Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema com disco externo
03-02-2009, 18:33 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 18:35 por legnakrad.)
Mensagem: #11
RE: Problema com disco externo
(03-02-2009 14:47)kaRam Escreveu:  Isto para mim é chinês. Não percebo mesmo nada disto.

No disco diz:
No Jumper = DS (SLAVE)
J50 DS (MASTER)
J48 CS Enabled
J46 Cap Limit
J44
J22

Isto com vários símbolos de quadrados, certamente saberás o que significa.

Também fiz uma pesquisa no google e estive a ver que diferentes conexões na segunda das "três portas" do disco correspondem a diferentes configurações. Como é que eu mudo isso? É preciso encaixar algum cabo (o que não tenho)?

Obrigado pela ajuda e desculpa lá eu ser um leigo na matéria.

boas,

no disco tens 3 conjuntos de "pinos"
1 p\ a ligação ide ou sata
1 p\ ligar à fonte
1 p\ os jumpers

este ultimo normalmente tem 9 pinos

o jumper é um rectangulo de plastico (condutor no interior) q é usado p fazer ligaçoes entre estes pinos

isto é um jumper

[Imagem: c00366527.jpg]

[Imagem: CopyofJumperCloseup.jpg]

aqui está ligado como master
[Imagem: hdd_jumper_ma.jpg]

aqui tens um exemplo comum de como está a informação no disco sobre os jumpers
[Imagem: 130E8FE.JPG]

encontrei este exemplo p\ um Maxtor,

interpreta cada * como um pino

no jumper = DS (Slave)
j50 = DS (Master)
j48 = CS Enabled
j46 = Cap Limit
* * * *
* * * * *
j50 j48 j46 j44 j42

os * correspondem aos dois pinos q ligas com um jumper

+ do q isto, segue o conselho do R00KIE

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 18:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-02-2009 18:28 por kaRam.)
Mensagem: #12
RE: Problema com disco externo
Assim que puder (se possível, ainda hoje) vou digitalizar uma imagem do autocolante, mas através do excelente post do legnakrad penso que já percebi. Tenho que ter o jumper nos pinos de acordo com o esquema que tenho no autocolante. A questão é que eu tenho quase a certeza que não tenho nenhum jumper encaixado... Daí não ter percebido nada. Há à venda? Variam de disco para disco?

Muito obrigado pela ajuda dos dois, em especial ao post detalhadíssimo do legnarak, que finalmente me terá esclarecido.

[Imagem: imagemda7.th.jpg]

[Imagem: imagem001el9.th.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 20:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-02-2009 20:57 por legnakrad.)
Mensagem: #13
RE: Problema com disco externo
boas,

(04-02-2009 18:08)kaRam Escreveu:  Tenho que ter o jumper nos pinos de acordo com o esquema que tenho no autocolante.
exactamente Smile

pelas pics os pinos estão dispostos da seguinte forma:

* * * . *
* * * * *

o jumper vai ligar os 2 pinos + à esquerda

* * * . *
* * * * *

(04-02-2009 18:08)kaRam Escreveu:  Variam de disco para disco?
são como as pessoas, mais escurinhos ou mais clarinhos mas na essencia identicos Rolleyes

(04-02-2009 18:08)kaRam Escreveu:  Há à venda?
onde arranjar jumpers ... hum ... sempre pensei q cresciam em todo o lado como cogumelos ... Confused

em qq loja de informatica(*) deves arranjar jumpers (vendidos ou oferecidos)

ou um colega pode desenrascar-te Cool

nota: (*) não confundir c\ gaynformatica : vobis, worten e afins -> aqui é bem possivel q te digam q o disco está irrecuperavel e q tens de comprar um pc novo Mr Green

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 22:12
Mensagem: #14
RE: Problema com disco externo
Muito obrigado pela ajuda.

A verdade é que me registei neste fórum propositadamente para tentar resolver o meu problema, e tenho sido exemplarmente assistido, por pessoas pacientes e com boa disposição. Bem hajam.

Quanto ao jumper, quando puder vou mesmo à loja onde comprei o pc que tinha, uma lojinha da terra, não deve haver complicação. Depois digo qualquer coisa.

