Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Distro Linux Peopleware
03-01-2009, 16:43 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2009 16:44 por Sheik.)
Mensagem: #1
Distro Linux Peopleware
Boas pessoal,

Para começar bem 2009, lembrei-me de criar uma distribuição Linux com o apoio do Peopleware. No entanto, surgiram-me algumas questões para as quais peço a vossa ajuda:

1 - Que nome deve ser dado a esta distribuição? Sugestões por favor Wink

2 - Sobre que "base" deve esta distribuição ser construída? Deverá ser feito a partir de uma base mais "primitiva" (Red Hat, Debian, Slackware..) ou partir de uma distribuição mais actual (um derivado do Ubuntu, por exemplo)?

3 - Que possíveis vantagens teria/deveria esta distribuição apresentar face às alternativas já existentes? O que falta às distribuições actuais?

4 - Deverá ser direccionada para recém-chegados ao Linux ou para utilizadores mais avançados?

5 - Que aspecto gráfico ("desktop environment") deve ser utilizado? KDE, Gnome, XFCE?

E por agora é tudo... Smile Manifestem-se! Cool

Peopleware
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 17:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2009 17:24 por Rodolfo.)
Mensagem: #2
RE: Distro Linux Peopleware
(03-01-2009 16:43)m4n_in_bl4ck Escreveu:  Boas pessoal,

Para começar bem 2009, lembrei-me de criar uma distribuição Linux com o apoio do Peopleware. No entanto, surgiram-me algumas questões para as quais peço a vossa ajuda:

1 - Que nome deve ser dado a esta distribuição? Sugestões por favor Wink

2 - Sobre que "base" deve esta distribuição ser construída? Deverá ser feito a partir de uma base mais "primitiva" (Red Hat, Debian, Slackware..) ou partir de uma distribuição mais actual (um derivado do Ubuntu, por exemplo)?
Na minha opinião penso que poderia ser baseado em Ubuntu, acho que é a versão mais usada pelos users do Fórum Peopleware e é a que vem logo à cabeça quando se fala em Linux
3 - Que possíveis vantagens teria/deveria esta distribuição apresentar face às alternativas já existentes? O que falta às distribuições actuais?

4 - Deverá ser direccionada para recém-chegados ao Linux ou para utilizadores mais avançados?

5 - Que aspecto gráfico ("desktop environment") deve ser utilizado? KDE, Gnome, XFCE?
Gnome, mais leve e não consome muitos recursos, temos de pensar em quem tem pc's mais antigos e menos potentes
E por agora é tudo... Smile Manifestem-se! Cool

Peopleware
É um bom projecto, vamos ver qual será o nivel de aceitação do pessoal.
Força nisso!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 17:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2009 17:25 por semtido.)
Mensagem: #3
RE: Distro Linux Peopleware
1- PPlix XD
2- Talvez sobre um derivado do ubuntu... depende, o ideal é que dê para ser o mais flexivel possivel
3- Para mim, devia ser o mais livre possivel, ao mesmo tempo nao descartando o closed source (ou seja, trazer drivers, codecs etc, quero la saber se sao closed source ou nao)
4- Ambos. Deverá ser flexivel o suficiente, para se adaptar Tongue
5- TODOS! escolha do utilizadorTongue Acho que o que falta ao linux, e um sistema com todas as capacidades, em que uma pessoa depois escolhe entre elasTongue
(03-01-2009 17:22)Rodolfo Escreveu:  
(03-01-2009 16:43)m4n_in_bl4ck Escreveu:  Boas pessoal,

Para começar bem 2009, lembrei-me de criar uma distribuição Linux com o apoio do Peopleware. No entanto, surgiram-me algumas questões para as quais peço a vossa ajuda:

1 - Que nome deve ser dado a esta distribuição? Sugestões por favor Wink

2 - Sobre que "base" deve esta distribuição ser construída? Deverá ser feito a partir de uma base mais "primitiva" (Red Hat, Debian, Slackware..) ou partir de uma distribuição mais actual (um derivado do Ubuntu, por exemplo)?
Na minha opinião penso que poderia ser baseado em Ubuntu, acho que é a versão mais usada pelos users do Fórum Peopleware e é a que vem logo à cabeça quando se fala em Linux
3 - Que possíveis vantagens teria/deveria esta distribuição apresentar face às alternativas já existentes? O que falta às distribuições actuais?

4 - Deverá ser direccionada para recém-chegados ao Linux ou para utilizadores mais avançados?

5 - Que aspecto gráfico ("desktop environment") deve ser utilizado? KDE, Gnome, XFCE?
Gnome, mais leve e não consome muitos recursos, temos de pensar em quem tem pc's mais antigos e menos potentes
E por agora é tudo... Smile Manifestem-se! Cool

Peopleware
É um bom projecto, vamos ver qual será o nivel de aceitação do pessoal.
Força nisso!

Gnome, mais leve?? Onde é que andas tu pa? XD
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 17:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2009 17:36 por Ana.)
Mensagem: #4
RE: Distro Linux Peopleware
Uau, interessante!


1 - Peopleware, Linux for People Big Grin

2 - Dado que a maior parte dos leitores, muitos deles que começaram a explorar há pouco tempo o Linux, usam Ubuntu, porque não? Lembrem-se do Mint, o qual eu admiro bastante. Se quiserem fugir ao Ubuntu por alguma razão, Fedora também é muito bom.

3 - Falo por mim: codecs e outras coisas ditas proprietárias, ferramentas básicas de programação (mesmo básicas), java, flash, wine.

