Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda na escolha de Placa Gráfica
02-02-2009, 14:38
Mensagem: #1
Ajuda na escolha de Placa Gráfica
Boa tarde.
Há já uns dias que ando com problemas no computador, tais como, congelar a imagem, e passados segundos ficar com a imagem a preto. Ou então aparecer o monitor com as cores todas distorcidas, ou faixas de várias cores, que mais parece a mira técnica da RTP. Umas vezes o driver recover da ATI recupera, mas noutras o monitor entra em stand by embora o computador continue em funcionamento. Só reiniciando resolvo. Isto acontece tantas vezes que se torna demasiado irritante. Em casos esporádicos, aparece-me um blue screen com um erro qq relacionado com um tal de "Ati2dvag". Já formatei o computador duas vezes, instalei numa das vezes drives actuais e todas as actualizações de hardware, e da ultima vez instalei tudo com os drives provenientes dos CD´s que acompanhavam todo o hardware. Já investiguei tudo o que é fórum na net e embora as opiniões sejam muito diversas, fazendo um apanhado de todas, julgo que ganham as que dizem ser defeito da placa gráfica, não sendo no entanto por maioria absoluta. Posto isto, e como não tenho ninguém que me empreste uma gráfica para tirar todas as dúvidas, vou optar por comprar uma e rezar para que seja daí o defeito. Ou muito provavelmente vou conseguir com que a mulher me ponha as malas á porta.
Basicamente uso o computador para navegar na net, converter uns filmes, ouvir uma musica e pouco mais. Nada de jogos muito elaborados.

Constituição do computador:
Pentium 4 CPU 3.2GHZ
Fonte Qtec 400W
2GB Ram DDR II
Motherboard MSI 915P Combo
Gráfica MSI X600XT
OS Windows XP Pro (e fico-me por este)

Sendo assim, qual a melhor gráfica que posso comprar até 40 euros? ATI ou Nvidia?

Obrigado pela atenção e paciência dispensada.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 20:49
Mensagem: #2
RE: Ajuda na escolha de Placa Gráfica
Abre o pc e vê se o dissipador da gráfica não está cheio de pó e cotão e vê se a ventoinha roda, se for da ventoinha (e o problema for de aquecimento excessivo) com 10-15€ compras um dissipador novo com ventoinha e fazes a festa ... se for a memória da gráfica a pifar só mesmo uma placa nova.
Quanto à gráfica de substituição .... compra a melhor que se encaixar no teu orçamento, como estás a pensar ver filmes procura na página dos fabricantes e em fóruns qual a placa que tem mais funcionalidades de aceleração da descodificação de vídeo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 20:52 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-02-2009 20:53 por patCRUZ.)
Mensagem: #3
RE: Ajuda na escolha de Placa Gráfica
Aparentemente será um problema qualquer no VPU. O sistema refrigeração esta a funcionar bem?
Visto que não tens como fazer testes é mesmo um risco, mas pronto...

Uma vez que não jogas, penso que qualquer coisa superior a tua actual já será bom.
Poderás encontrar por exemplo uma ATI Radeon 3450AGP por volta dos 40/45€ ou uma Geforce 7600GS por volta dos mesmos valores. Ainda deves arranjar em varias lojas online esses modelos.
Lojas físicas só mesmo especializadas em informática. Em grandes superfícies não deves de encontrar...

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 21:01 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-02-2009 21:03 por Bloodhand.)
Mensagem: #4
RE: Ajuda na escolha de Placa Gráfica
(02-02-2009 20:49)R00KIE Escreveu:  Abre o pc e vê se o dissipador da gráfica não está cheio de pó e cotão e vê se a ventoinha roda, se for da ventoinha (e o problema for de aquecimento excessivo) com 10-15€ compras um dissipador novo com ventoinha e fazes a festa ... se for a memória da gráfica a pifar só mesmo uma placa nova.
Quanto à gráfica de substituição .... compra a melhor que se encaixar no teu orçamento, como estás a pensar ver filmes procura na página dos fabricantes e em fóruns qual a placa que tem mais funcionalidades de aceleração da descodificação de vídeo.

