Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Iniciar em Programação
27-05-2013, 19:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-05-2013 19:59 por Henrique Dias.)
Mensagem: #1
Iniciar em Programação
Boa tarde,
No futuro quero vir a ser programador e desenvolver, principalmente para dispositivos móveis incluindo Android, iOS e Windows Store Apps. Quero começar do 0 como é evidente e já falei com algumas pessoas que me aconselharam Java e Obj-C. Queria começar-me a introduzir nesta área e queria que vocês me dessem a vossa opinião acerca de qual linguagem seria a melhor escolha e qual o percurso a correr, tendo em atenção as 3 plataformas que disse à pouco. Smile

Agradeço, desde já, o vosso tempo dispensado e a vossa compreensão.

Abraço,
Henrique Dias
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-05-2013, 10:02
Mensagem: #2
RE: Iniciar em Programação
Bom dia, Henrique.

Para melhor compreenderes vantagens e desvantagens de umas linguagens para as outras, tens aqui uma lista (um pouco longa) sobre várias ideias: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=2674

Se queres aprender do 0, aconselho-te a começar por compreender algoritmia, e padrões de programação. Procura online ou na amazon que encontras recursos bons.

Depois de algoritmia, podes saltar logo para a linguagem que pretendes aprender (Java, no caso do Android, Objective-C no caso do iOS, e C#/JS/C++ no caso do Windows Store App), ou aprender um pouco de C (não Objective-C) e Java, porque têm paradigmas diferentes.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-05-2013, 16:47
Mensagem: #3
RE: Iniciar em Programação
uma vez que queres programar para plataformas móveis podes começar por ver JAVA depois de um bom bocado a estudar algoritmia(podes praticar com pseudocódigo ou fluxogramas) que, a meu ver e por já ter feito trabalhos é mais intuitiva e simples de perceber que C ou C++
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-05-2013, 20:04 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-05-2013 20:19 por Henrique Dias.)
Mensagem: #4
RE: Iniciar em Programação
Olá!
Obrigado pela vossa opinião/ajuda. O que acham de eu for assim?
  1. Algoritmia (Apostila: http://bit.ly/1165cQN )
  2. Padrões de Programação (Apostila: http://bit.ly/1165dUX )
  3. Java (Apostila: http://bit.ly/11661Jw )
  4. Caso tenha tempo Objective-C e/ou C++

O que acham dos apostilas dos links? Serão bons?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-05-2013, 10:08
Mensagem: #5
RE: Iniciar em Programação
Parece-me, assim por alto, que tens boa matéria para começar.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-06-2013, 18:34
Mensagem: #6
RE: Iniciar em Programação
Pessoalmente se estivesse no teu lugar neste momento optava por uma liguagem tipo C# ou Java. O Objective-C é um pouco mais particular na sua syntax pelo que talvez C# e Java sejam melhores para começar.

Se usares sistema operativo Windows, tens o Windows Phone 8 SDK que tem tudo que precisas para começar a programar para Windows Phone. E sim é gratuito. Para Android já não posso dizer muito porque deixei de usar à uns anos e não sei como estão as coisas agora. Acho que fizeram uma parceria com a JetBrains para um novo editor.

Mas como já te disseram aqui, antes de te aventurares em SDK e afins, convém que ganhes bases de programação e que não queimes etapas. Começa pelo básico e não tenhas pressa nem sejas impaciente se não perdes muitas bases que te farão falta mais tarde.

Se escolheres o C# recomendo que vejas o Visual Studio Express que é o IDE ideal para essa linguagem e que também é gratuito.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-06-2013, 19:07
Mensagem: #7
RE: Iniciar em Programação
Para android podes utilizar o eclipse com o android sdk e sdb que é gratuito
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-06-2013, 03:04
Mensagem: #8
RE: Iniciar em Programação
(03-06-2013 19:07)Andre Filipe Escreveu:  Para android podes utilizar o eclipse com o android sdk e sdb que é gratuito

Para Android tens agora o IntelliJ IDEA http://blog.jetbrains.com/blog/2013/05/1...evelopers/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-06-2013, 21:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-06-2013 21:35 por Henrique Dias.)
Mensagem: #9
RE: Iniciar em Programação
Decisão tomada:
  • Algoritmos e Lógica
  • Estudar sobre Objetos
  • Java

Obrigado a todos os que contribuíram para a minha decisão.

Abraço

Podem encontrar aqui o original deste tópico aqui.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)