Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Correr jogos no Ubuntu sem Ambiente de trabalho Unity
19-11-2012, 21:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-11-2012 06:52 por CMatomic.)
Mensagem: #1
Correr jogos no Ubuntu sem Ambiente de trabalho Unity
Atenção:ler ate ao fim antes de fazer qualquer coisa.

Muitos nos reparam que o compiz do Unity retira despenho dos jogos no ubuntu 12,04 , muitas das vezes tem que se desinstalar o unity para podermos jogar com melhor desempenho possível , e questionei não era possível desligar o ambiente de trabalho unity e correr só jogo , como estamos em Linux tudo é possível foi a pesquisa , encontrei varias soluções para assuntos diferentes compilei a informação , o resultado é correr um jogo sem o ambiente de trabalho sem desinstalar nada e voltar de novo ao ambiente de trabalho Unity de forma automática .

para isso vamos ter que fazer um script para executar os comandos e um ícone do jogo para por na barra do unity


o seguinte script serve para executar os comandos , para matar o ambiente de trabalho unity , abir o openbox e correr o jogo e depois sair do jogo matar o openbox e abir de novo o Unity

Quem não tem o OpenBox instalado vamos instalar , em um ambiente de trabalho muito minimalista , e porque de instalar o open box vezes pode haver problemas no som do jogo e com ambiente de trabalho minimalista como o openbox garante que o som funcione

Código:
sudo apt-get install --no-install-recommends openbox

poderão criar o script com o Gedit

Código:
#!/bin/bash



openbox --replace &
killall -9 unity


sleep 1


killall -9 unity-window-decorator &
killall -9 unity-panel-service &

sleep 1


endereço do executável  do jogo ( exemplo /home/utilizador/pasta do jogo /executável do  jogo  )


unity --replace &
killall -9 openbox



exit 0

salvar o ficheiro que criamos
devemos dar a permissão de execução do script para isso vamos clicar com lado direito do rato em cima do ficheiro que criamos depois escolhemos a opção Propriedades -Permissões depois selecionamos a opção executar .

agora vamos criar o ícone do script que criamos para o unity

Código:
[Desktop Entry]
Name=nome do jogo
GenericName=nome resumido
Comment=PHP IDE for PHP development
Type=Application
Categories=GNOME;GTK;Game;CardGame;
Exec=endereço do scrit que criamos a cima ( exemplo /home/utilizador/ script )
Terminal=false
StartupNotify=true
Icon= endereço do ícone do jogo

salvar o ficheiro com nome de " jogo.desktop "
onde diz jogo pode ser qualquer nome
depois passar o ícone que criamos para a barra do unity

E para queles teimosos e apressados em jogar, que tal iniciar o jogo logo no login ? só mesmo o jogo e mais nada

" não é preciso instalar o openbox "

vamos criar um script muito simples



Código:
[Desktop Entry]
Name= nome do jogo  ( exenplo: Enemy Territory:Quake Wars )
Comment=This session logs you directly to play ETqw
Exec=endereçoDojogo ( ou comando de excução)
Icon=
Type=Application

salvar o script com nome do vosso jogo sem espaços no nome da seguinte maneira " NomeDojogo.desktop "

e passar para a pasta /usr/share/xsessions

Código:
sudo cp  NomeDojogo.desktop   /usr/share/xsessions

e assim podem jogar o vosso jogo com o máximo de desempenho
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2012, 01:04
Mensagem: #2
RE: Correr jogos no Ubuntu sem Ambiente de trabalho Unity
Talvez a sua ideia funcione uma vez que retira a carga gráfica do momento.

Eu tenho andado muito curioso em função destas perdas de rendimento no Xubuntu e Lubuntu que também acontecem, a carga média de um Xubuntu está em 1.258 mb e no lubuntu 1.158 numa arquitectura igual , o que é excessivo.

Isto tem-me acontecido com um pc toshiba de 2gb memoria ram. Roda melhor o KDE que o xubuntu e lubuntu e por vezes sofre picos de processos que atrasam as ordens chega a ser de minutos, tentei de tudo desde zeitgeist, zram, ediçao do xorg etc, cheguei à conclusão de que provávelemente existe um problema mais fundo que o gráfico provávelement a gestão do próprio processador nas novas edições do Ubuntu, assim no meu caso a opção de regredir até ao 10.04 foi a melhor.

No entanto creio que a sua solução é ingeniosa não me havia ocurrido.

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)