Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Teclado e mouse travado na inicializacao.
11-01-2009, 22:03
Mensagem: #1
Teclado e mouse travado na inicializacao.
Caros amigos,

Apesar de trabalhar há muito com informática, somente agora tenho contato com produto da Apple e com o Mac OS. Aqui no Brasil o preço de equipamentos da Apple ainda é alto.

A razão que escrevo é que, quando ligo meu Macbook, tanto o teclado quanto o mouse ficam travados. Apenas desligando e tornando a ligar tudo volta a funcionar normalmente.

Gostaria de saber o que posso ter feito para que esse problema esteja ocorrendo.

Comprei o computador em 06 de janeiro de 2009 e tudo funcionava normalmente, e depois de tantas e tantas atualizações, esse problema passou a ocorrer.

Agradeço por toda atenção e orientação.

Abraços, progresso e sucesso a todos.

Abraços, progresso e sucesso.

Sydnei Lucchesi Le Petit
Brasil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-01-2009, 23:32
Mensagem: #2
RE: Teclado e mouse travado na inicializacao.
Oi sydnei,
é um problema muito vago, e ha varias coisas a verificar.
Primeiro pode verificar se o disco rigido comete erros, passo a explicar, vai no utilitario do disco que se encontra na pasta utilitarios que se encontra na pasta dos aplicativos.
Macintosh HD > Aplicativos > Utilitarios > Utilitario do disco. Selecione o disco principal do MacBook, vai no S.O.S…
Verifique e corrige as autorisaçoes do disco rigido se for preciso.

Seguem-se três casos :
1- Nao ha problemas de autorizaçoes nem problemas fisicos no disco rigido.
2- Ha problemas e resolveram-se na correcçao
3- Ha problemas e estes persistem --> Neste caso tente corrigir duas ou três vezes, e se os problemas persistirem, instale a actualizaçao COMBO 10.5.6, que é a forma de update mais segura.
link da combo: http://www.apple.com/downloads/macosx/ap...pdate.html
A seguir, novamente, corrige as autorizaçoes.

Se com isto, o problema persiste, pode fazer uma reinicializaçao da "pram" e da "nvram".
Explicaçao :
1- Apague o Macbook
2- Localize as teclas seguintes no teclado : cmd, alt, P, R. Precisara de manter estas teclas carregadas quando acender o seu MacBook.
3- Acende o Macbook
4- Mantenha carregadas as teclas cmd, alt, P, R até a apariçao da tela cinzenta.
6- Deixe de carregar nas tecles, e deixe o seu MacBook reiniciar normalmente.

A pram e a nvram do seu computador foram reiniciadas ao valor de origem.

Se com isto, os seus problemas de teclado e de trackpad insistirem, aconselho-o a fazer uma clean install, e fazer o update até o 10.5.6 carregando a COMBO a partir do link que apresentei mais acima e insatalando-a.
Alias, aconselho a todos, de fazerem os updates via a COMBO.

E se com isto tudo, nada é resolvido lol, o melhor é reincaminhar o seu Macbook no serviço pos-venda.

Cumprimentos, e diga-nos se o seu problema foi resolvido.

Macbook : C2D 2Ghz, Intel GMA X3100, 4Gb Ram, HD 200Gb
Hackintosh EFI-X : Q9550 2,8Ghz, DFI P45-T2RS Plus, 2x2Gb Ram, HDD Raid 2x500Gb + 1Tb T-M, 9800 GTX+, PM G4 QuickSilver case.
iMac G3 500Mhz/MacMini G4 1,5 Ghz
iPhone 3GS 16Gb
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2009, 11:36 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2009 12:55 por sydnei.lucchesi.)
Mensagem: #3
RE: Teclado e mouse travado na inicializacao.
(11-01-2009 23:32)MacMarcio Escreveu:  Oi sydnei,
é um problema muito vago, e ha varias coisas a verificar.
Primeiro pode verificar se o disco rigido comete erros, passo a explicar, vai no utilitario do disco que se encontra na pasta utilitarios que se encontra na pasta dos aplicativos.
Macintosh HD > Aplicativos > Utilitarios > Utilitario do disco. Selecione o disco principal do MacBook, vai no S.O.S…
Verifique e corrige as autorisaçoes do disco rigido se for preciso.

Seguem-se três casos :
1- Nao ha problemas de autorizaçoes nem problemas fisicos no disco rigido.
2- Ha problemas e resolveram-se na correcçao
3- Ha problemas e estes persistem --> Neste caso tente corrigir duas ou três vezes, e se os problemas persistirem, instale a actualizaçao COMBO 10.5.6, que é a forma de update mais segura.
link da combo: http://www.apple.com/downloads/macosx/ap...pdate.html
A seguir, novamente, corrige as autorizaçoes.

Se com isto, o problema persiste, pode fazer uma reinicializaçao da "pram" e da "nvram".
Explicaçao :
1- Apague o Macbook
2- Localize as teclas seguintes no teclado : cmd, alt, P, R. Precisara de manter estas teclas carregadas quando acender o seu MacBook.
3- Acende o Macbook
4- Mantenha carregadas as teclas cmd, alt, P, R até a apariçao da tela cinzenta.
6- Deixe de carregar nas tecles, e deixe o seu MacBook reiniciar normalmente.

A pram e a nvram do seu computador foram reiniciadas ao valor de origem.

Se com isto, os seus problemas de teclado e de trackpad insistirem, aconselho-o a fazer uma clean install, e fazer o update até o 10.5.6 carregando a COMBO a partir do link que apresentei mais acima e insatalando-a.
Alias, aconselho a todos, de fazerem os updates via a COMBO.

E se com isto tudo, nada é resolvido lol, o melhor é reincaminhar o seu Macbook no serviço pos-venda.

