Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Dúvida] A evolução da qualidade de imagem e a percepção do espetador
05-12-2012, 01:05
Mensagem: #1
[Dúvida] A evolução da qualidade de imagem e a percepção do espetador
Muito boa noite,

Tenho uma pergunta para vos fazer a todos: Em que medida é que a evolução da qualidade de imagem (por exemplo, o facto de agora termos TDT) afecta o modo como percepcionamos o que se passa nos vídeos que vemos?

Mais concretamente, qual dos factores como FPS, Resolução, Bitrate, etc, fazem com que consigamos ver mais pormenores na imagem, e captar pequenos gestos que podem fazer toda a diferença quando analisamos o comportamento de uma personagem, como é o caso das micro-expressões?

É que no outro dia estive a pensar no assunto e não cheguei a qualquer conclusão, apesar de as câmaras serem cada vez mais poderosas hoje em dia, os vídeos que nos chegam são todos a ~25fps, pelo que isso não deve fazer diferença.

Desde já um obrigado a quem me tirar esta dúvida que há muito me mói a cabeça.

E já agora, visto estar a discutir isto também com um amigo, que modo terei de lhe provar isto? Como posso "simular" uma resolução de imagem mais pequena mantendo o tamanho da imagem?

Cumprimentos!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-12-2012, 14:00
Mensagem: #2
RE: [Dúvida] A evolução da qualidade de imagem e a percepção do espetador
Estás a falar em vídeos de filmes e séries de TV, mas acho que há muitos conteúdos a 50 FPS que não caiem nestas categorias. Desporto, por exemplo.

Quanto à resolução, está aqui uma comparação: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/co...utions.png
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2012, 03:44
Mensagem: #3
RE: [Dúvida] A evolução da qualidade de imagem e a percepção do espetador
Obrigado pela ajuda Smile
Caso alguém venha aqui parar alguma vez devido a uma pesquisa, aquilo que concluí foi: para a percepção do espetador, aquilo que mais afectou na evolução da qualidade da imagem:
-Hoje em dia cada pixel tem suficientes bits para o descrever de modo a conseguir criar mais cores diferentes daquelas que o olho humano consegue distinguir - 10 milhões. Há uns belos anos ainda não era possível.
-A resolução de ecrã, obviamente, é das coisas que mais influencia. Passar de resoluções dos 320x200 para 1920x1080 é um grande avanço, porque uma resolução mais pequena, quando num ecrã maior, a imagem vai ser esticada perdendo detalhes.
-A frame rate também pode ajudar a isto, no sentido em que quando existem mais imagens gravadas por uma câmara mais coisas são gravadas do real, pelo que temos uma maior aproximação daquilo que foi efectivamente gravado.
-O sinal ter passado de analógico para digital, devido às interferências.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)