Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Distro Linux Peopleware
14-01-2009, 16:40
Mensagem: #11
RE: Distro Linux Peopleware
1.Para o nome gostei da sugestao da Ana ou entao fazer uma fusao com os nomes sugeridos pelo Nuno A.
ex:PeopleWareOS, Linux for People ou PeopleOS, Linux for People

(Gostei do 'Linux for People' Big Grin)

2.Sou fã do Linux Mint e penso que as configurações que já possui sao uma excelente base. A opção do DreamLinux tambem me pareceu boa mas nao conheço a distro em pormenor.

3. O essencial para o bom funcionamentos de um SO (codecs, drivers, ...), alguns jogos, Gnome-Do.

4.Será que conseguiamos criar perfis de instalação? Disponibilizarmos 2 ou 3 perfis no DVD de instalação para o utilizador escolher o que melhor se adapta a ele. Por exemplo:

Perfil A: Edição de imagem (incluiamos mais ferramentas de edição de imagem e deixamos o SO mais vocacionado para esse destino)
Perfil B: Programador (incluiamos IDE's, ferramentas de redes, bases de dados, xamp, ...)
Perfil C: Beginner (sistema simplificado, com vários tutoriais mais uteis para a iniciação em Linux)
...

5. Gnome ou XFCE. O KDE, na minha opiniao, continuação demasiado complexo e pesado.
Vamos manter as cores do Peopleware e arranjar uns Wallpapers porreiros tal como uns skydomes para os efeitos graficos Wink

Espero ter ajudado, Cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-01-2009, 00:17
Mensagem: #12
RE: Distro Linux Peopleware
Para wallpaper poderia-se usar algumas imagens do "E porque hoje é Sexta", penso que ficaria engraçado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-01-2009, 22:21
Mensagem: #13
RE: Distro Linux Peopleware
Eu sugiro derivado do Ubuntu, pois assim o suporte será melhor, contudo a melhor coisa a fazer é uma prospecção vasta de mercado com uma espécie de voting cast onde é perguntado ao utilizador uma série de perguntas sobre o que ele deseja. Tornar-se-á assim mais fácil para agradar a gregos e troianos, do que fazer uma distro idealizada por um pequeno grupo de pessoas onde mais tarde o utilizador final têm que promover uma serie de ajustes pois não usa a maioria dos programas que vêm de base.
Eis um exemplo de algumas perguntas para as quais já há resposta: http://www.desktoplinux.com/cgi-bin/surv...16&voted=1
Caso queiram participar: http://www.desktoplinux.com/cgi-bin/surv...5200914416
Certamente que o blog do pplware teria que fazer uma promoção durante umas semanas à voting cast
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 21:33
Mensagem: #14
RE: Distro Linux Peopleware
Desculpem lá a visita tardia mas este projecto chegou a andar para a frente?


L.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 21:58
Mensagem: #15
RE: Distro Linux Peopleware
(23-02-2009 21:33)acidizer Escreveu:  Desculpem lá a visita tardia mas este projecto chegou a andar para a frente?


L.

Ainda não.. Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 22:20
Mensagem: #16
RE: Distro Linux Peopleware
1 - Não sou muito bom a arranjar nomes para as coisas .... PeopleLinware Tongue

2 - A base .... pois .... Red Hat não tenho muita experiência de utilização será que é fácil de personalizar e manter? Debian ... talvez não seja má ideia mas o gestor de pacotes não é dos melhores. Slackware nunca testei. Ultimamente tenho usado o Arch Linux mas isto não é muito bom para quem se está a iniciar no linux se bem que para quem já sabe qualquer coisa será mais fácil de personalizar e domar o sistema.

3 - Na minha opinião, não cair na mesma tentação de muitas distros. Não colocar coisas desnecessárias só porque se pode.
Deve ser fácil de usar (mesmo para quem vem de outros sistemas), fácil de configurar (inclusive por linha de comandos), se algum update correr mal e não houver gui para ninguém, ter de reinstalar só por isso não tem piada, para além disso se as coisas forem fáceis de configurar manualmente isso vai fazer com que não exista tanto receio de meter as mãos na massa.

