Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Anti-Virus para Xubuntu
09-11-2012, 00:25
Mensagem: #11
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Caro Fernando Couto.

O Linux tem uma baixa taxa de exposição a malwares.

No caso de antivirus eles só fazem scanners baseando-se em malwares de Windows ou seja servem apenas para evitar que voçe por exemplo descarregue uma aplicação .exe para windows no seu Linux e a queira transportar para um windows ou mesmo usar no wine, caso a transporte para windows se fizer o scan por exemplo com klamtk ele se encontrar algo pode evitar que voçe ao pôr uma pen com o tal .exe infecte a máquina windows, caso use Wine se voçê usar um .exe infectado a sua /home pode ver-se "sequestrada" por esse malware mas não o seu núcleo /root, ou seja o seu núcleo linux raramente é exposto a malwares.

Em Linux há 2 ferramentas anti malware essênciais -

um antirootkit - chkrootkit / rkhunter

um iptables configurado por exemplo com monitoramento através de UFW.

De resto o Linux está apenas exposto a exploits de certo tipo como os Java.

Mais nada.

O proquê disto é simples -> o kernel Linux é desenvolvido cada dia com updates semanais isso gera que desenhar malwares para núcleo Linux é um trabalhão imenso que só compensa quando o target está muito bem definido.

Espero tê-lo ajudado.

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2012, 10:17
Mensagem: #12
RE: Anti-Virus para Xubuntu
(09-11-2012 00:25)Portaro Escreveu:  Caro Fernando Couto.

O Linux tem uma baixa taxa de exposição a malwares.

No caso de antivirus eles só fazem scanners baseando-se em malwares de Windows ou seja servem apenas para evitar que voçe por exemplo descarregue uma aplicação .exe para windows no seu Linux e a queira transportar para um windows ou mesmo usar no wine, caso a transporte para windows se fizer o scan por exemplo com klamtk ele se encontrar algo pode evitar que voçe ao pôr uma pen com o tal .exe infecte a máquina windows, caso use Wine se voçê usar um .exe infectado a sua /home pode ver-se "sequestrada" por esse malware mas não o seu núcleo /root, ou seja o seu núcleo linux raramente é exposto a malwares.

Em Linux há 2 ferramentas anti malware essênciais -

um antirootkit - chkrootkit / rkhunter

um iptables configurado por exemplo com monitoramento através de UFW.

De resto o Linux está apenas exposto a exploits de certo tipo como os Java.

Mais nada.

O proquê disto é simples -> o kernel Linux é desenvolvido cada dia com updates semanais isso gera que desenhar malwares para núcleo Linux é um trabalhão imenso que só compensa quando o target está muito bem definido.

Espero tê-lo ajudado.

Caro amigo
ajudou-me muito de facto tenho muito que aprender neste mundo do Linux vai ser uma nova etapa na minha vida de certeza mas tenho grande vontade de aprender irei procurar por toda a parte informações e tenho fé que vou encontrar respostas para as minhas ansiedades cabe dizer-lhe que lhe fico grato pela valiosa ajuda e ao ppware
obrigado
Um forte abraço
Fernando
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2012, 15:16
Mensagem: #13
RE: Anti-Virus para Xubuntu
De nada caro amigo, estamos cá para ajudar.

Depois de um tempinho a usar Linux não vai querer outra coisa, ele é fantástico!Big Grin

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2012, 02:03
Mensagem: #14
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Preocupa-te em ter um firewall ligada e ir apagando os cookies e cache do browser.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2012, 15:54
Mensagem: #15
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Boas amigos
se não preciso de um anti virus mas sim de um firewall para o xubuntu ou o Mint quem me pode ajudar a configurar ou já vem instaladas e não é preciso fazer nada é que um colega de trabalho disse-me que qualquer pessoa poderia acessar ao meu computador bom como não percebo nada disto agradecia uma ajuda
para quando for instalar o sistema no meu computador resolver logo a situação
muito obrigado
Fernando
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2012, 16:12
Mensagem: #16
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Nenhum sistema é 100% seguro, ou seja, independentemente de toda a "segurança" que tenhas no computador, a mesma não te garante um sistema impenetrável. Penso que é isto que o teu colega te queria dizer. A melhor segurança que podes ter está nas "mãozinhas". Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2012, 16:32
Mensagem: #17
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Progster muito obrigado pela tua resposta tens muita razão a melhor segurança está na ponta dos dedos como sou utilizador do windows e não tenho nenhum conhecimento em linux completamente zero como tenho vindo a referir em anterior posts e tenho grande vontade de me iniciar em linux o que está a ser um quanto dificil de assimilar esta nova aventura. já sei que preciso de um firewall pois o dificil vai ser configura-la ou já vem activada por padrão? por exemplo no mint ou no xubuntu que é os distro que vou instalar no meu computador não sei como fazer
com os meus cumprimentos
Fernando
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2012, 17:15
Mensagem: #18
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Se qualquer um pode aceder ao teu pc, então pede-lhe que faça o favor de o fazer e demonstrar. Smile
Se fosse fácil andavamos todos a espreitar os pc's uns dos outros.

A firewall creio que nos sistemas *buntu já vem instalada por defeito, seja como for vais ao teu instalador de programa e procura pela Firestarter é prática e simples de configurar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2012, 17:50
Mensagem: #19
RE: Anti-Virus para Xubuntu
(10-11-2012 17:15)Navyseal Escreveu:  Se qualquer um pode aceder ao teu pc, então pede-lhe que faça o favor de o fazer e demonstrar. Smile
Se fosse fácil andavamos todos a espreitar os pc's uns dos outros.

Fala por ti...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-11-2012, 00:33
Mensagem: #20
RE: Anti-Virus para Xubuntu
Amigo Fernando o firewall e as regras dele no xubuntu é o iptables, o modo fácil de visualizar essas regras é pelo UFW conhecido no Ubuntu como Gufw.

Mas ao ter o gufw a firewall está apenas com uma tool que verifica graficamente as regras.

Ou seja que por definição todas as ligações estão abertas desde que algum programa as queira usar.

Outra coisa bem diferente é que voçe esteja exposto só por isso, para um user novato e em casa saber configurar iptables não é o mais premente se usar muito p2p ou canais do tipo em qualquer lado pode haver um acesso não previsto, mas mesmo assim com um acesso voltamos ao mesmo que vão fazer apagarlhe a /home? eheh a um hacker interessa é o root a um hacker interessa alguma informação relevante (que deve estar sempre em locais externos a um pc ligado à net). O problema dos acesso põe-se por agora muito mais e ainda do lado windows uma vez que acesso exe. execução livre = problema o windows não tem root.

Agora se tem fotos na praia no /home se se liga pelo transmission a lgum pc este pode estar a lançar exploiting e tentar aceder ao seu sistema mas a home é o que vai correndo perigo, tenhma mais cuidado com as camaras web e java as camaras ligam-se sem a lyuz acender e podem filmarvos e a plataforma java é muito eplorada em Linux.

Conheçam os meandros da comunidade undergound hack eu por exemplo ando na bugtraq e já vi coisas inimaginaveis eheh, é melhor conhecer o lobo que fugir dele.

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)