Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
2 Router Thomson + 2 Redes Distintas
03-01-2013, 11:01 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2013 11:48 por tony.amfo.)
Mensagem: #1
2 Router Thomson + 2 Redes Distintas
Olá Pessoal...

Estou com um dilema... e precisava de ajuda!!!

Quero ligar dois routers thomson TG784n mas com duas redes distintas (ranges de ip diferentes) em que um deles é o "oficial" em que contem o acesso à Internet, e o segundo uma rede privada com dhcp pool diferente do primeiro, mas que faça o encaminhamento da Internet para o primeiro router...

Para que possam perceber melhor o caso, basicamente, tenho um café onde tenho a subscrição do serviço MEO... e tenho um cabo de rede que vai para o andar superior de minha casa! Nesse andar eu queria com um outro router que tenho (Thomson TG784n) criar uma rede privada que utilizasse a ligação à Internet do router do café, pois, uma vez que partilho a rede wireless aos clientes para que possam utilizar gratuitamente a Internet, não queria que podessem aceder aos meus equipamentos "pessoais".

Como faço para conseguir esta arquitectura?! Alguma dica de como posso fazer/configurar isto?!

[Imagem: RuKP.png]

O que tentei fazer, foi:

Coloquei o router principal com ip 192.168.1.254, e o segundo router atribui dois ip 192.168.1.250 e 192.168.82.250 com dhcp pool 192.168.82.100 a 192.168.82.200 e liguei a porta LAN4 do primeiro router à porta LAN1 do segundo... mas as boxes pararam de reproduzir e não funcionou lá muito bem... e por isso admito que exista algum conflito...

Obrigado pela Atenção!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2013, 12:15
Mensagem: #2
RE: 2 Router Thomson + 2 Redes Distintas
no thompson1 tens que fazer uma reserva de IP para as 2 box´es , de modo a que assumam sempre o mesmo IP e da gama do Thompson1, no Thompson 2 deves colocar no gateway o Thompson 1,.

Espero ter ajudado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 03:28
Mensagem: #3
RE: 2 Router Thomson + 2 Redes Distintas
Eu gostava de perceber algumas coisas do teu esquema...

- Porque é que está ali um switch (aparentemente a ocupar espaço e consumir energia?)
- Já consultas-te a MEO a fim de saber a legalidade da intervenção que estás a tentar fazer?

É que estás a tentar partilhar uma ligação contratada para o café para a tua casa, ou seja dois locais diferentes e distintos, o que faz com que seja mais ou menos o mesmo que partilhar a ligação com o vizinho do lado.

Aconselho-te a verificares essa situação antes de partires seja para o que for, pois podes ter problemas com a MEO devido a isso.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 13:18
Mensagem: #4
RE: 2 Router Thomson + 2 Redes Distintas
Obrigado RaCcOn...

Neste caso a casa é a mesma! Eu actualmente tenho uma BOX na sala do café e a outra no meu quarto, assim como tenho actualmente os meus restantes equipamentos ligados...
A casa é minha, o café está dentro de minha casa e é meu, assim como o contrato com a MEO também é meu... por isso não vejo qualquer ilegalidade... de qualquer forma obrigado pela dica!

Na verdade eu só quero mesmo é criar duas "redes virtuais" em casa, em cima da "rede fisica" que possuo... coisa que posso fazer com equipamentos que eu próprio posso comprar no supermercado, sem representar qualquer ilegalidade... a MEO apenas representa um serviço contratado e podia/pode ser um outro serviço qualquer de outro fornecedor qualquer!!!

Obrigado pela ajuda!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)