4 - Acho que para ter sucesso deve ser fácil de usar e configurar por um recém chegado mas ao mesmo tempo não limitar os utilizadores avançados. Não tem piada alguém aprender a mexer e a configurar para depois se aperceber que para fazer algumas coisas é mais complicado que noutras distros supostamente mais hardcore.

5 - Meter tudo no mesmo cd/dvd era bom, assim o utilizador podia testar e escolher depois. Claro que remover os ambientes que não se quer tem de ser fácil e não causar chatices. Para quem já sabe o que quer, deve haver uma opção para só instalar o ambiente desejado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 22:33
Mensagem: #17
RE: Distro Linux Peopleware
Ok, cá vai;

I- No que diz respeito ao nome, creio que qualquer um dos sugeridos foi bom.

II- A única distribuição que utilizei de forma mais activa foi o centos, mas creio que para o proposto não é a que seja mais apropriada.
No meu ver, acho que seria porreiro usar uma remasterização do Fedora que regra-base costuma vir bem recheada com drivers e tudo aquilo que seja necessário.

III- A total customização do suposto DVD de instalação (ok, alguns dos utilizadores poderiam preferir uma simples iso não superior a 700mb) através do Revisor. Aqui dava para inserir tudo quanto fossem drivers, codecs, aplicações que a maioria dos utilizadores achasse necessário ter na distro.

IV- Como tinha sido falado por aqui, era bom poder ter mais do que um desktop environment. O porreiro é que o Fedora nos deixa instalar o gnome, o kde e o xfce a partir do dvd de instalação.
A partir daqui era um pouco o tradicional mote do "à vontade do freguês".

A minha opinião!


L.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 23:20
Mensagem: #18
RE: Distro Linux Peopleware
Não para meter ninguém abaixo, até porque acho este tipo de ideias excelentes iniciativas...
No entanto porque é que em vez da criação de mais uma distro(no meio de milhões e milhões), apenas não se cria um grupo de desenvolvimento para a ajuda a uma distro?ou até mesmo fazer uma aplicação que iria permitir aos utilizadores fazer XPTO que ainda não é possível fazer?(difícil eu sei lol)

Já existem tantas distribuições no mercado, todos os dias aparecem novas...poucas delas tem qualquer tipo de impacto mínimo no mercado...e achava melhor existirem apenas 2Distros e serem excelentes do que existirem milhões e se aproveitar apenas 1 ou 2...

no entanto alguma ajuda que eu possa dar...ca estarei!Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-02-2009, 00:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2009 01:04 por acidizer.)
Mensagem: #19
RE: Distro Linux Peopleware
(23-02-2009 23:20)RaCcOn Escreveu:  (...)ou até mesmo fazer uma aplicação que iria permitir aos utilizadores fazer XPTO que ainda não é possível fazer?(difícil eu sei lol)

Salvo erro, um dos primeiros métodos para "obter" o ubuntu ultimate, era através de uma aplicação que utilizava um repositório específico para permitir ao utilizador ter a suite do ubuntu ultime através de uma interacção com o aptitude e o dito repositório.

Seria mais ou menos isso a que te referias? Criar uma espécie de repositório específico que fosse possível instalar de uma forma mais simples?

EDIT: A dita aplicação é o Ultamatix, sucessor do Automatix.

L.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-02-2009, 13:23
Mensagem: #20
RE: Distro Linux Peopleware
O que me refiro é um pouco vago, até porque não dei nenhuma ideia em concreto.
O que queria dizer com isto era apenas que acho desnecessário a criação de mais uma distro no meio de milhões que já existem, assim o seu peso seria muito pouco significativo...
Até porque como todos sabemos, hoje em dia tudo se virou para ubuntu, mais friendly user e tudo mais que todos nós sabemos...
acharia muito mais interessante a criação de determinada aplicação que ainda não existe, ou então a criação de um grupo de apoiantes de determinada distro a ajudar no seu desenvolvimento, seja a fazer o que for, desde tradução de aplicações até optimização etc etc etc...
Tenham em conta que mexer no código dos outros é muito mais muito complicado...e ou se começa algo de raiz ou então vai ser demasiado complicado...
Mas isto sou apenas eu a dizer...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)