GNOME-DO, é essencial, é lindo, não dá para viver sem ele.

Depois decide-se se se aposta no eye-candy com a inclusão de uma dock como a cairo-dock, calendário rainlendar, desklets, etc.

Tenho esta tabela mais ou menos actualizada, por onde me guio, quando formato o Ubuntu ou Windows: http://ananarciso.com/docs/software_essencial.html

Incluir repositórios por defeito como o Getdeb, do Google, do Cairo-Dock, etc.


4 - para um público mais geral, começando pelos mais iniciados, mas abrindo portas aos mais avançados. Acho que a ideia de uma boa distro não é termos de compilar os componentes do SO à pata.

5 - KDE não apoio, continuo a achá-lo muito pesado e bugado. Gnome sem dúvida, mas XFCE também é uma boa aposta. Se der, incluir os dois, visto que as aplicações que se costumam incluir num são similares à do outro.

Quero ouvir mais opiniões! =)

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 17:55
Mensagem: #5
RE: Distro Linux Peopleware
(03-01-2009 17:24)semtido Escreveu:  Gnome, mais leve?? Onde é que andas tu pa? XD
Pelo menos é o que tenho lido. Mas para mim é melhor, já por várias vezes tentei o kubuntu e não me adaptei ao aspecto gráfico do mesmo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 19:12
Mensagem: #6
RE: Distro Linux Peopleware
Excente iniciativa:

1- P-nux

2- Mandriva

3- Apenas uma boa compilação de todo bom software disponivel (livre ou não!) e seria sempre o NOSSO linux que, só por si, é uma vantagem!

4- Talvez duas distros, uma LIVE tipo Knoppix para os iniciados e/ou apressados (eu...Rolleyes ) e outra mais completa para quem já percebe do assunto de olhos fechados...

5- KDE... 4.2?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 19:20
Mensagem: #7
RE: Distro Linux Peopleware
1 - PeoplewareOS ou PwOS

2 - Baseado em FreeBSD 7

3 - Muitos programas novos, como o wine, melhor adaptado ao utilizador

4 - Dar para os dois de forma a que dê para que um utilizador recem chegado encontre tudo o que pretende e conforme vá evoluindo, no seu vagar, possa tirar o máximo partido deste

5 - E que tal criar um sistema híbrido? Não sei se é possível mas meter lá Gnome e KDE ao mesmo tempo (sendo que o utilizador escolhia qual queria ser instalado, podendo depois trocar) seria algo inovador

Criar um Live CD

Achei algo fantástico o Peopleware criar um SO dele!
Apoiado!

It's a basic truth of the human condition that everybody lies.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 20:11
Mensagem: #8
RE: Distro Linux Peopleware
Obrigado pelo vosso apoio e pelas vossas sugestões! Queria só deixar aqui duas notas (ideias, na verdade):

O nome deve ser apelativo, deve relembrar o Peopleware e, acima de tudo, deve ser fácil de manipular. Porquê? Bem, uma das minhas ideias seria fazer uma distribuição "completa" e outra mais leve, para correr em Pen's USB e em computadores mais fraquitos. Neste caso, se escolhessemos o KDE, poderiamos utilizar o LXDE para a versão reduzida, e/ou, no caso de optarmos pelo Gnome, utilizaríamos o XFCE para a versão reduzida. Assim sendo, o nome deve ser fácil de manipular para que possa remeter para as diferentes versões, sem grandes mudanças ao nome original. Um pouco à semelhante do que acontece com o Ubuntu, do Kubuntu e do Xubuntu. Fiz-me entender? Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2009, 22:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-01-2009 22:48 por racoq.)
Mensagem: #9
RE: Distro Linux Peopleware
Ricardo, podes começar por aqui:

http://www.dreamlinux.com.br/tutorials/3...aster.html

Essa ferramenta parece ser bastante fácil de usar, e tem uma vantagem, podes basear a nova distribuição no Dreamlinux (que usa por baixo Debian, e todos os seus repositórios), que já por si só é uma referência de estética nas distribuições de Linux.

Se baseares na versão 3.5 do Dreamlinux eque aí vem que está actualmente em release candidate, já vem com o XFCE (que rivaliza qualquer ambiente de Gnome a nivel de aspecto) o que dava para usar quer para máquinas mais antigas quer para mais recentes, eliminando o trabalho de manteres duas distribuições. E parece que tras uma nova tecnologia complementar ao liveremaster denominada FlexiBoost

Assim redirecionavas esforços para construir 2 versões. Uma de 64 bits e outra de 32 bits, ou então uma comum 32 bits com suporte PAE activo para suportar módulos de memória superior a 3GB. Isto é absolutamente necessário, visto que a arquitectura actual de 32 bits sem PAE a nivel de memória está cada vez mais a se tornar limitada, dado que os computadores novos geralmente não têm menos de 3 GB.


Para uma experiência óptima concordo com a ideia da Ana de incluires o Gnome DO.

Como o tom standard do peopleware é o "verde" talvez se justificasse um novo fundo com essa cor, e talvez algumas alterações de modo a este tom de cor ser predominante nesta nova distro.

Depois disto práticamente já tinhas tudo feito.

Isto é apenas os meus 2 cêntimos


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2009, 22:36
Mensagem: #10
RE: Distro Linux Peopleware
grande ideia

eu não percebo nada de Linux mas se precisarem de ajuda no aspecto gráfico da coisa posso tentar dar uma ajuda, nem que seja por na pratica as ideias de alguém
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)