Mais uma vez, obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-02-2009, 22:17
Mensagem: #15
RE: Problema com disco externo
Muito bom post legnakrad Smile

Quanto ao caso em questão já tens a resposta que andavas a procurar. Isso dos jumpers é só ligar como está exemplificado no autocolante como já deves ter percebido Smile
No teu caso a coisa descodifica-se assim (para complementar o que o legnakrad disse e caso estejas tenhas curiosidade em saber que raio de coisas são essas de cap limit e cs enabled Tongue):

-Sem jumper o disco fica configurado como slave (imagino que não tenhas sido tu a montar o disco senão já sabias isto de ginjeira, o tropeço que montou o disco tirou o jumper e arrumou na gaveta quando o podia ter posto em J44 que não ligava a nada e ficava o jumper com o disco caso mais tarde fosse necessário como agora).

-Jumper em J50 o disco fica configurado como master.

-Jumper em J48 o disco iria detectar automaticamente qual a configuração mas atenção, só quando ligado no pc com um cabo que proporcione essa configuração automática (o que não é de fiar, daí ser preferível fazer sempre a configuração como master ou slave para garantir que funciona tudo bem).

-Jumper em J46, a capacidade reportada pelo disco e que irias conseguir usar sem fazer mais nada, ficava limitada a 32GB salvo erro, isto hoje em dia já não faz sentido mas as boards antigas não conseguiam detectar discos maiores que 32GB, daí os discos darem para limitar a capacidade a 32GB. Para se usar o resto do disco tinha de se instalar uma coisa que chamavam de "drive overlay" (se me estou a lembrar bem) e com isso conseguia-se usar discos maiores do que aquilo que a board conseguia detectar e deixava usar ... se instalasses o disco como unidade secundária e estivesses a usar o xp (só tenho experiência com esse) então também conseguias usar o disco todo sem teres de limitar a capacidade, nem era necessário ter a detecção activada para o disco o xp fazia tudo lol.

-Jumper em J44, como só lá está um pino, o jumper não ia fazer contacto eléctrico entre nada. Penso que o fabricante tenha feito isso para dar para ter o jumper lá colocado caso não seja necessário para fazer qualquer configuração, assim não se perde.

Todos os outros pinos que lá estão, se não estiver nada no autocolante é melhor deixa-los em paz Tongue que é o caso de J42
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-02-2009, 13:56
Mensagem: #16
RE: Problema com disco externo
Já me arranjaram um jumper e já o montei no disco. Liguei o portátil e fiquei à espera uns bons 15 minutos para que o windows instalasse os controladores para o dispositivo. Quando vou ao Computador, lá estão os 4 discos amovíveis, mas o problema mantém-se. Aparece sempre "insira um disco em f:"...

Estou a ficar desesperado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-02-2009, 14:39
Mensagem: #17
RE: Problema com disco externo
Vai à gestão de discos e verifica o que diz. No xp botão direito do rato no meu computador -> gerir -> gestão de discos .... ou qualquer coisa assim parecido. Depois lá deves ver o disco do teu pc e o disco externo, no disco externo deves ver as quatro partições e ele deve dizer se conhece o sistema de ficheiros ou não.
Se a coisa estiver engatada ver se o programa testdisk te consegue ver os ficheiros que tens nas partições. http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-02-2009, 15:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-02-2009 16:01 por kaRam.)
Mensagem: #18
RE: Problema com disco externo
Quando vou à Gestão de discos, aparece Disco 1 (Amovível F); Disco 2 (Amovível G)... até ao Disco 4, e em todos aparece a mensagem "Não existem suportes".

No Testdisk, quando chega à parte de escolher o disco, só me aparece um disco, que posteriormente vi que era o disco interno do portátil, pelo nome das partições (System e Data), portanto não avancei.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-02-2009, 23:15
Mensagem: #19
RE: Problema com disco externo
Isso começa a parecer-se muito com um problema no sistema de ficheiros nas partições .... que sistema operativo tinhas antes e que tipo de sistema de ficheiros estavas a usar?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-02-2009, 02:04
Mensagem: #20
RE: Problema com disco externo
Antes estava com um XP. Quanto ao sistema de ficheiros, não faço ideia...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)