Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
SSD 120 GB mas qual ?
27-06-2013, 12:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-06-2013 13:19 por redefoca.)
Mensagem: #11
RE: SSD 120 GB mas qual ?
(23-06-2013 15:59)RaCcOn Escreveu:  Estás a misturar vários assuntos que são diferentes mas que no final vão dar ao mesmo...

É natural que um equipamento que tenha melhor qualidade tenha maior fiabilidade, no entanto não quer dizer que um equipamento com maior fiabilidade seja de melhor qualidade.

A qualidade de um produto está associado a vários factores tais como o tipo de material que é utilizado na sua construção, de forma geral essa qualidade irá afectar a durabilidade e fiabilidade do equipamento mas não quer dizer que a durabilidade do que foi construído com componentes de qualidade mais baixa vá ser mais baixa.

Não é raro também a questão de qualidade estar associada ainda aos padrões de qualidade estabelecidos pelas marcas...algumas tem padrões de qualidade altos outras mais baixos.

Ora vejamos...

Vou comprar Cerejas (Lembrei-me delas porque comi a pouco), chego ao produtor/vendedor e ele tem cerejas a dois preços diferentes...

Cereja Tipo 1 - 1.50€/Kg
Foram cerejas que cresceram no campo, o controlo de temperaturas e afins foi muito baixo e foram colhidas, colocadas nos respectivos recipientes para serem posteriormente colocadas a venda.

Cereja Tipo 2 - 4.50€/Kg
Foram cerejas que cresceram em estufas, com temperatura altamente controlada e optimizada, quando foram colhidas e foram cuidadosamente seleccionadas antes de serem colocadas nos respectivos recipientes para posteriormente seguirem para venda.
Em muitas situações ainda, são transportadas em "contentores" novamente com temperaturas controladas por forma a que quando cheguem ao consumidor tenham praticamente o mesmo sabor e textura com que foram colhidas...

Ambas são cerejas?Cumprem o seu fim?Claro que sim...mas é indiscutível que as cerejas tipo 2 tem muito melhor qualidade.

Nos equipamentos electrónicos funciona da mesma forma...

Já disse isto por cá, se te dirigires a um fabricante e pedires o fabrico de um qualquer equipamento, vais receber 3 preços diferentes, é o mesmo equipamento, a mesma funcionalidade, tudo igual excepto a qualidade dos componentes usados e o controlo de qualidade muito menos rigoroso para as versões mais baratas.

Espero que me tenha feito entender.

Estás enganado. A qualidade não está associada a nada disso. Uma vez mais devíamos ter a humildade de falar do que sabemos e quando achamos que sabemos, porque ouvimos dizer, devemos dar a entender isso para não estar a passar informações erradas. No entanto já ficou registado o mais importante sobre o que é qualidade. Agora parte dos leitores pesquisar mais um pouco. Devem dar preferência a páginas da internet credíveis, não se deixem enganar pelo marketing das empresas.

Esse exemplo dos 3 produtos iguais com preços diferentes têm haver com vários factores: status da marca, etc. Não tem nada haver com qualidade isso posso-te garantir. Acredito que se comprares o mais caro podes ficar mais bem servido a nível de durabilidade do produto ou outro beneficio mas isso nada tem a ver com qualidade, infelizmente essa é a ideia pré-fabricada das pessoas do que entendem por qualidade. O que disseste é o que uma criança de 9 anos acredita, é o que eu também já pensei ser verdade.

Por último o teu exemplo das cerejas está errado. Ambas têm qualidade. A sua classificação pode variar mas isso nada tem a ver com qualidade. Trata apenas a nível de transporte e outras especificações que as vão diferenciar. Mas nunca verás numa caixa a dizer que A tem mais qualidade que B, nem sequer dentro de uma marca verás isso porque é tecnicamente incorrecto e enganoso. Estás a confundir tudo, sugiro-te que leias um pouco sobre o assunto. Também no primeiro ano de estudos tive dificuldade em aceitar alguns conceitos porque era bombardeado com a "qualidade" das empresas, mas depois de aprofundares o tema verás que faz todo o sentido.

Posso-te dizer que depois de aprender Qualidade e Técnicas de Qualidade o meu nível de consumo diminuiu. Comecei a ter mais consciência da forma como o mercado está organizado e a comprar com mais cuidado. Se abrires um pouco o teu cérebro terás resultados mas se insistes com a tua opinião sobre o que é "qualidade" então podes esquecer porque serás sempre enganado.

