Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda ITED + ZON
26-11-2012, 12:11
Mensagem: #11
RE: Ajuda ITED + ZON
Ok obrigado,

Logo tentarei digitalizar o Manual e experimentar o OP1.

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-12-2012, 12:44
Mensagem: #12
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva, conseguiste resolver o problema?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-04-2013, 15:19
Mensagem: #13
RE: Ajuda ITED + ZON
(20-11-2012 13:34)brunoantunes Escreveu:  Viva,

Já faz algum tempo desde a ultima vez em que mexi em redes ATI/ITED mas se nao estou em erro, o que percebi da tua caixa foi:

DDC Primário: Possibilidade de ligar a 4 "operadores" via pares de cobre (ligacao via RJ45 ou cabo de rede se preferires);
DDC Secundário: Total de 6 tomadas de rede OU ligacao a 6 divisoes da casa, sendo que cada divisao tem mais de uma tomada, esta ultima com maior probabilidade. Em todo o caso, cada ponto do DDC Secundário está ligado internamente ao DDC Primário, sendo possivel escolher a fonte via botao comutável.

Quanto ah segunda metade:

Do lado esquerdo, tens 2 opcoes de ligacao via cabo coaxial, MATV e CATV.

MATV quer dizer que o sinal vem do edificio e, normalmente, é sinal partilhado/publico.
CATV quer dizer que o sinal é "interno" e privado, normalmente, associado a uma operadora.

Do lado direito, tens a possibilidade de ligar 10 pontos coaxiais + 6 de reserva, sendo que tens 6 pontos ocupados.

Quanto ah passagem do sinal, parece-me relativamente simples.

Uma vez tendo o router perto do ATI, bastará ligar um cabo RJ45 (cabo de rede) no DDC Primário na entrada 2 e no DDC Secundário escolheres a ultima opcao OP4.
desta forma, o sinal deverá ir para todas as divisoes e em cada tomada bastará ligares uma box para ligacao a TV OU um filtro/adaptador para o telefone OU ligar o pc directamente.

Agora, consideracoes a ter em conta:

- O teu ATI nao tem ligacao por fibra, como tal, terás de fazer uma puxada do sinal para poderes ligar aí o router;
- A marca/modelo ou manual do ATI/ITED seria optimo para confirmar que as ligacoes estao como previstas.

Viva Bruno, parece-me que és um entendido nestas andanças do ITED. Estive a verificar este post com atenção mas ainda tenho dúvidas:
O cenário que pretendo é o seguinte:
Ter a BOX e o router na sala e depois do router ligar um cabo RJ45 à tomada 3 da sala. No quadro ATI retiraria da tomada 3 o sinal e ligaria ao switch assim como todas as fichas do quadro ATI para cada uma das divisões. Este cenário faz algum sentido?
1. O meu quadro é bastante diferente do exemplo aqui apresentado. Será possível que para o meu quadro em questão possas efectuar a mesma explicação?
2. Como dá para ver não tenho muito espaço na caixa ATI mas ainda vou verificar se consigo ter um switch dentro da caixa ATI. Nem que ela fique entre-aberta.
No entanto tenho uma dúvida. Em cada divisão só tenho 1 tomada e para cada "área" tenho 2 ficas RJ45 no quadro ATI. Em qual delas tenho que ligar ao switch?

Não tenho nenhuma informação relativamente à caixa, nem modelo, mas cá vai a imagem.

[Imagem: 15587601_P1150751.JPG]

Obrigado desde já pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-04-2013, 22:30
Mensagem: #14
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva arichard,

Antes de mais bem-vindo ao fórum. Deixo-te também a sugestao para te apresentares no fórum aqui e a recomendacao de leres o regulamento aqui.

Para clarificacao, o que tu pretendes com o switch é que ele receba o sinal do router e depois transmitir esse sinal para o resto das tomadas é isso?

Se a minha interpretacao estiver correcta, posso adiantar que nao precisas colocar o switch no ATI.

Passo a explicar, para cada área tens uma entrada(lado esquerdo) e uma saída de sinal(lado direito). No caso da área 1, o cabo cinza envia o sinal para a tomada e o cabo branco comuta esse sinal para outra tomada (o que é chamado de uplink). Posto isto, o cabo branco da área 1 está a fazer um uplink para a area 2 ter sinal. O segundo cabo branco da area 2 está a fazer um uplink para a area 3 ter sinal, e assim por diante.

Para o teu caso, a area 3 (que assumo que é o que tu referes como tomada 3) vai receber o sinal do router, logo, nao precisas de ter um cabo na primeira entrada, apenas precisas de um cabo para fazer uplink para as outras areas. É quase como montar um puzzle, uma peca vai dar lugar ah outra.

Deixo a sugestao de que, em vez do switch, podes colocares o router no ATI (caso haja essa possibilidade) e assim aproveitas o switch para outra situacao. Mas volto a salientar, para esta configuracao, nao precisas do switch.

Obs: Para ambos os cabos que saiem do Primário DDC (cabo cinza), caso nao tenhas nenhuma operadora a enviar sinal, nao precisam estar ligados.

Alguma dúvida fica ah vontade Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)