Cumprimentos, e diga-nos se o seu problema foi resolvido.

Caro Márcio,

Obrigado por sua atenção. Seguirei suass orientações e tão logo tenha um resultado, seja qual for, eu tornarei aqui para dizer.

Abraços, progresso e sucesso.
Caro Márcio e amigos do fórum.

As orientações do Márcio, ao que tudo indica, surtiram o efeito desejado.

Verifiquei a integridade do HD e aparentemente estava tudo em ordem. Em seguida verifiquei as permissões e nelas haviam vários arquivos com permissões diferentes do que deveriam estar. Após corrigí-las desliguei meu Mac aguardei alguns instantes e tornei a ligá-lo e iniciou normalmente.

Manterei a observação, mas pelo que pude perceber, os problemas que indiquei foram solucionados.

Agradeço novamente pela atenção, pela presteza e especialmente pela forma como foram conduzidas as orientações.

Vou procurar estar sempre por aqui, para aprender e colaborar na medida do possível.

Abraços, progresso e sucesso a todos.

Abraços, progresso e sucesso.

Sydnei Lucchesi Le Petit
Brasil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2009, 15:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2009 15:09 por MacMarcio.)
Mensagem: #4
RE: Teclado e mouse travado na inicializacao.
Sidnei,
ainda bem que tudo voltou em ordem. Aconselho tambem de verificar as permissoes cada vez que faz um update.

Outra coisa, estou actualmente a preparar um guia para os novos Mac-Users, tento falar de um pouco de tudo mas ha certos pormenores que serao esquecidos, obviamente.
Este guia fala principalmente de combinaçao de teclas, passando pela configuraçao de base, de caracteres especiais, de softs uteis, de como gerir o Dock e etc…
Queria de saber o que gostaria mais de ver neste tal guia, para orientar melhor o meu explicativo…
Agradeço.

Cumprimentos.

Macbook : C2D 2Ghz, Intel GMA X3100, 4Gb Ram, HD 200Gb
Hackintosh EFI-X : Q9550 2,8Ghz, DFI P45-T2RS Plus, 2x2Gb Ram, HDD Raid 2x500Gb + 1Tb T-M, 9800 GTX+, PM G4 QuickSilver case.
iMac G3 500Mhz/MacMini G4 1,5 Ghz
iPhone 3GS 16Gb
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2009, 16:09
Mensagem: #5
RE: Teclado e mouse travado na inicializacao.
Olá Márcio,

Está devidamente anotada sua sugestão de verificar as permissões após realizar alguma atualização. Farei isso.

Márcio, a sua experiência com relação às dificuldades mais comuns, encontradas por novos usuários de Mac é muito maior do que a minha experiência em saber de toda a capacidade do sistema, entretanto, a minha experiência diz que, além do que já mencionou, se puder incluir dicas e macetes que poucos conhecem e que certamente ajudam no dia-a-dia seria de muita importância.

O conhecimento das possibilidades do sistema, motiva a utilizar e a descobrir cada vez mais.

Outra sugestão é produzir seu mateiral, em níveis, básico, intermediário e avançado, o que também ajuda e pode facilitar o seu trabalho.

Espero ter colaborado. Aguardarei com ansiedade o material preparado por você. Parabéns pela iniciativa.

Abraços, progresso e sucesso.

Sydnei Lucchesi Le Petit
Brasil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2009, 23:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2009 23:56 por MacMarcio.)
Mensagem: #6
RE: Teclado e mouse travado na inicializacao.
Muito obrigado Sydnei tomarei conta das suas sugestoes…
Cumprimentos.

Macbook : C2D 2Ghz, Intel GMA X3100, 4Gb Ram, HD 200Gb
Hackintosh EFI-X : Q9550 2,8Ghz, DFI P45-T2RS Plus, 2x2Gb Ram, HDD Raid 2x500Gb + 1Tb T-M, 9800 GTX+, PM G4 QuickSilver case.
iMac G3 500Mhz/MacMini G4 1,5 Ghz
iPhone 3GS 16Gb
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-01-2009, 18:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-01-2009 18:38 por sydnei.lucchesi.)
Mensagem: #7
RE: Teclado e mouse travado na inicializacao.
Caro Márcio e amigos do forum,

O problema que o meu Mac apresentava com relação ao teclado e o mouse na inicialização não haviam se resolvido como a princípio eu imaginava, e por isso continuei a minha peregrinação na busca de solução e acabei encontrando a razão e a cura.

O layout do teclado do meu Mac não permitia a acentuação de caracteres, da mesma forma como nos PCs e fui de encontro dessa solução. A primeira que encontrei eu fiz o download e instalei. Imediatamente o layout começou a funcionar adequadamente, entretanto eu não tinha ligado esse fato ao travamento que começou a acontecer, após esse fato.

Depois de tentar a solução que o amigo Márcio gentilmente passou, deixe meu Mac em observação e continuei intrigado com a persistência do problema.

Então, seguindo um instinto trazido pela experiência anterior, mudei o layout do teclado e o problema desapareceu.

Continuei com o mac em observação e para teste, voltei ao layout BRASIL e o problema retornou.

Procurei um site mais confiável, do que o primeiro, para baixar esse layout de teclado e o instalei novamente e agora está instalado, configurado normalmente e o problema de travamento do teclado e do mouse, na inicialização não mais aconteceu.

Deixo aqui então, o site onde encontrei o layout e toda a orientação de como instalá-lo.

http://www.macmundi.com/pt/

Lá, como cá, também há muito conteúdo interessante.

Espero ter ajudar a outros iniciantes como eu.

Abraços, progresso e sucesso.

Sydnei Lucchesi Le Petit
Brasil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)