Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
"Bootcamp" para linux (Grub).
11-03-2013, 15:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-03-2013 15:17 por Skyxer.)
Mensagem: #1
Linux "Bootcamp" para linux (Grub).
Saudações companheiros linuxianos!

De certeza que muitos de vós têm vindo a utilizar linux em dualboot com algum dos sistemas operativos windows disponíveis, só para evitar chatices de utilização de software não multi plataforma (Eu por exemplo, prefiro ter instalado o windows na minha máquina ao invés de utilizar wine para emular SQL server por exemplo).
Para tornar a tarefa de boot muito menos aborrecida, eu decidi criar um pequeno script que para mim é extremamente útil, e talvez possa vir a ter alguma utilidade para vocês também.

Configurar o grub

Então, assumindo que vocês têm o grub instalado para gerir o boot de múltiplos sistemas operativos, iremos modificar o seu ficheiro de configuração para que o script possa funcionar correctamente (Irei o utilizar o editor de text vim, mas fica ao gosto de cada um utilizar o que se sentirem mais confortável).

Antes de começar, sugiro que façam update-grub e verifiquem a lista de sistema operativos encontrados e contem até a entrada da lista que apresenta Windows (XP/8/7/Vista etc) mas não se esqueçam de começar a contar do 0! (A primeira entrada é número 0, e a segunda será o número 1 e por ai em diante).

Código:
sudo update-grub
No meu caso devolve-me 7 entradas (http://snag.gy/rJozL.jpg), contando as entradas é a 7ª a que me interessa sendo que começamos a contar por 0, é o número 6 que me interessa, portanto vou guardar para mais tarde.

Código:
sudo vim /etc/default/grub

E alterem a linha GRUB_DEFAULT de para que fique como demonstrado abaixo
Código:
GRUB_DEFAULT=saved

Já agora, se não tinham o timeout (tempo de escolha de sistema operativo da lista do grub ao ligar o computador) definido para zero, sugiro que o façam alterando a linha GRUB_TIMEOUT para zero, como está abaixo
Código:
GRUB_TIMEOUT=0
Gravem agora o ficheiro de configuração do GRUB, e aproveitem e façam novamente o update-grub para efectivar as alterações efectuadas.

Implementação do Script (usando um alias)
Se já ouviram falar em alias que é uma utilidade do bash, sabem que é possivel criar um alias utilizando o terminal, mas também sabem que os alias criados pelo terminal são apenas válidos para a sessão actual, portanto nós teremos de criar um alias estático que pode ser feito no ficheiro .bash_aliases (se não tiverem, o processo para o abrir e criar é o mesmo).

Assumindo que se encontram na home folder (~).
Código:
vim .bash_aliases

E agora adicionar um paragrafo (em que INSERIR_NUMERO_AQUI é numero de entrada que falei anteriormente, no meu caso seria o 6).
Código:
alias winreboot='echo A definir Windows como o próximo sistema operativo por defeito para o próximo boot.;sleep 1;sudo grub-reboot INSERIR_NUMERO_AQUI;echo ...A reiniciar em 3 segundos!;sleep 3;sudo reboot now'

Gravar o ficheiro e actualizar o .bashrc com o comando
Código:
source .bashrc

Para utilizar o script recém criado, basta escrever winreboot no terminal.
Espero que tenham achado útil.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)