Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
04-12-2012, 02:24
Mensagem: #1
Ubuntu Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Boa noite a todos!

Apesar de ser um novato nestas andanças do mundo Linux, é uma área que a mim me interessa muito.

Recentemente comprei um portátil Samsung NP530U4C-SP03PT: Intel Core i5, RAM 6Gb DDR3, SSD 24Gb + HDD 1Tb e Intel HD Graphics 4000 + NVIDIA GeForce GT 620M.
Como acho a nova interface do Windows 8 pouco produtiva e nada prática, decidi instalar o meu SO favorito de há já uns tempos... Refiro-me ao Ubuntu (instalei a versão 12.10 64 bit).
Após algumas dificuldades devido ao Secure Boot e UEFI, lá consegui instalar com tudo a funcionar (pelos menos até agora) correctamente.

A única coisa que fiquei a perder em relação ao Windows 8 foi a duração de bateria, que apesar de ter uma duração aceitável com Ubuntu, durava mais com Windows 8.
A minha primeira hipótese é que poderá estar relacionado com as gráficas... Sabendo que a da Intel é a que consome menos recursos, não sei até que ponto a da NVIDIA estará a ser também utilizada. Uma das coisas que acho estranho, é que quando vou ver os Drivers Adicionais, a lista aparece vazia com a informação que "Nenhum driver proprietário está em uso".

Neste sentido gostaria que me ajudassem com 3 questões:

1 - Como posso saber qual das 2 gráficas está a ser usada?
2 - O que me aconselham para fazer a gestão das 2 gráficas? (Aqui o Windows leva a melhor porque a gestão é feita de forma automática)
3 - Que alterações posso fazer no Ubuntu para tirar melhor rendimento da bateria? (A única coisa que fiz foi reduzir algum do brilho do ecrã... Com Windows 8 a bateria durava pelo menos mais 2 horas quando comparamos com Ubuntu)

Toda a ajuda será benvinda.

Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-12-2012, 16:54
Mensagem: #2
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Sobre "1" e "2", le sobre o projecto bumblebee, que basicamente é um projecto para fazer Linux utilizar a tecnologia Nvidia Optimus com que vêm os novos portateis (têm 2 placas graficas: uma discreta-potente-para-3d e uma integrada-que-consome-pouca-energia)
Segue as instruções que têm na wiki, instala e le como se utiliza


(04-12-2012 02:24)jpmacedosilva Escreveu:  Boa noite a todos!

Apesar de ser um novato nestas andanças do mundo Linux, é uma área que a mim me interessa muito.

Recentemente comprei um portátil Samsung NP530U4C-SP03PT: Intel Core i5, RAM 6Gb DDR3, SSD 24Gb + HDD 1Tb e Intel HD Graphics 4000 + NVIDIA GeForce GT 620M.
Como acho a nova interface do Windows 8 pouco produtiva e nada prática, decidi instalar o meu SO favorito de há já uns tempos... Refiro-me ao Ubuntu (instalei a versão 12.10 64 bit).
Após algumas dificuldades devido ao Secure Boot e UEFI, lá consegui instalar com tudo a funcionar (pelos menos até agora) correctamente.

A única coisa que fiquei a perder em relação ao Windows 8 foi a duração de bateria, que apesar de ter uma duração aceitável com Ubuntu, durava mais com Windows 8.
A minha primeira hipótese é que poderá estar relacionado com as gráficas... Sabendo que a da Intel é a que consome menos recursos, não sei até que ponto a da NVIDIA estará a ser também utilizada. Uma das coisas que acho estranho, é que quando vou ver os Drivers Adicionais, a lista aparece vazia com a informação que "Nenhum driver proprietário está em uso".

Neste sentido gostaria que me ajudassem com 3 questões:

1 - Como posso saber qual das 2 gráficas está a ser usada?
2 - O que me aconselham para fazer a gestão das 2 gráficas? (Aqui o Windows leva a melhor porque a gestão é feita de forma automática)
3 - Que alterações posso fazer no Ubuntu para tirar melhor rendimento da bateria? (A única coisa que fiz foi reduzir algum do brilho do ecrã... Com Windows 8 a bateria durava pelo menos mais 2 horas quando comparamos com Ubuntu)

Toda a ajuda será benvinda.

Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-12-2012, 19:08
Mensagem: #3
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Penso que come ste comando consegue ver qual a grafica em uso-


lspci | grep VGA

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-12-2012, 01:58
Mensagem: #4
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
(18-11-2012 03:32)RaCcOn Escreveu:  Instalas o bumblebee

O bumblebee permite que utilizes a placa nvidia sempre que necessitares, por defeito ela vai estar sempre desligada, consequência das definições da nvidia optimus.
Quando quiseres chamar um jogo por exemplo em que pretendas que seja ligada a placa nvidia, deves chamar com o seguinte comando:

Código:
# optirun jogo_que_queres_abrir

Para instalar o Bumblebee

Ubuntu 10.04, 11.04, 11.10 e 12.04

Adicionar repositório

Código:
# sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates -y && sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable -y && sudo apt-get update

Instalar aplicação

Código:
# sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Ubuntu 12.10

Eliminar alguns pacotes e drivers da nvidia

Citar:# sudo apt-get purge bbswitch-dkms bumblebee-nvidia nvidia-current

Depois instalas os pacotes que o Ubuntu 12.10 tem em falta em relação aos anteriores

Citar:# sudo apt-get install linux-headers-generic

Adicionas o repositório

Código:
# sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable -y && sudo apt-get update

Instalar o bumblebee e os drivers necessários.

Código:
# sudo apt-get install bbswitch-dkms bumblebee bumblebee-nvidi

Reiniciar a máquina

Código:
# sudo reboot


Placas gráficas compatíveis com o bumblebee

Código:
GeForce GTX 680MX
GeForce GTX 680M
GeForce GTX 675MX
GeForce GTX 675M
GeForce GTX 670MX
GeForce GTX 670M
GeForce GTX 660M
GeForce GT 650M
GeForce GT 645M
GeForce GT 640M
GeForce GT 640M LE
GeForce GT 635M
GeForce GT 630M
GeForce GT 625M
GeForce GT 620M
GeForce 610M
GeForce GTX 580M
GeForce GTX 570M
GeForce GTX 560M
GeForce GTX 485M
GeForce GTX 470M
GeForce GTX 460M
GeForce GT 555M
GeForce GT 550M
GeForce GT 540M
GeForce GT 525M
GeForce GT 520MX
GeForce GT 520M
GeForce GT 445M
GeForce GT 435M
GeForce GT 425M
GeForce GT 420M
GeForce GT 415M
GeForce GTS 360M
GeForce GTS 350M
GeForce GT 335M
GeForce GT 330M
GeForce GT 325M
GeForce GT 310M

Saber se a nossa placa é compatível com a tecnologia Optimus

Código:
# lspci | grep VGA

Para verificar se temos o Bumblebee correctamente instalado

Código:
# glxspheres

Verificar quantas FPS conseguimos, de seguida fechamos a janela e corremos o comando

Código:
# optirun glxspheres



Assim terás o teu problema resolvido.

Se não quiseres estar constantemente a executar comandos na consola para chamar jogos ou aplicações, crias um atalho onde o comando seja executado para cada app. Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2012, 02:00
Mensagem: #5
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Obrigado a todos pelas dicas de ajuda e especialmente ao RaCcOn pelo tutorial tão fácil de se implementar e tão eficaz nos resultados.
Após seguir os passos todos direitos, tenho o portátil com uma duração de bateria muito similar há de quando tinha Windows 8.

Só me falta arranjar um programa que me ajude a criar perfis de energia... É aborrecido ter de estar a definir o brilho do ecrã sempre que inicio o sistema. E já agora que me criasse um perfil diferente para quando estou a utilizar a bateria do portátil, e outro para quando estou ligado à corrente.
Actualmente a minha instalação de Ubuntu 12.10 não faz isso (pelo menos que eu saiba).

Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2012, 10:20
Mensagem: #6
Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
So um aparte, com o 32bits ficavas melhor servido porque quase tudo é feito para 32 e detecta te os 6GB de RAM na mesma
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2012, 11:24
Mensagem: #7
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Primeiro adicionas o repositório.

Código:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/jupiter

Fazes update ao sistema

Código:
sudo apt-get update

Istalas o jupiter

Código:
sudo apt-get install jupiter



Depois de instalado vai aparecer-te um icon com um "raio" na barra.

Julgo que seja isto que queres!Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2013, 09:33
Mensagem: #8
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Boas!

Eu também me deparo com este problema, mas no meu caso a minha versão de Linux é o Mint 14 (Nadia) a 64bits.
A minha questão é, tendo em conta que o Mint é uma distro proveniente do Ubuntu, esta instalação do bumblebee também deverá funcionar?

Outra coisa que retirei daqui é que também vou passar para a distro a 32bits.

Desde já obrigado pela ajuda com estas dicas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2013, 10:56
Mensagem: #9
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Sim funciona da mesma forma.

A tua distro é baseada no Ubuntu 12.10 Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2013, 14:19
Mensagem: #10
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Obrigado pelas dicas!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)