Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Construindo um NAS
30-12-2008, 05:08
Mensagem: #1
Construindo um NAS
Boas,

Estive a pesquisar na net tentando encontrar um bom guia de construção de um sistema NAS apartir de um computador antigo, mas não encontrei nada de muito explicativo. Se algum de vós tiver um link de um forum ou tutorial, fico agradecido.

Outra coisa, é que tento aceder ao site do freenas.org, para fazer download dos ficheiros necessários e não consigo, sabem-me dizer se mudaram o endereço ou se este projecto encerrou? Na segunda das alternativas conseguem direccionar-me para um outro projecto semelhante?

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-12-2008, 08:51
Mensagem: #2
RE: Construindo um NAS
por aqui dá bem

http://www.freenas.org/

quanto ao resto não sei
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-12-2008, 10:52
Mensagem: #3
RE: Construindo um NAS
Boas, também tentei fazer o mesmo com um PII que ofereçeram-me, mas esbarrei num problema que ainda não tive tempo nem pachorra para resolver que foi definir um IP fixo para o NAS (tenho um router wireless da ADSL Sapo que dentro da LAN em casa tem um ip dinâmico).
Eu agora não tenho tempo, mas fiz a instalação a partir de um tutorial (de uma revista se não engano-me), mas se não achares nada de bom que te possa ajudar, mada 1 PM que passo para digital e envio-te.
Boa Sorte.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-12-2008, 15:48
Mensagem: #4
RE: Construindo um NAS
(30-12-2008 10:52)balaico Escreveu:  Boas, também tentei fazer o mesmo com um PII que ofereçeram-me, mas esbarrei num problema que ainda não tive tempo nem pachorra para resolver que foi definir um IP fixo para o NAS (tenho um router wireless da ADSL Sapo que dentro da LAN em casa tem um ip dinâmico).
Eu agora não tenho tempo, mas fiz a instalação a partir de um tutorial (de uma revista se não engano-me), mas se não achares nada de bom que te possa ajudar, mada 1 PM que passo para digital e envio-te.
Boa Sorte.

Boas, acho que não vou ter esse problema, pois o meu router dá sempre os mesmos IP's internos de lan consuante o número da entrada a que a ficha está ligada...
Ah! o site freenas já está operacional, devia estar em alguma actualização ontem...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-12-2008, 16:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-12-2008 16:29 por balaico.)
Mensagem: #5
RE: Construindo um NAS
Mas defines-te assim ou é mesmo do router? Já agora qual é o teu router?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-12-2008, 20:47
Mensagem: #6
RE: Construindo um NAS
(30-12-2008 16:28)balaico Escreveu:  Mas defines-te assim ou é mesmo do router? Já agora qual é o teu router?

Como não mexi em nada disso na config do router, penso que será default... o router é o Aolynk da Clix, tem 4 portas e atribuiu sempre .1, .2, .3 e .4 consoante a que porta do router está o cabo ligado, exemplo, o meu PC principal é o .1, o AP wireless é o .2 e o PC antigo (que quero trnasformar em NAS é o .4.

Tenta ver no fabricante do teu router se existe algum firmware mais recente, ou então alguma dica lá nos foruns.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)