Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
14-03-2013, 10:15
Mensagem: #1
Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Bom Dia, tenho em casa o seguinte equipamento:
- 1 Media Player da Asus;
- 1 Disco Rígido Externo 1TB;
- 1 Disco Rígido Externo 500GB;
- 2 Portáteis Windows;
- 1 AIO da Apple;
- 1 Router da Asus (faz de AP);
- 1 Router da Thomson (da MEO de acesso à Internet);
- 1 Multifunções HP Wireless.
Pretendo com todo este equipamento montar uma rede em casa sobre a existente, em que pretendo partilhar ficheiros entre os meus 3 computadores (MAC e Windows). Explicando melhor, quero ligar os 2 Discos Rígidos Externos ao AIO e depois por sua vez esses mesmos ficheiros estarem partilhados na rede, em que qualquer computador que esteja na minha rede "doméstica" possa aceder ao conteúdo dos Discos Rígidos Externos e aos documentos que estão nos discos rígidos dos meus 3 computadores. Qual é o melhor sistema/solução para implementar este projeto? É necessário software? Quero ainda também ligar ao meu media player ao router, será possível? Alguém me poderá ajudar? Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2013, 15:56
Mensagem: #2
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
o melhor é com um pc velho fazer um freenass com esses discos e partilhar em toda a rede .

apenas Brain Storming.

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2013, 17:34
Mensagem: #3
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Mas o que pretendo mesmo é partilhar pelo AIO. Será possível? Alguém consegue ajudar-me? Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-03-2013, 00:44
Mensagem: #4
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Já consegui partilhar os ficheiros entre os 3 computadores, ou seja, através do meu IMac consegui partilhar os ficheiros pela minha rede, e para isso fui às "Preferências do Sistema" -> "Partilha" e depois coloquei o visto na "Partilha de Ficheiros". A partir deste momento consigo aceder aos ficheiros que estão no meu IMac a partir dos meus dois portáteis Windows. O problema é que na "Partilha de Ficheiros" tentei colocar os meus dois discos rígidos externos, mas não consigo alterar as Permissões dos Utilizadores, pois encontram-se bloqueados, e se for aos meus dois portáteis Windows, aparecem de facto os discos rígidos externos, mas depois não consigo entrar dentro deles, pois dá-me a informação de erro, que não se consegue ligar. O que será? Alguém me poderá ajudar? Como posso partilhar os meus dois discos rígidos externos ligados no meu IMac? Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-03-2013, 01:46
Mensagem: #5
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Viva,

Se nao consegues alterar as permissoes é porque o teu utilizador nao é considerado administrador.

Segue este tutorial para confirmar se te escapou algum detalhe.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-03-2013, 14:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2013 14:15 por nunorebelo.)
Mensagem: #6
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Boa tarde brunoantunes, consigo alterar as permissões dos utilizadores nos ficheiros que estão dentro do meu hdd do IMac, mas ficheiros que estão no meu hdd externo já não o consigo, pois as permissões estão bloqueadas, como posso o fazer? Tem a haver com o meu utilizador? Já alguma vez conseguis-te partilhar ficheiros que estão numa pen ou num disco rígido externo ligados por USB ao teu mac? O meu utilizador é administrador. Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2013, 01:14
Mensagem: #7
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Viva,

Esqueci-me do detalhe do sistema de ficheiros do disco externo. Assumo que, tendo sido usado em windows, o teu disco esteja formatado como NTFS.

O Mac nao vem configurado para suportar nativamente NTFS, é necessário alterar essa configuracao ou voltar a formatar o disco em 'exFAT'.

Para a segunda opcao, precisas de fazer um backup dos dados.

Para a primeira opcao segue este tutorial a ver se consegues mudar a configuracao.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2013, 13:33
Mensagem: #8
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Boa Tarde brunoantunes, antes de mais obrigada pela solução, mas preciso que me expliques melhor estes passos para quem é novo no mac, pois sou novo no mac à pouco tempo:
1. In Terminal, type diskutil info /Volumes/volume_name, where volume_name is the name of the NTFS volume. From the output, copy the Volume UUID value to the clipboard.
P: O que é o Volume UUID? E como copio?
2. Back up /etc/fstab if you have it; it shouldn't be there in a default install.
3. Type sudo nano /etc/fstab.
P: Escrevo no terminal?
4. In the editor, type UUID=, then paste the UUID number you copied from the clipboard. Type a Space, then type none ntfs rw. The final line should look like this: UUID=123-456-789 none ntfs rw, where 123-456-789 is the UUID you copied in the first step.
P: Como faço isto?
5. Repeat the above steps for any other NTFS drives/partitions you have.
6. Save the file and quit nano (Control-X, Y, Enter), then restart your system.
Seria possível ajudares-me? Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2013, 14:52
Mensagem: #9
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Boa Tarde brunoantunes,
Estive a pesquisar e instalei o ntfs-3g, conheces? Serve para o mac poder ler ntfs, e realmente já desbloqueou as permissões de Utilizador na partilha, e quando fui aceder à minha rede através de um portátil Windows consegui aceder ao meu Mac aos ficheiros que estão partilhados e consigo aceder aos ficheiros que se encontram no meu disco rígido interno. Quando acedo ao mac aparece lá a pasta (teste) que contem o meu disco rígido externo que está ligado ao portátil, e sempre que tento aceder ao seu conteúdo dá-me o seguinte erro: "\\MACBOOKPRO-CX00\teste não está acessível. Pode não ter permissão para utilizar este recurso de rede..." O que poderá ser? Consegues ajudar-me? Obrigado.

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2013, 22:02
Mensagem: #10
RE: Montar uma Rede para partilhar ficheiros entre MAC e Windows
Viva Nuno,

Conheco o NTFS-3G mas nunca usei e a informacao que encontrei na net é algo inutil.

Reparei agora que o link que te indiquei anteriormente, contém um outro link com um software para fazer estes passos através de um interface gráfico, simplificando todo o processo.

NTFS Mounter - Link para download do software.
Tutorial - Link para o tutorial do software.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)