Esta placa não tem dissipador, e a ventoinha está bem limpa e a funcionar. Não creio que seja excesso de temperatura porque o MSI Core Center diz-me que tenho uma média de 50º no Cpu e menos ainda no Sistema.
Obrigado pelas dicas.
(02-02-2009 20:52)patCRUZ Escreveu:  Aparentemente será um problema qualquer no VPU. O sistema refrigeração esta a funcionar bem?
Visto que não tens como fazer testes é mesmo um risco, mas pronto...

Uma vez que não jogas, penso que qualquer coisa superior a tua actual já será bom.
Poderás encontrar por exemplo uma ATI Radeon 3450AGP por volta dos 40/45€ ou uma Geforce 7600GS por volta dos mesmos valores. Ainda deves arranjar em varias lojas online esses modelos.
Lojas físicas só mesmo especializadas em informática. Em grandes superfícies não deves de encontrar...


Sim, é isso mesmo.... o Ati VPU Recover é o que me resolve por vezes os congelamentos de imagem. Tenho noção pelo que "googlei" que há uma controvérsia enorme entre qual a melhor placa gráfica, ATI ou Nvidia, mas mediante o resto do meu computador e a utilização que lhe dou, devo optar por uma delas em particular?
Obrigado pela atenção
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 21:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-02-2009 21:18 por patCRUZ.)
Mensagem: #5
RE: Ajuda na escolha de Placa Gráfica
Exacto, mas tal com o R00KIE referiu esses problemas podem estar acontecer por temperatura elevada. A temperatura do sistema/cpu por si só, não quer dizer que a da grafica seja a mesma ou semelhante. Mas se a ventoinha funciona, n sei... talvez não seja por ai.

Quanto à tua duvido creio estar a prender-se mm com a questão nVidia VS ATI.
Como se trata de um sistema AGP a única que possui modelos lançados "recentemente" é a ATI. Penso que a nVidia para AGP tenha-se ficado mesmo pelas 7600. A ATI foi a única que ainda lançou modelos com algumas tecnologias recentes. Por isso se calhar escolhia uma ATI e dentro do teu preço este seria o modelo:

http://www.asus.com/products.aspx?modelm...3=772&l4=0

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 21:35
Mensagem: #6
RE: Ajuda na escolha de Placa Gráfica
(02-02-2009 21:17)patCRUZ Escreveu:  Exacto, mas tal com o R00KIE referiu esses problemas podem estar acontecer por temperatura elevada. A temperatura do sistema/cpu por si só, não quer dizer que a da grafica seja a mesma ou semelhante. Mas se a ventoinha funciona, n sei... talvez não seja por ai.

Quanto à tua duvido creio estar a prender-se mm com a questão nVidia VS ATI.
Como se trata de um sistema AGP a única que possui modelos lançados "recentemente" é a ATI. Penso que a nVidia para AGP tenha-se ficado mesmo pelas 7600. A ATI foi a única que ainda lançou modelos com algumas tecnologias recentes. Por isso se calhar escolhia uma ATI e dentro do teu preço este seria o modelo:

http://www.asus.com/products.aspx?modelm...3=772&l4=0

Mais uma vez obrigado pela resposta.
Só um pequeno reparo. A Placa é uma PCI-e. A motherboard Só suporta PCI-e.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 22:12
Mensagem: #7
RE: Ajuda na escolha de Placa Gráfica
Ohhh... My bad! Pelas specs calculei que fosse AGP, mas nem confirmei...

Sendo assim surgem outras propostas.
Uma das melhores gráficas lowcost actualmente é a ATI Radeon HD4670. Anda nos 60/70€ para as versões de 512Mb. Passa um pouco do orçamento mas tem um bom desempenho...
Descendo mais um pouco tens ainda a Geforce 8600GT ou a 4650 que já deverão andar pelos a 50€.

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)