Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Servidor Ubuntu Server - HELP
23-04-2013, 11:32
Mensagem: #1
Ubuntu Servidor Ubuntu Server - HELP
Bom dia a todos.

Preciso de uma ajudinha ou umas dicas aqui dos experts do mundo linux.

Reciclei um PC, onde instalei mais 4 discos SATA. Instalei o Ubuntu server como sistema operativo, configurei os 4 discos em RAID5 pelo MDADM. Reservei o disco principal apenas para SO. O ARRAY RAID ficou montado em /media/raid.

Instalei igualmente o SAMBA, para poder criar shares de rede. Todos os shares foram mapeados em /media/raid/projectos , etc. Cada um dos shares tem permissões especiais por grupo e por utilizador.

Instalei ainda o webmin para poder gerir o sistema via browser, sendo que o servidor tem IP fixo configurado. Tenho igualmente acesso via SSH.

Agora pretendo efectuar algumas configurações que não estou a conseguir realizar:

1º Uso o revit como ferramenta de trabalho. Ele por regra faz um save incremental, mantendo o nome do ficheiro, mas criando multiplos backups numerados, mantendo apenas alguns deles, no caso os 3 últimos saves. O problema é que quando grava a primeira vez cria o ficheiro com o nome teste.rvt. No segundo ele renomeia o teste.rvt para teste.001.rvt e grava de novo o ficheiro com o nome teste.rvt. Ao terceiro save bloqueia. O que ele devia fazer era verificar que o .001 já existe, mudar o .001 para .002, mudar o teste para teste.001 e gravar de novo o teste.rvt. Complicado não? O problema é que ele não faz isso. Simplesmente bloqueia e é o unico programa que o faz. O que é estranho é que num NAS normal ele comporta-se bem e sem problema e só no samba do ubuntu é que se porta mal. Alguma forma de dar a volta à questão?

Pensei em correr um cron job de minuto a minuto para ir apagando automaticamente todos os ficheiros .001, mas é arriscado. Até porque os shares SAMBA têm configurado reciclagem para evitar apagar as coisas involuntariamente e poderem-se recuperar. Se ao menos desse para ir guardando esses "backups" do ficheiro nessa reciclagem era óptimo, mas não sei como manter o histórico. Sugestões?

2º Pretendo aceder remotamente ao servidor a partir de uma outra localização. Claro que tenho o serviço no-ip configurado e a funcionar, com o router devidamente configurado. Consigo por isso aceder remotamente ao servidor quer por SSH, quer pelo webmin. No entanto não é fácil para outros utilizadores menos experienciados. A minha intenção seria configurar o serviço webdav para cada um dos samba shares de modo a que qualquer pessoa que se ligasse com as suas credenciais se conseguisse ligar aos shares normalmente como se fossem samba, mas por webdav - ou seja pela net. Já tentei configurar o serviço várias vezes sem sucesso. Quem me pode ajudar aqui???

3º RAID 5 é óptimo, mas não é um sistema infalivel, pelo que pretendo igualmente configurar um sistema de backup do ARRAY RAID para outra unidade de disco, que neste caso é um NAS. Aceder ao NAS é simples e já o consegui fazer. Montar o NAS em /media/backup também o consegui fazer. A questão prende-se em como criar o dito backup. Isto porque esse backup tem de ser incremental (para manter algum historico) e tem de manter os niveis de permissões que o ARRAY tem. Basicamente quero fazer backup do /media/raid para o /media/backup. Já tentei configurar o rsync, mas fiquei perdido no processo e foi um tiro ao lado. Pelo que precisava de uma grande ajuda vossa.

Estou a utilizar o Ubuntu Server 12.10, só para vosso conhecimento.

Desculpem o abuso mas preciso mesmo de ajuda e sou a modos que novato nestas andanças. Obrigado em antecipação.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-04-2013, 10:01
Mensagem: #2
RE: Servidor Ubuntu Server - HELP
Ninguém consegue dar uma ajudinha????

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-04-2013, 00:43
Mensagem: #3
RE: Servidor Ubuntu Server - HELP
Nunca andei a testar server porque não tenho lab linux para tal, bem que gostava.

UMH , mesmo assim o programa que indica revit - serve para que exactamente ?

Talvez voce pudesse alterar a rotina da tool que indica bastando editar o script, é o que se me ocorre, pois nem sei o que é o revit.

Se ninguém o puder ajudar por aqui, levante esta duvida junto do fórum ubuntu pt, ou do oficial em Inglês.

SInto não poder ajudar mais.

Meu site GNU/Linux.
https://flavitu.wordpress.com/
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)