Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS - PARTE II -
12-01-2013, 20:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2013 20:42 por progster.)
Mensagem: #1
MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS - PARTE II -
Exemplo prático:

De modo a exemplificar o que foi dito no tópico anterior, irá ser apresentado de seguida algumas formas de validação, que podem ser aplicadas tanto aos dados como às bases de dados, para tal irá ser utilizada a ferramenta de desenvolvimento de bases de dados Microsoft Access.

- Lista telefónica –

Tabelas

[Imagem: 2a9yy49.jpg]

Ao criar uma tabela em vista de estrutura, pode-se começar logo ai a validar dados, para este exemplo e como se pode verificar na coluna “Tipo de dados”, apresenta-se uma forma simplificada de validar, ou seja, está-se a dizer que todos os campos são do tipo texto, de modo a que se possa mais facilmente, controlar o tamanho dos dados a serem introduzidos, convém não esquecer que o tipo de dados a definir fica sempre ao critério do criador. Para o campo Nome pode-se definir o tamanho que o campo irá ter, ou seja, se definirmos o tamanho para 5, o nome só poderá conter 5 caracteres.

[Imagem: 2is8ui1.jpg]

Por exemplo: O nome “António” ficaria:

[Imagem: bi8ndf.jpg]

Se quisermos introduzir, o primeiro e último nome, ou até mesmo o nome completo deve-se sempre definir um intervalo que esteja de acordo com as necessidades do utilizador final. O mesmo raciocínio, deve ser aplicado aos restantes campos da tabela, por exemplo tanto o campo Telefone e Telemóvel só poderão conter 9 algarismos, de modo a que se possa confiar nos dados existentes na tabela.

De modo a evitar a desorganização dos registos, no campo id, a opção indexado aparece como:

[Imagem: cndhd.jpg]

Este modo não permite, que dois registos tenham o mesmo id, aumentando a eficácia da BD, apresentando uma contagem sequencial dos registos mais precisa e correta.

Para o exemplo da Cabovisão apresentado no artigo anterior, é crucial que a base de dados evite a duplicação de dados, não só nos restantes campos da tabela, mas também que neste campo id, ou seja, a BD da Cabovisão permite guardar por exemplo numa tabela, um histórico das chamadas feitas pelos diversos clientes acerca das diversas questões relacionadas com o negocio em si, independentemente do número de vezes que um mesmo cliente liga. Noutras tabelas, por exemplo, na tabela Clientes, onde é guardada toda a informação relacionada só com o cliente, é essencial que o campo número de cliente do cliente A, não seja igual ao número de cliente do cliente B.

Consultas

Durante a manipulação dos dados, inconscientemente ou não, poderão ser alterados registos ao consultar os dados. O Access também permite validar consultas, evitando “acidentes de percurso”, e que a edição dos dados só seja possível no formulário, ficando a consulta, só com permissões de leitura.

Isto pode ser feito indo às propriedades da consulta (depois de seleccionar todos os campos da consulta), e na opção “Tipo do conj, de registos” escolher “Snapshot”, como exemplificado na figura seguinte.

[Imagem: 11kjvwh.jpg]

Por exemplo, e recorrendo à Figura 3, isto permite que durante a consulta o nome “Antón” não seja alterado.

[Imagem: bi8ndf.jpg]

Formulários

O Access também permite fazer o mesmo com formulários, ou seja, tal como nas consultas, quer o utilizador queira ou não, poderão sempre ocorrer alterações dos dados durante a sua manipulação, como tal, o que se deve fazer é na vista de estrutura, seleccionar todas as caixas de texto que se querem proteger e ir às suas propriedades onde na opção Protegido escolher sim, tal como exemplificado de seguida.

[Imagem: 2gshljc.jpg]

Como disse no tópico anterior, validar dados é muito mais do que foi falado nestes últimos dois tópicos, seja validação de dados, seja a validação de bases de dados, caberá ao criador de acordo com as suas necessidades, bem como a sua curiosidade prosseguir com o estudo deste tema.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)