Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
17-12-2012, 16:26
Mensagem: #1
Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
Boa tarde,

Agradecia imenso que alguém aqui neste fórum, que esteja por dentro do funcionamento de discos rígidos, me tentasse explicar possíveis razões para o seguinte "fenómeno". Desde já agradeço a vossa atenção.

Em Novembro do ano passado, adquiri um portátil ASUS N53SV-SX420V, com um disco SATA 2.5'' de 650GB da Samsung. Quatro meses depois, em Março de 2012, tive que ir colocar o aparelho no arranjo, uma vez que o mesmo demorava a arrancar, tinha perdas de dados e o disco apresentava sectores danificados, com um valor elevado (não me lembro agora ao certo qual era) no parâmetro Reallocated Sectors Count no sistema S.M.A.R.T.. O disco foi trocado por um novo.

Em Agosto de 2012, o novo disco voltou a apresentar o mesmo problema: aviso de falha iminente, sectores danificados e um valor na ordem dos 100 no parâmetro Reallocated Sectors Count. Além disso, o adaptador de corrente A/C dava mau contacto. Voltei a enviar o portátil para a ASUS e foi trocado novamente o disco e o adaptador A/C.

Este terceiro disco, logo ao 3º dia de uso, começou a fazer uns barulhos estranhos de click (os dois anteriores não fizeram qualquer barulho), e voltando a analisar os parâmetros S.M.A.R.T., verifiquei que o Seek Error Rate e o Current Pending Sector Count estavam a vermelho. Utilizei o computador assim de Setembro até ontem (seguiu hoje de novo para a ASUS), sendo que o mesmo tinha crashes curtos (5-10s) de hora a hora e problemas em reproduzir áudio sem falhas, bem como alguma lentidão esporádica, progressivamente pior.

Não enviei o computador desta última vez para o arranjo logo quando verifiquei o problema porque precisava dele para a escola e não tinha nenhum substituto. Entretanto, o meu pai comprou um portátil ASUS X45C-SX292V para ele na passada sexta feira, com um disco SATA 2.5'' de 300GB da Toshiba. Passei os últimos dois dias a instalar e configurar software que preciso para as aulas. Qual não é o meu espanto quando hoje de manhã, ao ligar o computador, ele me apresenta um blue screen. Apenas consegui arrancar com ele após fazer um restauro do sistema, tendo perdido praticamente todo o software que tinha instalado no fim de semana e respectivas configurações.

O blue screen dizia respeito a um problema com o driver do leitor de cartões, que já actualizei, no entanto, e porque foi logo a primeira coisa que me veio à cabeça, instalei o programa HDD Regenerator para verificar o estado do disco. Surpresa, surpresa, o parâmetro Load Cycle Count passou de 0 para 11625 em apenas 3 dias e o programa dá aviso de falha iminente do disco.

Resumindo: 2 portáteis ASUS, 3 discos rígidos Samsung, 1 disco rígido Toshiba, no espaço de um ano, a apresentar problemas. Eu uso o computador essencialmente para programação, com o software recomendado pelos professores e nenhum dos meus colegas teve qualquer problema semelhante. No meu portátil, que usei de Setembro até ontem com o último disco rígido, tive o cuidado de não instalar nenhum software pirateado (anteriormente tinha apenas o Adobe Photoshop e o Microsoft Office).

Sou estudante de Engenharia Informática, durante os últimos anos arranjei computadores a amigos com os mais variados problemas, e nunca me deparei com uma situação destas. Tenho a noção básica do funcionamento interno de um disco rígido e do significado dos parâmetros do sistema S.M.A.R.T., mas não consigo encontrar uma justificação para tanto problema num tão curto espaço de tempo. Alguém tem alguma ideia?

Mais uma vez obrigado,
David
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-12-2012, 17:29
Mensagem: #2
RE: Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
UAU, que grande testamento Surprised mas gostei da estrutura do texto Tongue

David, antes de mais, bem-vindo ao fórum. Uma sugestao, nao te esquecas de ler o regulamento do fórum e, aproveitando a onda apresenta-te ah comunidade Wink

A minha primeira impressao é: mau uso Confused
Tendo conhecimento básico assumo que, no minimo, sabes que a agulha do disco é algo sensível, como tal: Passear com o portátil enquanto este está em uso; aquecimento; cortar o bife em cima do portátil; humidade; pó; Utilizacao 'Non-Stop' do uso do disco (instalacao/desinstalacao de software); equipamentos que possam gerar interferencias magnéticas (aqui estou a incluir quebras/picos de corrente); enfim, tens uma panóplia de opcoes ah tua escolha que podem influenciar a saúde de um disco.

