Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas Windows 8
04-01-2013, 20:22
Mensagem: #1
Dúvidas Windows 8
Boas, eu estou a pensar em comprar o Windows 8 (a versão digital a 30€), mas tenho algumas dúvidas, e se me pudessem ajudar agradecia.

1º - Eu tenho no meu pc o Windows XP SP3 (ou melhor tinha, mas instalei o Windows 8 CP para testar e funciona bem mas a versão CP acaba no dia 16, e vou voltar a instalar o XP, que era o que vinha de fábrica - licença OEM com cd de instalação e selo) e queria saber se é possível fazer uma instalação limpa do Windows 8, com a versão digital, pois li que com o XP não é possível criar um cd de instalação como é no Vista e no 7.

2º - Caso a minha primeira pergunta seja uma negativa, eu também tenho um portátil com o Windows 7 (e este está bem com o 7) e queria saber e era possível fazer a compra e download no 7, criar o cd de instalação no 7, mas depois fazer a instalação no meu pc com o XP (que é o pc onde quero por o Windows 8).

3º - Quero realizar a compra usando o serviço MBNet, alguém sabe se existe algum problema com isso? Eu uso esse sistema bastante (para compra de jogos na STEAM, PSN, etc) e até agora nunca tive problemas (a cerca de 1 ano e meio que uso o MBNet).

4º - Também ouvi relatos de que o Windows 8 apenas permite 5 instalação (ou reinstalação tipo ter de formatar o pc e voltar a instalar por algum motivo), isso é verdade? Ou apenas se refere que só podemos descarregar o Windows 8 5 vezes?

5º - Em relação a prova de compra (e de licença), serve o recibo envia para o e-mail, ou a Microsoft envia-nos algum tio de selo (como os selos que vem nas licenças OEM)?

6º - Quando corro o assistente de actualização do Windows 8, ele diz-me isto: "O seu computador não suporta o arranque seguro portanto não o poderá usar com o Windows 8"- Eu sei que isto é sobre o UEFI, e também sei que a minha BIOS não suporta o UEFI, mas isso implica que não posso instalar o Windows 8? Segundo o que li noutros forums, isso não impede de instalar o Windows 8, mas retira algumas funcionalidade. Isto é verdade? E caso sim, são funcionalidade importantes ou não?

E é tudo, peço desculpa por estar a ser chato, mas quero tirar todas as dúvidas antes de ir para a frente, mas também tenho de me despachar, porque a promoção acaba no fim deste mês. obrigado desde já-
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 05:18
Mensagem: #2
RE: Dúvidas Windows 8
Viva Pedro,

Sendo a tua primeira vez por aqui, bem-vindo. Sugiro-te que leias o regulamento do fórum aqui e, caso tenhas interesse nisso, apresenta-te ah comunidade aqui.

Respondendo as questoes, uma a uma, comecando por esclarecer a tua introducao:

A oferta que te referes, windows 8 por 30€, oferece-te um upgrade. Quer isto dizer que precisas de uma versao do windows actualmente instalada na máquina.

Aconselho-te a leres a informacao que vem directamente do site da Microsoft aqui, onde várias perguntas e exemplos sao mencionados.

1 - Apesar da oferta que compras ser um upgrade, na altura da instalacao, podes escolher se queres uma instalacao limpa (de raiz) ou uma actualizacao (instalacao por cima de windows actual).
Como tal, podes fazer essa instalacao via Win XP usando o assistente de actualizacao, mencionado no site acima.

2 - Apesar da pergunta acima ter tido uma resposta positiva, fica sabendo que tambem tens a possibilidade de criares a midia de instalacao noutra máquina (seja CD, DVD, USB, etc..). Contudo, saliento que, para a versao que vais comprar, precisas de ter uma versao Windows (XP, Vista ou 7) actualmente instalada na máquina.

3 - O fórum já tem vários tópicos sobre este tipo de assunto, podes confirmar aqui, mas se já tens uma experiencia considerável neste ponto, nao percebo a tua questao.

4 - Aqui estamos a falar no tipo de licenciamento. Se a memória nao me falha, no caso dessa promocao, podes mover a licenca que compraste de uma máquina para outra no máximo 5 vezes. Podes reinstalar o windows em uma máquina, tantas vezes quanto quiseres desde que, o windows esteja activo nessa máquina.

Obs: Alerto que fazer um upgrade de hardware (disco, gráfica, etc..) é considerado uma máquina nova.

5 - Quando fizeres a compra do windows, irás receber por email (ou outro meio que tenhas selecionado) a chave do mesmo. A prova de compra, servirá para tua (e deles tambem) proteccao.

6 - A questao do sistema UEFI serve mais como aconselhamento, nao é obrigatório mas é recomendado. Já foi falado várias vezes no blog sobre este ponto (como podes confirmar aqui) mas, basicamente, o UEFI veio trazer mais seguranca e a Microsoft quer bater o pé nesse ponto (mas com pouca forca para ninguém ouvir Wink)
Mas vantagens sao imensas, desde seguranca a rapidez, passando por fiabilidade Smile

E julgo que está tudo respondido.

