Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rom/Android
20-05-2013, 17:31
Mensagem: #1
Rom/Android
Ora muito boa tarde.
Não sei até que ponto é que isto é legal porque é um assunto bastante discutido mas eu na pesquisa não encontrei nada do que procuro.

Pretendo instalar uma ROM (Oficial/Não Oficial/Custom) no meu Siii.

Se isto não for legal, mais vale apagar JÁ o Post porque não quero que terceiros tenham algum tipo de problema devido ao meu comportamento.

Tenho cerca de 3 ou 4 questões que gostava que fossem respondidas.

Bem, o meu objectivo passa por melhorar a performance do meu SmartPhone e limpar-lhe todo o CrapWare que ele traz nativamente mas sem correr qualquer tipo de risco.
Já li algumas coisas (não sei se foi o suficiente, confesso) sobre o assunto. Li que precisamos de fazer um root ao SmartPhone, precisamos de fazer download da Rom, formatar o SmartPhone e por fim instalar.
Acham que vale a pena? Existem alguns riscos de transformar o SmartPhone num tijolo? Perco a garantia?

Grato, desde já, pelo tempo despendido.

Rui Faria.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-05-2013, 18:23
Mensagem: #2
RE: Rom/Android
Ora boa tarde...

É sempre bom saber que alguém gosta de mexer no seu smartphone e não se limitar ao que vem de fábrica, mas o Android é mesmo isso, liberdade, ao contrário de outras marcas.

Em relação a riscos, muito mas muito raramente acontecem problemas e normalmente existem sempre possibilidades de recuperação, seja instalar normalmente outra ROM ou flashando a ROM original.

Em primeiro lugar, terás de fazer ROOT ao dispositivo. Vai te permitir acesso total ao sistema e assim poderás instalar outra ROM que é o que pretendes.

Seguidamente, terás de escolher uma ROM a teu gosto. E aqui se calhar reside o maior problema. Há que há uma miríade de ROMs disponiveis e com tanta oferta é dificil escolher. Tanto ROMs a parecer originais, como ROM's completamente "limpas" a parecer mais uma ROM directa da Google.

Pessoalmente tenho um S2, e actualmente a ROM preferencial e que recomendo é a SentinelROM. É uma ROM baseada em CyanogenMod 10.1, super rápida e com a vantagem de ser bastante poupada na bateria. Esta ROM também suporta o S3 e outros dispositivos.

http://forum.xda-developers.com/
Aqui tens todo o suporte, ROM's, programas, tweaks, etc. para o teu dispositivo.

Recapitulando, mas esta informação costumas ter em todas as ROMs:

1. Efectuar Root, que normalmente instala um recovery para instalar ROMs e afins,
2. Fazer backup completo a tua ROM de origem, que serve sempre para voltares a instalar caso corra alguma coisa mal,
3. Download da nova ROM e respectivos Gapps (Google Apps),
4. Wipes totais ao sistema, limpeza basicamente,
5. Instalação da ROM nova e posteriormente Gapps,
6. Feito

Parece simples e normalmente é, a tudo correr bem não terás problemas.

De qualquer maneira, numa ROM não baseado em Samsung, perdes todos os programas da própria Samsung, muito bloatware, mas se não usas estão apenas a ocupar espaço.


Este post é muito geral e básico, mas é apenas um ínicio. Lê bem o fórum do XDA que tem a informação toda que necessitas, mas caso tenhas problemas e dúvidas, e que terás certamente estamos aqui para ajudar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-05-2013, 22:27
Mensagem: #3
RE: Rom/Android
Desde já muito obrigado pelo tempo que gastaste para fazer este mini tutorial. Vou então procurar tratar disto ainda esta semana! Neste momento gostava de saber como é que posso fazer um back up da rom que tenho nesta momento, não vá eu fazer asneirada!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2013, 10:43 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-05-2013 10:47 por LoRDByRon.)
Mensagem: #4
RE: Rom/Android
Como podes ver no mini-tutorial Mr Green, inicialmente terás de fazer ROOT ao dispositivo.

Normalmente, fica instalado automaticamente o ClockWorkManager (CWM) que é o programa que te permite fazer esse backup. Se não, terás de fazer o download do CWM e efectuar a respectiva instalação.

Depois, tens aqui um pequeno tutorial com essas informações:
http://www.redmondpie.com/how-to-backup-...-tutorial/
Existem outras opções, mas esta é bastante simples e fácil de executar.

Se quiseres fazer backup de apps que tenhas, individualmente ou todas de uma só vez, com ou sem dados (tipo um jogo em que já estejas avançado e queres continuar posteriormente), tens o TitaniumBackup.

Não leves a mal por não te "fazer a papinha" toda, mas já vi que queres aprender, és paciente e tens uma boa atitude, mas de qualquer maneira prefiro dar apenas umas luzes, direcções e ferramentas para poderes apreender por ti, mexendo no teu smartphone. Wink Dito isto, é da tua inteira responsabilidade tudo de mal e bem que possa acontecer com o teu smartphone.

Mexendo por ti próprio também é a melhor maneira de aprenderes e entenderes a cena das ROMs e o que te parece complicado, verás que é super simples quando tiveres estes conceitos enraizados. Wink

EDIT:

Tens aqui algo mais pormenorizado, explicado e em "português":
http://www.androidpit.com.br/pt/android/...e-Nandroid
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)