Na segunda impressao, reparei que os teus portáteis sao de modelos semelhantes. Como tal, poderia acontecer que os discos tivessem vindo na mesma altura e poderiam estar com defeito. Tal teoria morreu quando mencionaste a marca dos discos usados: Samsung e Toshiba. Neutral

Obs: Para quem nao saiba, é algo comum as empresas encomendarem discos de, por exemplo, 600GB e depois reduzirem na fábrica para 300GB ou similar (fica mais 'acessivel' a mao de obra Smile).

Como ultima impressao, e porque já me estao a falhar alternativas, podemos afirmar que, por obra e graca do Espirito Santo, infelizmente, és uma pessoa de muito azar Unsure


As causas mais provaveis que vejo acontecer sao 2: Transporte dos portáteis enquanto estes estao a trabalhar ou picos de corrente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-12-2012, 17:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-12-2012 18:42 por Dark_Forever.)
Mensagem: #3
RE: Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
Obrigado pela rápida resposta Big Grin . Mais logo com calma vou dar um saltinho às regras e apresentar-me Smile

Do que referiste, algumas coisas podem ter tido influência, sim. Passear com o portátil ligado não o faço, ou só com bastante cuidado da sala para o quarto, sei o quão sensíveis são os discos; aquecimento também não é problema, este computador nunca passou dos 60ºC, normalmente está nos 40ºC; humidade também descarto, porque um dos discos avariou durante o Verão.

No entanto, sempre me questionei em relação à corrente eléctrica cá de casa. Não sei se é normal os portáteis ficarem com electricidade estática quando ligados à corrente, mas o meu fica sempre, algumas vezes parece-me que com alguma intensidade (neste onde estou agora não se nota porque é revestido de plástico, mas o outro sente-se no alumínio). No entanto, isso também me acontece em casa da minha namorada, e os portáteis que lá têm passado não têm tido problemas (à excepção de um netbook da ASUS).

Caso sejam picos de corrente, o que posso fazer?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-12-2012, 19:23
Mensagem: #4
RE: Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
Viva,

Electricidade nao é tanto a minha area de especializacao, mas precisas de ver se o problema tem origem dentro de casa. Algum curto-circuito por exemplo.
Se nao tens experiencia, o melhor é chamares um electricista ou aguardares alguém que te aconselhe a melhor opcao a seguir (com um busca-polos consegues detectar curto-circuito relativamente facil mas nao sei se é a melhor opcao).

É normal os portáteis ficarem com electricidade estática mas nao com muita intensidade, por isso é que se aconselha, de vez em quando, a descarregar a bateria por completo.

Podes tentar falar com vizinhos aí do prédio, ou da rua, para tentares avaliar se também acontece algo semelhante Confused

Infelizmente, há coisas que vem do além Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-12-2012, 21:16
Mensagem: #5
RE: Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
Aqui na zona onde vivo, muita gente ou não tem portátil por já ser de idade, ou os poucos que têm usam-no uma vez por semana, por isso não vale a pena perguntar.

Obrigado pelas respostas, vou tentar averiguar a qualidade da rede eléctrica e ver se o serviço técnico da ASUS me dá algumas pistas.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2012, 13:36
Mensagem: #6
RE: Problema recorrente com discos rígidos em equipamentos ASUS
Sim isso a partida é mau uso, pelo menos na primeira opinião...pancadas secas ou algo do género, outra hipótese é o magnetismo que também já foi referido isto apesar de os discos atualmente já terem proteção para isso.

(17-12-2012 17:29)brunoantunes Escreveu:  Obs: Para quem nao saiba, é algo comum as empresas encomendarem discos de, por exemplo, 600GB e depois reduzirem na fábrica para 300GB ou similar (fica mais 'acessivel' a mao de obra Smile).

Fiquei curioso quanto a isto, podes dar-me mais detalhes?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)