Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ZonHUB e Router
07-01-2013, 06:30
Mensagem: #1
ZonHUB e Router
Boas Pessoal,
depois de feita a apresentação,

este é o meu primeiro post, e com ele pretendo esclarecer algumas duvidas...

desde já agradeço a vossa disponibilidade,

então é o seguinte...

Sou Cliente FTTH da ZON e possuo o ZONHUB,

o que pretendo fazer é criar a minha rede Privada, e uma Outra Rede Guest (Sou proprietário de um Restaurante e queria dar acesso Wi-Fi gratuito aos meus clientes, mas este ZonHub é uma treta.)

Tendo o ZONHUB 4 Portas , e estando 3 delas ocupadas com as boxes Iris, fico com uma Porta Libre (Gb), a minha duvida prende-se em se adquirir um router onde crie a minha Rede privada e que o mesmo me permita Criar uma Rede Guest, e estando esse router conectado á unica porta libre do ZONHUB, se os Guests têm acesso à Rede Privada do ZonHub, porque na realidade eles vão estar aptos a entrar na rede do ZonHub, sei que não há problemas em relação à rede privada do Router a adquirir, mas ....
e também saber se há algum entrave conhecido com o ZonHub, em ligar um Router, em que lhe pretendo ligar cams Ip's e que depois possa lhes ter acesso a partir de apps usando redes 3g, e aceder a partir do exterior também aos PCs e Mac, pois primeiro tenho que aceder ao ZonHub e só depois ao 2º router onde ficará a minha rede privada !! (não pretendo desligar a rede wireless do ZonHub, para poder usufruir das Apps do iPhone que comunicam com a box iris que têm que estar na mesma rede, mas pretendo ter todos os outros aparelhos numa segunda rede wireless , como impressoras, pcs mac, iphones, discos, PS3, AV receiver, etc, para usufruir do Dlna em todos os aparelhos.
Tenho também que garantir a máxima segurança de todas as redes privadas, pois uma delas vai estar ligado o PC com o programa de facturação.

(não sei se foi demasiado confuso, mas quem perceber a duvida por favor deixe aí umas dicas, quem não a perceber que me questione para ficar sem duvidas e me possa ajudar)

router que penso adquirir -> "Linksys Router Wireless N Dual-Band EA4500".


Mais uma vez obrigado pela paciência em lerem este "testamento".

[Imagem: esquemaroter01.jpg]

Uploaded with ImageShack.us

HTC One X ; Samsung Galaxy Note II ; iPhone 4s; Macbook Pro 13'' ;
e muitas outras tralhas da apple , desktop Dual boot com Vista e Ubuntu !
Samsung ES7000 ; Pioneer VSX-521K ; Beats Solo ; Monster Inspiration etc...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-01-2013, 14:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-01-2013 14:40 por brunoantunes.)
Mensagem: #2
RE: ZonHUB e Router
Viva Rui, Bem-vindo ao fórum Smile

Resumindo, o que percebi foi:

- Pretendes ficar com 3 redes wireless - 1 privada para a rede IRIS, 1 privada para comunicacao interna, 1 rede publica para os convidados;

- Possuis 2 equipamentos - 1 router ZonHub, 1 Router Linksys;

- Pretendes ter acesso externo ah rede privada.

Quanto ao primeiro ponto, nao tem nada de especial, tanto a nivel de configuracao como de seguranca. Apesar da rede publica passar pelo Linksys e pelo Zonhub, nao existe comunicacao directa entre estas redes. É como um PDO (equipamento do provedor) que recebe ligacoes de vários clientes mas ninguem lhe consegue aceder Smile

Quanto a ligacao entre os equipamentos, novamente, nada de especial. O Linksys tem uma entrada ethernet (WAN) e como tal só precisas de passar um cabo do Zonhub (de qualquer saida livre) para o Linksys (porta WAN).
Quanto a configuracao, precisas de criar 3 redes de ip diferentes. Ficará algo como:
- Rede privada ZonHub - 192.168.1.xxx (onde o x é substituido por valores entre 1 e 254);
- Rede privada Linksys - 192.168.2.xxx (onde o x é substituido por valores entre 1 e 254);
- Rede publica Linksys - 192.168.3.xxx (onde o x é substituido por valores entre 1 e 254).

O ultimo ponto por sua vez, poderá ser mais complexo. Pessoalmente nunca usei nenhum desses equipamentos mas, é uma questao de vermos o que os manuais nos dizem. Podes comecar por confirmar no Zonhub algo como "reencaminhamento..." ou "DMZ" ou "...NAT..."

Podemos avaliar todas estas configuracoes mais ao pormenor se tiveres necessidade disso ou aguardar por mais ideias Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2013, 21:35
Mensagem: #3
RE: ZonHUB e Router
Boas !!
Obrigado pela resposta, Completissima .

as configurações de IP era o que tinha em ideia,
o que mais me preocupa, é se realmente vou conseguir aceder de fora, à rede privada do linkys (ainda nao o comprei, e por isso não o posso testar, a compra do equipamento está dependente de conseguir ou não aceder de Fora a ele, passando pelo HUB).

Vou ficar à espera de algum feed-back de alguém que já tenha uma configuração semelhante num outro qualquer equipamento !!

HTC One X ; Samsung Galaxy Note II ; iPhone 4s; Macbook Pro 13'' ;
e muitas outras tralhas da apple , desktop Dual boot com Vista e Ubuntu !
Samsung ES7000 ; Pioneer VSX-521K ; Beats Solo ; Monster Inspiration etc...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-01-2013, 17:36
Mensagem: #4
RE: ZonHUB e Router
boas. estou interessado neste tópico pois quero fazer o mesmo mas com a meo, e sem a rede do iptv, ja experimentei por o 2 router com Gama de ip diferente e dizer que o servidor de dns é o ip do primeiro router e mesmo assim não deu net.

Tb li na net que se podia criar várias subredes com o router da meo/zon, mas não encontrei foi a explicação de como definir que hosts vão para que subrede...

como as.Boxs estão por cabo poderia definir as ligações por cabo para uma subrede e os hosts. do wi-fi para outra subrede, mas não sei como fazer esta configuração...

no caso das camsip seria uma 3subrede bloqueada aos ips das cams um ip livre para a app aceder as cams...

penso eu de que...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-02-2016, 02:15
Mensagem: #5
RE: ZonHUB e Router
Boas,
Estou a tentar implementar uma situação semelhante e tenho um problema.
Quem está ligado por wifi ao 2º modem, tem acesso à pagina de configuração do ZON HUB (penso que por o 2º modem se ligar ao ZON HUB através de uma porta LAN).
Alguma sugestão para evitar isto?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2016, 14:54
Mensagem: #6
RE: ZonHUB e Router
Desativa o acesso à página de configuração via wireless.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-03-2016, 13:19
Mensagem: #7
RE: ZonHUB e Router
Não adianta desactivar o acesso por wifi, porque o NOS HUB neste caso pensa que estas aceder por cabo.

A única forma é mudares as passwords de acesso.

Ou então colocar no DHCP desse 2º router uma nova gama de IPs.

Só que depois os equipamentos nessa gama diferente não poderão comunicar com os equipamentos que estão ligados ao NOS HUB.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)