Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RESOLVIDO] Licenciar software criado por nós.
06-12-2012, 15:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2015 02:36 por progster.)
Mensagem: #1
[RESOLVIDO] Licenciar software criado por nós.
Viva,

Após uma "discussão" com um grupo de amigos relativamente a uma dúvida que já me "persegue" à algum tempo, confesso que fiquei ainda pior do que já estava antes, logo decidi aqui criar este tópico não só para "meu proveito", mas também para qualquer outro membro da comunidade que possa ter à mesma dúvida.

É o seguinte:

Ao criarmos software para uso comercial, apesar de não ser obrigatório podemos licencia-lo certo? Logo, a minha questão é: - Temos de criar a dita cuja com software apropriado, ou podemos nós próprios por exemplo criar essa licença via notepad?

Agradeço desde já qualquer esclarecimento que me possam dar.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2012, 18:32
Mensagem: #2
RE: Licenciar software criado por nós.
Viva,

Alguém está por dentro do assunto?

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2012, 21:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2012 21:01 por rei007.)
Mensagem: #3
RE: Licenciar software criado por nós.
Viva,

O sistema de licenciamento não é algo que existe como framework como por exemplo um Java ou .NET.

É algo que desenvolves tu e que pode ir desde o mais simples como colocares no código uma vasta gama de códigos e ires dando ao pessoal como podes criar sistemas de encrypt que validam parâmetros, como números de máquinas e coisas afins.

No entanto existem sistemas genéricos que fazem isso por ti. Vê este link. Uma ferramenta gratuita que faz a "papinha" por ti.

Este que te apresento é FREE e é do género que a Microsoft usa nos seus produtos. No entanto, obriga-te a ter um servidor NET preparado para isso, tal como acontece com a Microsoft.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2012, 21:12
Mensagem: #4
RE: Licenciar software criado por nós.
É mais ou menos essa a ideia que tinha, mas mesmo assim estou a ver que ainda tenho muito que aprender.

Recomendas mais algum tipo de leitura?

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2012, 22:12
Mensagem: #5
RE: Licenciar software criado por nós.
Esse tipo de situações não têm nada que saber. Não há propriamente leitura sobre este assunto.

É algo que tens de pensar por ti e desenvolver.

Podes por exemplo encriptar um nome com um hash MD5, SHA1, etc e depois comparar com o que tens na base de dados. Se for igual está licenciado, caso contrário não está.

Podes ainda utilizar cifras do género, teres uma palavra que encripta uma determinada string e depois o programa faz o processo reverso sabendo a contra-senha.

Existem milhentas formas de fazer isto.

Podes utilizar os sistemas de check-digitas em que o resto da divisão de um determinado conjunto de números tem de corresponder, por exemplo, aos últimos dois de uma determinada chave, como acontece por exemplo com os NIBs, NIFs, Nº BI, referências de multibanco, etc, etc, etc.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2012, 11:51
Mensagem: #6
RE: Licenciar software criado por nós.
Olá Smile

Tu não te referes também aos direitos de autor? Ao licenciamento do programa nesse sentido?
Algo deste género,

Citar:Os programas de computador (software) são uma criação intelectual, sendo por isso protegidos em sede de direito de autor e equiparados a obra literária. Os softwares podem ser, portanto, registados perante o IGAC. Já o registo de hardwares deverá ser realizado perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), visto que não estão protegidos pelo direito de autor, mas pelo direito de propriedade industrial.

A protecção jurídica do software encontra-se prevista no Decreto-Lei n.º 252/94, de 20 de Outubro, posteriormente rectificado e alterado pela Declaração de Rectificação n.º 2-A/95, de 31 de Janeiro, e pelo Decreto-Lei n.º 334/97, de 27 de Novembro, respectivamente, e estabelece que, ao software que tiver carácter criativo é atribuída protecção análoga à conferida às obras literárias.
O software que for realizado no âmbito de uma empresa presume-se uma obra colectiva.
Quando um software for criado por um trabalhador no exercício das suas funções, ou segundo instruções emanadas do empregador, ou por encomenda, os direitos a ele relativos pertencem ao destinatário do programa.
Finalmente, são punidos como ilícitos criminais diversas violações do software, tipificadas principalmente na Lei da Criminalidade Informática (Lei n.º 109/2009, de 15 de Setembro), de entre os quais merece especial destaque, pela jurisprudência assinalável existente neste campo, a reprodução ilegítima de software.

Fonte

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2012, 14:55
Mensagem: #7
RE: Licenciar software criado por nós.
Sim, isso tambem faz parte do assunto.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-02-2013, 14:34
Mensagem: #8
RE: Licenciar software criado por nós.
Eu estou a desenvolver uma engine para um jogo, Open source e no fim irei lançar para o publico, noutro forum disseram-me que a licença ideal para isto seria uma licença MIT..

Agora para software prioritário, não temos de registar o copyright?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)