estava dentro da garantia da loja, não da garantia da marca. Para ter garantia da marca, eu teria que registar o disco on-line e depois fazer eu o pedido à própria marca para ser reparado.

- É claro que eu comprei o disco de 1,5Tb por 64€ e hoje para comprar um de 1Tb teria que gastar 106€, assim não ficava contente. Nem eu nem niguém, mas se o disco está na garantia da loja, eles podiam devolver outro equivalente: mesma capacidade outra marca.
O que passou é que eles não estavam interessados em dar-me um disco novo que agora custa 2,5 vezes mais do que eu paguei. Queriam dar-me os 64€ e depois eu teria que pagar a diferença quando fosse comprar um disco de 1Tb (106€ - 64€) ou de 2Tb (115€ - 64€).

Tenho que me informar melhor na DECO, para que se algum dia volte a acontecer eu não fique prejudicado.

Obrigado pelas respostas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2012, 11:32
Mensagem: #9
RE: Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
(07-10-2012 20:28)zilog Escreveu:  Mas fiquei com uma má ideia de como as coisas funcionam cá em Portugal. Não foi preciso ir à DECO pedir ajuda. Mas demorou alguns meses até ter um disco igual.

Nem as coisas funcionam mal cá em Portugal nem a DECO te ia fazer fosse o que fosse.
O que te iam dizer é que se passaram os 30 dias, deveriam devolver-te o dinheiro que pagas-te.


(07-10-2012 20:28)zilog Escreveu:  Agora ficam as questôes:

- Se não conseguissem arranjar um disco igual, mesma marca e capacidade, penso que eu teria direito a um equivalente: Mesma capacidade mas de outra marca.
Como disse o RaCcOn:
"Substituição do equipamento avariado por tecnicamente igual ou superior."

Por norma pressupõe que a marca deverá ser a mesma, até porque usualmente isso é creditado depois pela loja a marca, não fazendo sentido creditar um disco Iomega a Western Digital por exemplo.

(07-10-2012 20:28)zilog Escreveu:  - Eu pedi que me devolvessem o meu disco avariado, mas não pedi o dinheiro, foi só o disco. O disco é meu, e como não tem reparação tenho esse direito. Fiz este pedido ao senhor da loja, porque ele disse que o disco estava dentro da garantia da loja, não da garantia da marca. Para ter garantia da marca, eu teria que registar o disco on-line e depois fazer eu o pedido à própria marca para ser reparado.

Errado, quem te dá garantia é SEMPRE a marca e nunca a loja...
A loja é apenas um intermediário o qual te vende o artigo, e em caso de problemas envia para garantia.
Se o teu disco foi para outro país, extraviou-se ou qualquer outra coisa e não chegou nos 30dias previstos por lei...a solução é devolução do valor pago Smile


(07-10-2012 20:28)zilog Escreveu:  - É claro que eu comprei o disco de 1,5Tb por 64€ e hoje para comprar um de 1Tb teria que gastar 106€, assim não ficava contente. Nem eu nem niguém, mas se o disco está na garantia da loja, eles podiam devolver outro equivalente: mesma capacidade outra marca.
O que passou é que eles não estavam interessados em dar-me um disco novo que agora custa 2,5 vezes mais do que eu paguei. Queriam dar-me os 64€ e depois eu teria que pagar a diferença quando fosse comprar um disco de 1Tb (106€ - 64€) ou de 2Tb (115€ - 64€).


Como tu dizes que não te interessa pois não te compensava, para a loja também não compensava estar a dar-te um disco que custa o dobro, logo é natural que a solução mais correta seja a resolução do contrato...
Lembra-te que a loja não tinha de ficar em prejuízo apenas porque sim...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2012, 13:39
Mensagem: #10
Disco Externo WD 1,5Tb na Garantia
Não sei onde vocês vão buscar essa das lojas é que dão a garantia, dou vos um exemplo, tenho uma PEN Corsair 16GB em que a Corsair da 10 anos de garantia! A PEN estava avariada e eu não fui à loja, registei me directamente na Corsair e pedi um RMA e nem eles me pediram factura porque aquele modelo não existe à mais de 10 anos e eles sabiam que estava dentro da garantia! E ficou tudo resolvido mandaram me uma nova! Agora se fosse pela loja dava igual mas ia se calhar demorar um bocado mais porque a loja por dia pode ter mais que um produto para andar a pedir RMAs e enviar as coisas, e as vezes nem vão directamente à marca pedem um RMA à empresa que revendeu o produto e depois ainda essa empresa vai pedir o RMA à marca! Logo ia demorar muito mais, paguei 3,50 para um envelope registado para a sede da Corsair na Holanda e foi o que me custou e recebi uma PEN nova, e agora mais 10 anos de garantia sobre esta PEN. Quando um produto vem da garantia substituído esse mesmo produto tem outra x o mesmo tempo de garantia
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)