Até te vou dizer algo mais chocante e que entendo que seja dificil perceber, a formação é a chave de tudo e só com muita dedicação chegamos lá. Cá vai. Se comprares um computador e ele avariar na 2 semana, chegas ao pé do senhor que te o vendeu e dizes "este computador não tem qualidade nenhuma avariou-se na segunda semana, tem os melhores materiais do mercado e mesmo assim avariou-se". Essa afirmação é falsa, mesmo que o pc se tenha avariado e deixado de funcionar ele teve sim qualidade Smile

Teve mais do que um que durou 3 anos seguidos? Não! Teve exactamente a mesma qualidade. Choque. Este não sabe o que está a dizer Tongue

Hoje aprendes-te mais uma coisa nova, sente-te grato por isso, porque: A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

"Então como posso dizer ao meu amigo que aquele componente é melhor que o outro? Eu antes dizia que tinha mais qualidade, andas-me a estragar o discurso!"

É simples, dizes que aquele componente foi melhor classificado por aquele site; que regista nos testes uma maior capacidade em suportar temperaturas maiores que X, diferente do outro; que a arquitectura possibilita a interacção com mais monitores, etc. Isto é, tens de ter mais argumentos, saberes dialogar e investigar mais em vez de dizeres "Epá olha que aquele tem mais qualidade" Ai tem? Então porquê? "É mais caro e é feito com materiais que vêm de Marte."

Mas eu não quero um pc que dure 20 anos, já estará desactualizado. Prefiro então com menos qualidade e mais barato lol Tongue

Fica bem Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-07-2013, 10:06
Mensagem: #12
RE: SSD 120 GB mas qual ?
Bem, e quem te diz a ti que tu é que estás certo? lol

Tu dizes que desde que desde que um equipamento cumpra a sua funcionalidade tem qualidade...isso é errado.
Pode cumprir a sua funcionalidade com padrões de qualidade mais baixos...

Neste caso (disco SSD), com mais ou menos velocidade de escrita/leitura e no que diz respeito a fiabilidade com mais ou menos problemas/anomalias durante o tempo de utilização.

É tendo em conta a analise destes dados numa amostra de peças em produção que podemos determinar uma relação de preço/qualidade.

Usualmente neste caso a qualidade dos produtos está directamente relacionado com a qualidade dos produtos utilizados na sua construção bem como no controlo de qualidade da empresa ou mesmo nos métodos aplicados na sua construção.

Isso está documentado Online por diversos locais e creio que seja de conhecimento comum, não é uma questão de marketing, normalmente as marcas utilizam é a reputação de qualidade dos seus produtos para esse efeito.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-07-2013, 18:08
Mensagem: #13
RE: SSD 120 GB mas qual ?
(01-07-2013 10:06)RaCcOn Escreveu:  Bem, e quem te diz a ti que tu é que estás certo? lol

Tu dizes que desde que desde que um equipamento cumpra a sua funcionalidade tem qualidade...isso é errado.
Pode cumprir a sua funcionalidade com padrões de qualidade mais baixos...

Neste caso (disco SSD), com mais ou menos velocidade de escrita/leitura e no que diz respeito a fiabilidade com mais ou menos problemas/anomalias durante o tempo de utilização.

É tendo em conta a analise destes dados numa amostra de peças em produção que podemos determinar uma relação de preço/qualidade.

Usualmente neste caso a qualidade dos produtos está directamente relacionado com a qualidade dos produtos utilizados na sua construção bem como no controlo de qualidade da empresa ou mesmo nos métodos aplicados na sua construção.

Isso está documentado Online por diversos locais e creio que seja de conhecimento comum, não é uma questão de marketing, normalmente as marcas utilizam é a reputação de qualidade dos seus produtos para esse efeito.

"Nunca ensines um porco a cantar, vais cansar-te e chatear o porco"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-07-2013, 23:57
Mensagem: #14
RE: SSD 120 GB mas qual ?
Não percebi esse teu comentário...muito sinceramente não percebi em que ele contribui para a conversa em questão Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-07-2013, 11:21
Mensagem: #15
RE: SSD 120 GB mas qual ?
E vão dois...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)