Alguma questao adicional ou dúvida, fica ah vontade, aqui damos borlas Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 15:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-01-2013 15:40 por Pedro250.)
Mensagem: #3
RE: Dúvidas Windows 8
Obrigado pela resposta.

Em relação a outra coisa (a minha licença actual do XP), ela veio com o pc quando o comprei, há 7 ou 8 anos ou até mais, não tenho bem a certeza (o cd de recuperação/instalação só tem o SP1, vê lá o quanto antigo ele já não é) e a ultima vez que activei a chave foi ai a uns 3 ou 4 anos (a ultima vez que re-instalei o XP), desde ai apenas instalei o Windows 8 CP há uns meses para testar e assim tenho estado até agora.

Se eu voltar a instalar o XP agora, será que a chave não dará problemas? E será que uma chave de um XP SP1 dá para utilizar na promoção (eu tinha o XP actualizado com o SP3, e vou voltar a instalar o SP3 depois de instalar o XP)?

Outra coisa (este pergunta deve ser mesmo estúpida, mas não deve fazer mal perguntar na mesma): O meu pc "original" (o que veio da loja originalmente e que trazia a licença do XP e o cd, etc), dele apenas existe o disco rígido agora, porque as outras peças (ram de 1G passou para 2GB, gráfica nova a outra era fraquita, placa-mãe deu o berro tive de comprar outra, etc) foram sendo actualizadas ou substituídas quando avariadas ao longo dos anos, até mesmo a "caixa" do pc teve de ser trocada (a gráfica que tinha comprado não cabia na original que era bem pequena, tive de comprar outra), só restou mesmo o disco rígido (e os respectivos dados nele contidos).

Visto que uma licença OEM não pode ser trocada de pc para pc, a troca de tantos componentes do pc (a maior parte feita fora do vendedor original, que era uma loja que já fechou, nem pude usufruir dos 2 anos de garantia por causa da loja ter fechado pouco tempo depois de eu lá ter comprado o pc, qualquer coisa como 1 ano, ano e meio) poderá ter invalidado a licença? Como eu disse, do pc original apenas restou o disco (e mesmo esse estou a pensar em substituir), mas sempre mantive o cd do windows e o selo que tinha na "caixa" antiga (tirei-o dessa caixa antes de me desfazer dela, deu trabalho mas consegui tira-lo).

Em relação aos recibos de compra do pc (pedi factura), mesmo que quisesse saber deles agora, iria ter um problema dos diabos, eu tenho quase a certeza que o devo ter nas capas onde guardo esses documentos, mas tenho lá tanto recibo e factura (tenho lá facturas e recibos desde 1990 ou 1991, a maior parte devem ser só folhas brancas, a tinta deve ter-se apaga-do já) que devo precisar de um mês ou dois só para dar com ele (se é que ele ainda lá esta).

Como eu gosto de ter tudo em ordem (sou um perfeccionista em relação ao PC, tão perfeccionista que até a mim mesmo e a minha família irrito ás vezes) quero tirar todas as dúvidas possíveis antes de fazer alguma coisa, e como já tentei o serviço de apoio da Microsoft, e apenas obtive respostas robóticas (aquelas do género: veja esta página para tirar as suas dúvidas, etc) decidi tentar este forum, que um amigo aconselhou, e pelos visto ele tinha toda a razão.

Mais uma vez obrigado pela resposta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 17:06 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-01-2013 17:07 por progster.)
Mensagem: #4
RE: Dúvidas Windows 8
(05-01-2013 15:38)Pedro250 Escreveu:  Se eu voltar a instalar o XP agora, será que a chave não dará problemas? E será que uma chave de um XP SP1 dá para utilizar na promoção (eu tinha o XP actualizado com o SP3, e vou voltar a instalar o SP3 depois de instalar o XP)?

Assumindo que é uma chave válida, porque haveria de dar problemas? Smile

A que promoção te referes?

Se vais reinstalar o XP SP1 do zero, e se o queres atualizar então é claro que vais ter de reinstalar o SP3.

P.S.: O suporte deve de estar a acabar, se é que já não acabou, logo sugiro que tomes medidas preventivas para o futuro.

(05-01-2013 15:38)Pedro250 Escreveu:  Outra coisa (este pergunta deve ser mesmo estúpida, mas não deve fazer mal perguntar na mesma): O meu pc "original" (o que veio da loja originalmente e que trazia a licença do XP e o cd, etc), dele apenas existe o disco rígido agora, porque as outras peças (ram de 1G passou para 2GB, gráfica nova a outra era fraquita, placa-mãe deu o berro tive de comprar outra, etc) foram sendo actualizadas ou substituídas quando avariadas ao longo dos anos, até mesmo a "caixa" do pc teve de ser trocada (a gráfica que tinha comprado não cabia na original que era bem pequena, tive de comprar outra), só restou mesmo o disco rígido (e os respectivos dados nele contidos).

