Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Se eu fosse primeiro ministro...
29-10-2012, 16:28
Mensagem: #11
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
(29-10-2012 16:01)Progster Escreveu:  
(29-10-2012 14:04)RaCcOn Escreveu:  Ora vejamos, todos acedemos aos mesmos serviços estatais da mesma forma e com o mesmo preço de custo...pelo menos teoricamente...logo, isso seria a mesma coisa que irmos ao Supermercado e no caixa nos perguntarem qual é o nosso salário para que possam fazer as contas...

Não, não seria. Aliás esse exemplo não é dos mais felizes... Wink

Consegues explicar melhor porquê?
Se eu uso um serviço publico estou a pagar o mesmo através dos meus impostos...se eu pago mais impostos que o meu vizinho que utiliza o mesmo serviço que eu, logo estou a pagar mais do que ele porque ganho mais do que ele...certo?
Daí dizer que seria mais ou menos a mesma coisa que o exemplo do supermercado...

Escalões são injustos, percentagens apesar de menos injustas também não são justas...
Aliás, sabes que existe muita gente que para fugir aos impostos declaram salários médios mais baixos por forma a não subirem de escalão não sabes?
Só a minha opinião...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 16:46
Mensagem: #12
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
Com as contas das despesas todas feitas, é mais "fácil" pagar impostos para quem ganhe 1000€ do que para quem ganhe 500€, logo mudar para pior vale mais estar quieto e ficar como agora, ou seja, pagar os impostos de acordo com o salário. Só minha opinião...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 18:04
Mensagem: #13
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
Mas achas isso justo?

Se alguém ganha 1000€ por mês é porque trabalha para eles...e se acede aos mesmos serviços públicos que quem ganha 500€/Mês só tem de pagar os mesmos impostos em valor...caso contrário andamos aqui uns a pagar para os outros e como é natural, quem ganha mais, ou se desmotiva ou arranja maneira de só declarar os 500€ e lá temos a fuga aos impostos...

Justo seria todos pagarem o mesmo valor...a única coisa a ser diferente seria nas contribuições para reformas e subsídios de desemprego pois na realidade iriam receber sempre mais que os restantes.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 18:15
Mensagem: #14
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
(29-10-2012 18:04)RaCcOn Escreveu:  Mas achas isso justo?

O que? O sistema actual?

Claro que não, mas acho que seria bastante pior "obrigar" quem ganhe 500€ a pagar por exemplo exatamente os mesmos 100€ de impostos, que pagam quem ganha 1000€, pois ao fim e ao cabo, com as contas do mês pagas é maior a probabilidade de quem ganha 1000€, ficar com mais uns trocos do que quem ganha 500€, e não estou a falar da questão do trabalhar para esses 1000€.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 18:21
Mensagem: #15
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
Então a questão que coloquei no supermercado também seria viável?

Quem ganha mais terá de pagar mais?Visto que quem ganha mais certamente que terá mais probabilidade de ficar com uns trocos mais do que quem ganha menos...

É suposto isto ser uma sociedade justa, no entanto infelizmente não é não é só nesses aspetos.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 18:25
Mensagem: #16
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
O que é que alhos têm a ver com bugalhos? Temos estado a falar de IRS e não IVA certo? Smile

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 18:30
Mensagem: #17
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
Viva,
para as questões dos escalões serem injustas, era preciso, que quando alguém com um salário muito alto, fosse parar ao desemprego ... recebesse o mesmo que uma pessoa com um salário de 500€

Os escalões existem, mas não é só para pagar.
Para receber, quem desconta mais, também recebe mais, no subsídio de desemprego, na maternidade/paternidade, e por aí fora.

Ou então, cada pessoa só recebia subsídio de desemprego, do valor que ela individualmente já tinha descontado ...

Mas isso seria condenar à fome uma pessoa que simplesmente teria um problema na vida ... será isso justo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 19:36
Mensagem: #18
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
(29-10-2012 18:30)JPedrosa Escreveu:  Viva,
para as questões dos escalões serem injustas, era preciso, que quando alguém com um salário muito alto, fosse parar ao desemprego ... recebesse o mesmo que uma pessoa com um salário de 500€

Os escalões existem, mas não é só para pagar.
Para receber, quem desconta mais, também recebe mais, no subsídio de desemprego, na maternidade/paternidade, e por aí fora.

Ou então, cada pessoa só recebia subsídio de desemprego, do valor que ela individualmente já tinha descontado ...

Mas isso seria condenar à fome uma pessoa que simplesmente teria um problema na vida ... será isso justo?

Partilho a mesma opinião.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 23:00
Mensagem: #19
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
(29-10-2012 18:30)JPedrosa Escreveu:  Viva,
para as questões dos escalões serem injustas, era preciso, que quando alguém com um salário muito alto, fosse parar ao desemprego ... recebesse o mesmo que uma pessoa com um salário de 500€

Os escalões existem, mas não é só para pagar.
Para receber, quem desconta mais, também recebe mais, no subsídio de desemprego, na maternidade/paternidade, e por aí fora.

Ou então, cada pessoa só recebia subsídio de desemprego, do valor que ela individualmente já tinha descontado ...

Mas isso seria condenar à fome uma pessoa que simplesmente teria um problema na vida ... será isso justo?


Creio que me tenha explicado mal, pois não me refiro a fundo de desemprego ou segurança social...aliás até falei disso quando referi que a única coisa que concordaria com uma taxa percentual era nesssas situações...e até referi que alteraria a maneira como as coisas são aplicadas numa tentativa de fazer com que as pessoas procurassem efectivamente trabalho ou criasse o seu próprio trabalho.
O que não faltam por aí são pessoas com excelentes capacidades e que estão encostadas pelas mais variadas razões.

O que me refiro é a acessos a serviços públicos que o pagamento para o acesso a esses serviços ou bens é escalonado.
Pagamos de forma diferente para a saúde apenas porque ganhamos salários diferentes, pagamos de forma diferente para tudo e mais alguma coisa só porque recebemos salários diferentes...

Wink

Isto não é bem uma sociedade porque numa sociedade todos deverão contribuir de igual forma, aqui, quem tem o azar de ganhar mais é extorquido e tem como obrigação(pelo menos assim muitos julgam ser), pagar pelos que recebem menos, pagar pela crise, pagar pelos males dos outros etc etc etc...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2012, 23:05
Mensagem: #20
RE: Se eu fosse primeiro ministro...
Azar ou sorte? Big Grin

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)