Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cópia de sistema
11-03-2013, 00:20
Mensagem: #1
Cópia de sistema
Boa noite a todos!
sou novo neste mundo do linux. já sabia que era muito bom mas nunca tinha realmente experimentado!
à uns dias atrás, farto do enorme tempo de espera a ligar o pc e dos constantes "breaks" que lhe davam, decidi formatar o pc e apenas deixar uma pequena partição com o windows para poder trabalhar no autocad e enfim embarcar neste mundo fantástico.
desde o primeiro momento que estou a adorar, instalei o Linux Mint 14 e só tenho a dizer coisas boas! acho incrível a forma fácil que se encontra respostas na comunidade linux do mundo inteiro para qualquer tipo de problemas com que já me deparei. mas tenho umas questões que não me consegui esclarecer e esperava algum auxilio da vossa parte : )

1 - Este meu pc é um portátil Toshiba Satellite L635-10U com uma placa gráfica Mobility Radeon HD 5145. depois de ter o sistema prontinho ao meu gosto só me faltava ter os drivers mais recentes para a gráfica, mas talvez pela minha pouca experiência revelou-se um grande erro. a gráfica deixou de ser reconhecida e com este problema tive de voltar a instalar o Mint de novo! A minha questão é sabem-me apontar numa direção (um bom tutorial Big Grin) que me consiga explicar a correta e eficaz instalação dos driver da ati?

2 - A primeira questão levou-me a esta que é o facto de ter ideia de ter visto um artigo no pplware que falava da possibilidade de criar um cd de instalação de linux que instalava o sistema com as alterações e programas tal como o tínhamos a trabalhar! Conseguem-me dizer um programa/utilitario que permita criar um cd de instalação nestas condições?

Cumprimentos
kaisar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2013, 00:36
Mensagem: #2
RE: Cópia de sistema
O programa que eu conheço e faz isso é Systemback http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=13&t=3816 , NO seu caso para manter as definições gráficas tem de fazer o modo live cd.

Para o problema que referiu, ficou com o xorg danificado após instalar os drivers, eu tenho pcs antigos com ATI e os drivers "xorg-livres" são aqueles que melhor rendimento me dão, não sei se voçe baixou algum instalador de drivers oficial ou se o fez adicionando algum ppa experimental tipo xorg-edgers, eles podem funcionar mas também podem quebrar o xorg, para isso talvez basta-se fechar todas as janelas gráficas e em modo texto gerar um novo xorg - sudo Xorg -configure
sudo mv /etc/X11/xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-03-2013, 01:22
Mensagem: #3
RE: Cópia de sistema
boa noite! antes de mais obrigado pela resposta e pela dica do systemback, vou conferir!

quando a grafica deu o "berro", tinha tentado atualizar os driver através deste processo http://ubuntuxtreme.com/news/amd-catalys...rformance/

com o instalador oficial dos drivers e nao correu bem... entretanto li que este processo é capaz de ser o mais indicado
http://ubuntuxtreme.com/howto/how-to-fix...ntu-12-10/

mas nao queria arriscar sem ter um backup Smile

vou pesquisar sobre esses drivers livres, ainda nao tinha ouvido falar deles. obrigado pela dica!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2013, 01:45
Mensagem: #4
RE: Cópia de sistema
os drivers livres são aqueles que voçe já tem instalados eles vêem em leque préviamente daí o XOrg voçê pode ter uma noção da qualidade gráfica que eles retiram do pc através de dois comandos -
glxgears e glxinfo, por vezes mesmo existindo aceleração 3d a qualidade gráfica é má, mas pela minha experiência por vezes para placas não mantidas os repositórios tipo xorg-edgers podem dar uma outra poerformance mas também por vezes dão problemas deste tipo, é uma escolha a entar mas se tiver bom fluxo nos jogos com drivers livres pode mantê-los, sempre evita andar a mexer e poder quebrar o xorg o qual depois só é possivel recuperar com modo texto.

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)