Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ligação VPN
16-02-2013, 19:57
Mensagem: #1
Ligação VPN
Olá, este é o meu primeiro post aqui no forum, espero que estja no sitio certo, lol
A questãoé a seguinte, tenho um router MEO, com o qual consigo fazer wake on lan e criei uma rede VPN, até aqui tudo bem, consigo fazer as duas coisas sem problemas, pelo menos para já.
O que eu queria saber é se era possível, ligar-me à VPN que criei, usá-la como se estivesse e casa, é para isso que ela serve, mas sem ligar o computador, ligando-o apenas quando tivesse necessidade de aceder a ficheiros, ou ter que fazer alguma coisa nele.
Desde já obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2013, 22:42
Mensagem: #2
RE: Ligação VPN
Viva, Bem-vindo ao fórum Smile

O que pretendes fazer é possivel sim mas precisas de ter em atencao que, para te ligares a uma VPN precisas de um servidor ligado para validar a autenticacao. Como tal, se pretendes ter o pc desligado, precisas confirmar se o router permite a criacao de VPN.

Como alternativa, posso também dizer-te que podes atingir o mesmo objectivo sem uma VPN (contudo, perdendo um pouco de seguranca).
Criando um DNS dinamico, podes usar o 'Wake on Lan' remotamente e no pc instalas um servidor FTP para partilha de ficheiros.

Existem algumas outras alternativas mas para te ajudar melhor, o ideal seria saber que equipamentos pretendes usar (marca e modelo de routers, computadores, tablets, etc...)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2013, 22:50
Mensagem: #3
Re: Ligação VPN
Necessitas de um equipamento capaz de ter uma VPN. No teu caso é um PC atrás do router e o que pretendes é um router capaz de ter VPN.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-02-2013, 23:48
Mensagem: #4
RE: Ligação VPN
Ou seja, juntando um pouco das duas respostas ao post, que desde já agradeço, e uma vez que tenho vpn com o pc ligado, consigo aceder à minha rede e usá-la como se estivesse em casa, wake on lan também tenho, uma vez que consigo ligar o pc remotamente onde que que esteja, dns tenho o dyndns, o que preciso é que o router permita aceder à rede (ou criar) vpn sem ligar o pc. Certo? O router é o célebre thomson Tg784n da meo. Será que permite? Tenho rootuser acesso no router.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2013, 00:03
Mensagem: #5
RE: Ligação VPN
Viva,

O que precisas é de um equipamento que faca a gestao da VPN (criar e validar o utilizador).

Esse router nao permite gestao de VPN, como tal precisas que seja o pc a gerir essa VPN. Sem problema aqui Smile

Se já consegues ligar o pc remotamente, entao o resto é relativamente fácil. Ve aqui como criar uma VPN em windows Smile

No entanto, para partilha de ficheiros podes instalar um servidor FTP, por exemplo: Filezilla
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2013, 00:09
Mensagem: #6
RE: Ligação VPN
A VPN já a tenho criada em windows o port forward feito, tá tudo. Sendo assim a limitação está no router, que não permite criar nem validar o utilizador :-(. Mas e se ligar um router (dlink dir300 com dd-wrt) ao router da meo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2013, 01:50
Mensagem: #7
RE: Ligação VPN
Viva,

Nao precisas preocupar-te em ligar outro router.

Quando crias uma VPN em windows, tens duas formas de o fazer, cliente e servidor. Se seguiste o tutorial que mencionei no comentário anterior, entao a validacao é feita no próprio windows.

Agora, noutro pc, crias outra VPN (em modo cliente) e confirmas se consegues ligar Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2013, 02:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2013 02:39 por japrog.)
Mensagem: #8
RE: Ligação VPN
Vamos ver se não estou a fazer confusão, o servidor é a máquina onde criei a VPN. Certo? Neste caso o PC onde me encontro. O cliente será o PC que se liga remotamente à minha rede por VPN? Se é isso, consigo fazer.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-02-2013, 19:42
Mensagem: #9
RE: Ligação VPN
Viva,

Uma ligacao VPN tem de ser criada nos dois pontos, a diferenca é que um dos pontos vai autenticar o utilizador, neste caso é o pc.

Quando criares a VPN só tens de garantir que o pc é que vai validar (autenticar) os dados.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)