Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Recuperação de ficheiros a partir de um disco RAW irrecuperável
18-12-2012, 12:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2012 11:48 por dininis.)
Mensagem: #1
Recuperação de ficheiros a partir de um disco RAW irrecuperável
Boas, muito resumidamente apaguei o registo que existia no disco externo (não formatei).
Atualmente está como RAW, pois não pretendo formatar, mas pretendo recuperar os dados nele contidos.

Bem, basicamente foi isto que fiz:
  • Abri o DISKPART no CMD, selecionei o disco e a partição respetiva e fiz "clean" (sem o [all]). O objetivo era limpar a partição ao máximo para formatar de seguida em formato FAT32, mas a coisa correu mal e eliminou o registo do disco todo (eram 3 partições. 2 de 10GB e uma de 480GB)
  • Depois disso, tendo em conta que isto é nova matéria para mim, voltei ao gestor de volumes (local onde tinha, previamente, feito as partições) e iniciei um volume (na experança que os ficheiros lá estivecem - agora sei que foi estupido fazer)
  • Fui então pesquisar sobre o assunto e vi que só havia uma forma, viável, de refazer a trapalhada, através do TestDisk
  • Ele encontrou as duas partições de 10gb, mas era a outra que queria, e essa mesmo aparenta não ser possível recuperar
  • Fiz um deeperscan, e deu no mesmo então avancei para o Rebuild Boot Sector. Acabou agora recentemente e deixou-me com isto:
    [Imagem: 89Xm0.png]

Presumo que o próximo passo seria o Dump, mas não tenho a certeza... O rebuild FAT aparece lá que "expert only", então nem me vou aventurar.

Os ficheiros ainda lá estão, mas presumo que sem refazer a trapalhada e meter a partição tal como estava, não devo ir longe... Algumas sugestões? xD

Bom, o problema que ocorreu poderão verificar nesse spoiler acima.
A solução que encontrei, após várias tentativas falhadas de análise ao disco (incluindo uma imagem do mesmo), resolvi pesquisar mais a fundo sobre o assunto e encontrei este programa: EaseUs - Data Recovery Wizard.

Fiz uma análise completa do disco (500GB, foram 9h) e ele, basicamente, recuperou todo o conteúdo que tinha no disco (e mais algum que tinha eliminado já à uns tempinhos), e está tudo OK agora.

É bastante simples, é só ter paciência. (O programa não é grátis, nem deixa efetuar a recuperação sem uma licença. Mas mais vale gastar esse dinheiro que ficar sem ficheiros não é? Tongue )


Bem, resolvi dizer como ficou, apesar de não ter tido sugestões Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2012, 11:49
Mensagem: #2
RE: Recuperação de ficheiros a partir de um disco RAW irrecuperável
problema resolvido com sucesso.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)