Visto que uma licença OEM não pode ser trocada de pc para pc, a troca de tantos componentes do pc (a maior parte feita fora do vendedor original, que era uma loja que já fechou, nem pude usufruir dos 2 anos de garantia por causa da loja ter fechado pouco tempo depois de eu lá ter comprado o pc, qualquer coisa como 1 ano, ano e meio) poderá ter invalidado a licença? Como eu disse, do pc original apenas restou o disco (e mesmo esse estou a pensar em substituir), mas sempre mantive o cd do windows e o selo que tinha na "caixa" antiga (tirei-o dessa caixa antes de me desfazer dela, deu trabalho mas consegui tira-lo).

A licença é para o sistema operativo. Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 17:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-01-2013 18:12 por Pedro250.)
Mensagem: #5
RE: Dúvidas Windows 8
(05-01-2013 17:06)Progster Escreveu:  A que promoção te referes?
Refiro-me a promoção de comprar o Windows 8 por 30€ no website da Microsoft se já tivermos ou o Win. Xp SP3, ou o Vista ou o 7 (que acaba no fim deste mês).

(05-01-2013 17:06)Progster Escreveu:  A licença é para o sistema operativo. Wink

As licenças OEM (segundo sei, posso estar enganado) são validas apenas para o computador onde foram inicialmente instaladas, e não podem ser transferidas... acho eu. E como eu já mudei tudo ao pc (no hardware) onde a licença vinha (excepto o disco, mas vou mudar), tenho ai a minha dúvida.

--------------------------

Outra coisa, li noutro forum que é possível actualizar para o Windows 8 Pro, através do Windows 8 Relese Preview, na mesma promoção (30€). Verdade ou mentira? Se for verdade, prefiro isso (instalar a Release Preview e depois comprar o Win. 8), do que ter de reinstalar o XP, actualizar para o SP3 e depois comprar o Win. 8.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2013, 23:39
Mensagem: #6
RE: Dúvidas Windows 8
Viva,

Oficialmente a actualizacao terá de vir com a base XP, Vista ou 7. Isto porque, a licenca tem custos associados e a Release Preview veio com chave de oferta. Logo, é possivel? Sinceramente, acredito que sim, mas nao é legal Wink

Em relacao as alteracoes que fizeste ah máquina. Aquando da activacao de uma versao do windows, sao enviados certos dados para a Microsoft, tanto para referencia como para seguranca. Até ao XP, esta seguranca foi algo, digamos, fraquinha. Quer isto dizer que, para o Windows XP, podes usar outra máquina para instalar o windows, desde que, a chave que estejas a introduzir seja para a versao que estas a instalar Smile
Para Windows 7 e 8 essa seguranca já é um pouco mais apertada, por isso é que agora tens um "limite de 5 computadores".

Posto isto, @Progster, a licenca está agora mais divida entre o Sistema Operativo e o hardware.

OBS: A Microsoft colocou o prazo de vida do XP e office 2003 para Abril de 2014 (ainda temos um ano de suporte Wink).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2013, 00:19
Mensagem: #7
RE: Dúvidas Windows 8
(05-01-2013 23:39)brunoantunes Escreveu:  @Progster, a licenca está agora mais divida entre o Sistema Operativo e o hardware.

EEK! Como? Quer dizer compramos um computador, o qual já vem com uma licença de uso do SO, e para além de pagarmos essa licença também pagamos pelo uso do hardware? Isto só visto...

Admito que não estou muito por dentro do assunto, mas acho isso um pouco esquisito.

(05-01-2013 23:39)brunoantunes Escreveu:  OBS: A Microsoft colocou o prazo de vida do XP e office 2003 para Abril de 2014 (ainda temos um ano de suporte Wink).

Depois de postar, fui ver. Em todo o caso convém não se guardar as coisas para a última da hora. Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2013, 00:48
Mensagem: #8
RE: Dúvidas Windows 8
As licencas que vem com os computadores sao diferentes das compradas ah parte, pelo facto de virem pré-activas (sao especificas para aquele hardware).

Em todos o caso, uma vez estando em posse da licenca ela é tua e podes move-la para outra máquina, se assim o entenderes.
Antigamente, a mesma chave era instalada e activa em vários computadores, apenas a versao do windows é que era confirmada. Agora, tens de ter em atencao que as licencas vem com limite para o numero de "mudancas" que podes fazer com elas (normalmente sao 5, devido a actualizacoes de hardware).

A ideia da Microsoft foi reduzir a pirataria, reduzindo o numero de chaves activas Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2013, 01:04
Mensagem: #9
RE: Dúvidas Windows 8
Até tem a sua lógica.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2013, 01:18
Mensagem: #10
RE: Dúvidas Windows 8
Concordo mas duvido que vá diminuir a pirataria. Agora é a Microsoft que faz a gestao limitando as licencas. "Apenas" temos de clonar as nossas máquinas para a licenca funcionar Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)