Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
13-04-2013, 15:35
Mensagem: #1
3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
Boas
Comprei este disco de 3TB e apenas assume 801,57GB.
Que passo devo tomar em seguida de forma a optimizar o espaço em disco?
Obrigado e Cumprimentos!
[Imagem: Capturadeecratilde2013-04-12agraves22051...10ebbc.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-04-2013, 18:23
Mensagem: #2
RE: 3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
Boas,
Obrigado pelas respostas!

1º formatei conforme a imagem em mac exp no meu IMAC (late 2009 OS X lion 10.8.3) com ligação sata usb.

2º tentei no Windows de todas as formas, XP (arrastava o sistema e nem com o rato conseguia mexer), Vista, programas referidos, etc...

3º Depois de formatar e particionar em windows ( inclusive com uma partição NTFS e outra FAT32), o disco não foi assumido no IMAC que era a minha prioridade.

4º Após isto, levei-o á loja, onde formataram-me com software de fabrica (durante cerca de 10 horas) e o disco veio como novo.

5º Perante isto, introduzi-o de novo com ligação sata-usb (uma vez que a minha dock station agora não assumia o disco, talvez por ser antiga e apenas assumir até 3Gb/s ?!) e o que me aparece é a imagem acima...

Ainda não fiz mais nada depois disto.
- O que me sugerem que faça?

Pretendo usá-lo preferencialmente em OS X, contudo também dava jeito ser reconhecido em Windows para uma emergência...

Obrigado a todos pelo vosso tempo!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 09:48
Mensagem: #3
RE: 3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
Boas,

Grifo, a ausência de resposta apenas requer um pouco de paciência, e não é com essa atitude que as conseguirás mais rapidamente, até é capaz de surtir o efeito contrário. Como sabes toda a gente tem a sua vida e isto aqui é um fórum, uma comunidade livre, de "voluntários" e entusiastas, a que nada são obrigados, não é um sistema de apoio ao cliente. Wink

Em 2º, é aconselhável ler as regras do fórum e fazer uma breve apresentação da tua pessoa à comunidade.

Dito isto, e sem nenhuma intenção de te provocar nem nada que se pareça, vamos despistar o teu problema.

- Não entendi se consegues ver essa capacidade (3TB) em Windows, por isso o primeiro passo seria confirmar se o disco é efectivamente dessa capacidade. Digo isto, pois há muitas trocas em grandes superfícies e já tive experiências de utilizadores trocarem o disco por um de menor capacidade e tentarem enganar a loja com uma devolução. Pelo código que tens na imagem, fiz uma breve pesquisa no Google e é apresentado um disco de 1TB. Não sei se é o sistema operativo que tenta encontrar algo que "conheça" e o apresente dessa maneira.

Para esse efeito, arranca o PC e usa uma distro Linux dedicada a partições, tal como o Parted Magic ou o GParted LiveCD, este último pelas informações até arranca em Mac.

Com estes programas consegues ver as informações do disco, o código é importante para futuras pesquisas, consegues ver as partições, manipular partições, aumentar, apagar, diminuir, formatar, o que quiseres.

- Visto que necessitas do disco também para Windows, formatar em NTFS é o indicado. Mas este formato não é indicado para MacOS, mas para isso precisas de suporte.

Nesta pesquisa, tens imensos resultados sobre programas e drivers que dão esse mesmo suporte NTFS ao MacOS, talvez seja isso que te falta e que te esteja a dar problemas. Achei esta página importante, onde fala do NTFS-3G, dos drivers, e consequentes patches para suportar NTFS.

Já usaste outros discos formatados em NTFS, anteriormente?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 12:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-04-2013 12:57 por Alenka.)
Mensagem: #4
RE: 3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
Cá para mim tambem me cheira que a CX é de 3 TB , mas o interior é de 1TB ....

vai à loja e eles que te provem que é de 3 em qualquer formato ....

nunca tive problemas em OSX com o disk utility para identificar e formatar discos .

mas um programa chamado disk warrior ja me safou com um disco que dava erro em Windows e OSX ,recuperou e arranjou tudo Smile

Faltou fazer like ao LORDBYRON ! Wink

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2013, 06:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-04-2013 06:27 por brunoantunes.)
Mensagem: #5
RE: 3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
Viva pessoal,

Um complemento.

Aquando da formatacao de um disco externo, para ser usado em Mac e Windows, e' "agora" possivel formatar em exFAT.

E' suportado nativamente por ambos os sistemas.

Citar:It is supported in Windows XP and Windows Server 2003 with update KB955704,[2] Windows Embedded CE 6.0, Windows Vista with Service Pack 1,[4] Windows Server 2008,[5] Windows 7, Windows 8, Windows Server 2008 R2 (except Windows Server 2008 Server Core), Mac OS X Snow Leopard starting from 10.6.5,[6] Mac OS X Lion and OS X Mountain Lion.

Fonte: Wikipedia
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-04-2013, 11:24
Mensagem: #6
RE: 3TB 64MB cache WD com apenas 801,57GB no OS X 10.8.3
Grifo,

Estou com o LoRDByRon e o Alenka. Tenta verificar se isso realmente não é um disco de 1TB, porque é uma diferença substancial e duvido seriamente que o teu iMac não o suporte.

De resto, creio que com exFAT (tal como o brunoantunes disse) consegues usar isso em ambos os ambientes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)